EN - Escola Naval
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A atual Escola Naval foi fundada em 1782 com a denominação de Academia Real dos Guardas Marinhas, instalando-se no Terreiro do Paço, em Lisboa. Esta academia tinha como função, formar os oficiais da Armada Real. Depois de um período no Brasil, entre 1807 e 1825, em 1845, a Academia Real dos Guardas Marinhas de Portugal, passa a denominar-se Escola Naval. A Escola Naval é um Estabelecimento de Ensino Superior Público Militar que tem por missão principal formar os alunos que a frequentam para o exercício das funções de Oficiais da Armada. Para tal, são ministrados os cursos conferentes do Grau Académico de Mestre nas especialidades de: Marinha; Engenheiro Naval - ramo de Mecânica; Engenheiro Naval - ramo Armas e Eletrónica; Administração Naval; Fuzileiros. Paralelamente, a Escola Naval é parceira de outros organismos universitários em diversos cursos pós-graduados e sede do Centro de Investigação Naval (CINAV). Estabelecimento de Ensino Superior Público Universitário Militar
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Browsing EN - Escola Naval by advisor "Água, Pedro Manuel Geada Borda de"
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- Estudo comparativo de abordagens à gestão de projetos na defesaPublication . Costa, Eduarda Campos; Frias, Armindo Dias da Silva; Água, Pedro Manuel Geada Borda deO dinamismo presente na atividade operacional e gestão dos escassos recursos disponíveis, tem provocado um aumento da exigência na gestão do controlo dos projetos na Defesa. A existência de uma correta capacidade de gestão de projetos constitui o suporte essencial para garantir a execução eficaz e eficiente dos projetos e atividades de maior relevo operacional e financeiro das Forças Armadas. Tendo a Marinha como missão proteger e promover os interesses de Portugal no e através do mar”, torna-se essencial garantir mecanismos que assegurem o cumprimento da sua missão. No entanto, face à conjuntura atual, um dos grandes desafios que enfrenta é a desproporção entre os vastos espaços marítimos sob soberania ou jurisdição nacional e os recursos disponíveis para os ocupar e controlar. Tendo por isso vindo a desenvolver ações para garantir que é uma Marinha pronta, constituída por uma cultura organizacional, com recursos e estruturas que garantam a sua sustentação e potenciem a sua atuação militar e não militar. Para garantir este desiderato, é necessária uma correta aplicação da gestão de projetos na Marinha, tornando-se essencial a fomentação do contínuo desenvolvimento da CGP na organização. O desenvolvimento destas capacidades irá permitir a realização de uma gestão magra, integrada, flexível, controlada e baseada na evidência. Através do Logical Thinking Process é realizada uma descrição da realidade atual da Marinha para a performance em gestão de projetos, sendo seguidamente realizada a proposta de um modelo de mudança que promova a melhoria dessa mesma performance. Para a proposta de soluções de melhoria recorreu-se a um estudo comparativo da adaptabilidade das abordagens à gestão de projetos às necessidades da Marinha e da sua tipologia de projetos, permitindo identificar mecanismos que contribuam positivamente para o sucesso da gestão de projetos na Defesa. A Current Reality Tree permitiu a identificação dos sete efeitos indesejáveis que impediam o sistema de alcançar uma elevada performance em gestão de projetos. Para promover esta mudança através da Future Reality Tree foram identificadas as seis injeções que permitiram a transformação dos efeitos indesejáveis em efeitos desejáveis, garantindo assim a possibilidade de alcançar o objetivo estabelecido.
- Estudo sobre a valorização da marca MarinhaPublication . Farias, Luís Filipe Santos; Machado, Fernando Alcides Sobral; Água, Pedro Manuel Geada Borda deCom a crescente importância das marcas no posicionamento das organizações, novos desafios surgem e as instituições públicas vão procurando acompanhar as tendências. A Marinha Portuguesa não é exceção. Assim, o propósito deste estudo é avaliar a marca Marinha, com vista à sua potenciação. Através de modelos de brand equity é possível utilizar indicadores que nos permitem avaliar a Marinha Portuguesa, não sob uma perspetiva financeira, mas sob a perspetiva do consumidor, permitindo questionar, quanto vale a marca Marinha Portuguesa para os cidadãos? Por intermédio da união e adaptação de diferentes modelos, tanto de modelos para empresas como modelos para organizações sem fins lucrativos, sugere-se um conjunto de medidas de citizen-based brand equity para avaliar dimensões como a Honestidade, Modernidade, Conhecimento, Performance, Confiança e Ligação. Tais medidas permitiram identificar dados concretos relativos à perceção que os cidadãos têm da instituição, bem como relacioná-los com ações de apoio à Marinha Portuguesa e sua comunicação. Através de uma comparação com os restantes ramos das Forças Armadas realiza-se algumas sugestões de melhorias no campo da comunicação da marca. Com recurso a análise estatística aos dados resultantes de um inquérito aos cidadãos, resultou a caracterização da Marca Marinha Portuguesa com base em diferentes dimensões, percebendo quais aquelas que apresentam lacunas na instituição bem como a descrição do nível de apoio a ações de apoio realizadas pelos cidadãos. As principais conclusões mostram-nos que a marca Marinha tem uma imagem positiva na consciência dos portugueses, mas com indícios da existência de lacunas, inclusive internas, que devem ser identificadas e mitigadas. O bottleneck da marca Marinha deve-se à perceção de ligação, modernidade e, principalmente, do conhecimento da marca, sendo estas variáveis as que possuem uma margem de melhoria e a capacidade de elevar o valor da marca para outro nível.
- Logística Marítima IntegradaPublication . Salgueiro, Ricardo Jorge Honorato Silva; Frias, Armindo Dias da Silva; Água, Pedro Manuel Geada Borda deA evolução da sociedade traz benefícios, mas também novos desafios, mais complexos e multifacetados. A sociedade tem de seguir o mesmo rumo e ter a capacidade de adaptar os sistemas de ensino às novas necessidades, fomentando o desenvolvimento das capacidades e de novo conhecimento adequados às necessidades, dos profissionais do amanhã. O objetivo deste trabalho foi desenvolver o conteúdo programático e propor uma estrutura curricular dedicada à unidade curricular de Logística Marítima Integrada, inserida no curso de mestrado que se encontra em desenvolvimento no âmbito do projeto MarLEM. Este mestrado surge da necessidade de combater o desalinhamento entre aptidões desenvolvidas e competências requeridas, e abordar novas temáticas menos desenvolvidas na oferta existente de cursos noutros estabelecimentos de ensino superior. Apesar desta proposta de estrutura curricular e respetivo conteúdo programático ser visto como um produto intangível ou serviço, o produto deste trabalho é desenvolvido como uma metodologia de processo genérico de desenvolvimento de produtos. Este trabalho realiza uma análise de coerência através de um questionário, dirigido a elementos que exercem funções nos três “vértices” do triângulo do conhecimento. Tudo culmina com uma proposta de ficha de unidade curricular baseada no desenvolvimento do conteúdo programático e nos contributos derivados das respostas aos questionários, contribuindo assim para o desenvolvimento do conhecimento e formação dos profissionais do amanhã.
- Monetização da Fragata D. Fernando II e GlóriaPublication . Reis, Rodrigo Filipe Duarte; Água, Pedro Manuel Geada Borda de; Frias, Armindo Dias da SilvaA Fragata D. Fernando II e Glória é um polo museológico que se encontra em Cacilhas, Almada e está na dependência da Comissão Cultural de Marinha, órgão responsável pelo setor cultural da Marinha Portuguesa. A Marinha, para cumprir a sua missão, tem como principal meio de financiamento o Orçamento do Estado. A gestão destes recursos deve pautar-se pela rigorosa observância dos princípios da economia, eficácia e eficiência. No âmbito da cultura, a Marinha deve promover ações de divulgação cultural que possam contribuir para a divulgação e prestígio de Portugal e da Marinha. O presente trabalho, apresenta um simulador desenvolvido com recurso a System Dynamics que permite avaliar diferentes propostas de melhoria na gestão do navio-museu. Pretende-se, com este estudo, capturar, primeiramente, num simulador as operações correntes e através da criação de cenários e respetiva simulação, será possível avaliar o impacto de determinadas tarefas na operação do navio-museu, com vista à melhoria dos seus resultados financeiros. Os resultados da simulação consideram que a implementação das tarefas propostas nos cenários na gestão da Fragata D. Fernando II e Glória podem trazer benefícios financeiros na operação da mesma. O simulador desenvolvido é considerado uma ferramenta útil de apoio à decisão, na medida em que, permite aos gestores envolvidos avaliar os impactos de diferentes decisões ao longo do tempo.
- Requirements management in the Portuguese NavyPublication . Ferreira, Guilherme Rafael Silva Marques; Água, Pedro Manuel Geada Borda deNa gestão de projetos, a Gestão de Requisitos é considerada um fator crítico responsável por uma grande fatia do sucesso de um projeto. Uma vez que a Marinha Portuguesa pretende assegurar a aquisição (e construção) de novos navios, para garantir a sua presença quantitativa e qualitativa no seu cenário de operações, a gestão de requisitos tornou-se vital para a concretização dos objetivos dos projetos. O objetivo deste estudo é encontrar "onde" e "o quê" pode ser melhorado na gestão dos requisitos da Marinha. Esta investigação é enquadrada de acordo com a Constraint Management Model de William Dettmer e as respetivas ferramentas de logical thinking, seguindo os passos: (1) definir o paradigma, (2) analisar as diferenças, (3) criar a transformação, (4) desenhar o futuro, e (5) planear a execução. Para obter uma perceção realista das atuais práticas de gestão de requisitos da Marinha, foram realizadas entrevistas em profundidade a alguns membros das equipas de gestão de projetos da Marinha. No caso estudado, as principais causas da ineficácia dos projetos são inerentes a questões organizacionais, como a resiliência e formação das equipas, a ausência de instruções internas para o desenvolvimento dos requisitos, a desvinculação das partes interessadas e a definição de declarações de requisitos inadequadas. Por conseguinte, a solução para estas preocupações assenta na implementação de novas orientações estratégicas. Espera-se que a implementação destas novas linhas estratégicas proporcione uma nova perspetiva para a eficaz conformidade orçamental, temporal e de âmbito. Além disso, pretende também incentivar o crescimento do conhecimento organizacional sobre a gestão de projetos e criar um ambiente cooperativo que garanta o envolvimento adequado das partes interessadas no projeto