ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão
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Browsing ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão by advisor "Barradas, Vera"
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- Criação de uma nova marca gráfica. Caso de estudo Biblioteca Municipal de PortalegrePublication . Maurício, Diogo Manuel Guerreiro; Barradas, VeraNo âmbito desta investigação, pretende-se investigar e identificar quais são os processos criativos e os seus métodos na criação de uma nova marca gráfica para a Biblioteca Municipal de Portalegre, investigando também o desenvolvimento de uma marca dinâmica jovem e fácil de captar a atenção. No contexto do estágio pretende-se tentar criar métodos e obter respostas nos objetivos propostos para a criação de um design mais eficaz através da introdução de novas ideias e investigar alguma história do local para assim aprimorar a investigação
- A importância do Design de Identidade Digital no reconhecimento de uma marca internacional.Publication . de Vasconcellos Rocha, Catarina Perestrello; Raposo, Daniel; Barradas, VeraNo âmbito desta investigação pretende-se perceber qual o papel e a importância do design de identidade digital para o reconhecimento de uma marca internacional, tendo como caso de estudo a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023. Este relatório de estágio é constituído por duas partes, sendo a primeira a investigação. Nesta parte está presente a introdução do trabalho, o estado da arte, onde se abordam temas como o design de identidade visual, a comunicação de marca, o enquadramento da Jornada Mundial da Juventude. Ainda se explica a metodologia utilizada na investigação, o estudo de casos e as conclusões. A metodologia utilizada é uma metodologia mista, recorrendo ao estudo de casos, a um inquérito por questionário e realizando duas entrevistas. Os casos de estudo analisados são, a Jornada de Lisboa e as quatro Jornadas realizadas antes desta - metodologia qualitativa; o inquérito é dirigido a voluntários e peregrinos da JMJ de Lisboa (utiliza-se uma metodologia quantitativa e qualitativa) e, por último, nas duas entrevistas realizadas, igualmente no contexto da JMJ Lisboa 2023, é também utilizada metodologia mista. Na segunda parte deste relatório é apresentado o portfólio de estágio, onde a aluna expõe o trabalho realizado neste âmbito, com pequenos resumos explicando cada projeto. Pretende-se realizar projetos e campanhas de forma a compreender os seus resultados a nível internacional. Os resultados obtidos, no fim desta investigação, constatam que as Jornadas Mundiais da Juventude utilizam bastante as plataformas digitais, como meio para chegar a um público-alvo bastante internacional. Entende- se que o design de identidade digital, nestas plataformas, permite um reconhecimento global da marca e que a maioria das pessoas concorda que este é importante para o alcance global da marca.
- Processos criativos no desenvolvimento de uma marca gráfica na agência Ivity Brand CorpPublication . Carvalho, Ana; Barradas, VeraO presente relatório de estágio de mestrado é constituído por duas partes, a primeira foca-se na investigação, é nesta parte que se encontra a introdução do trabalho, o estado da arte onde por sua vez são abordados temas como a marca, o processo criativo e por fim o storytelling, tópicos estes pertinentes para concretização da investigação em causa. Por fim é ainda nesta primeira parte que se encontra a investigação aplicada, as metodologias usadas para a concretização da investigação e as suas conclusões. Relativamente à segunda parte do trabalho esta dedica-se por completo ao Estágio feito pela mestranda na agência Ivity Brand Corp, também é nesta parte que se situa o desenvolvimento projetual, ou seja, o portfólio do estágio feito pela aluna na agência. No âmbito desta investigação pretende-se identificar quais os processos criativos ou processo criativo no desenvolvimento de uma marca gráfica na agência Ivity Brand Corp. em contexto de estágio, para tal, este ensaio advém de um contributo entre temas desenvolvidos por alguns autores teóricos, com a experiência obtida em contexto de estágio curricular. O processo de investigação assenta numa metodologia qualitativa com recurso à observação direta e questionários feitos aos profissionais selecionados pertencentes à agência. Os dados obtidos permitiram identificar e enumerar as etapas do processo criativo da agência Ivity Brand Corp. no design de uma marca gráfica