ESSCVP - Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica - Dissertações / Relatórios de estágio / Trabalhos de Projeto
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESSCVP - Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica - Dissertações / Relatórios de estágio / Trabalhos de Projeto by advisor "Marques, Rita"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Debriefing em equipa multidisciplinar após incidente críticoPublication . Leomaro, Vanessa; Marques, RitaO presente relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem MédicoCirúrgica na área de especialização em enfermagem à Pessoa em Situação Crítica e serve o propósito de descrever de forma analítica, crítica e reflexiva o percurso desenvolvido para a aquisição de competências que conferem o grau de Mestre em Enfermagem e o título de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica no cuidado à pessoa em situação crítica. Este percurso académico compreendeu a realização de estágio de natureza profissional em três contextos distintos: Serviço de Urgência Geral, Unidade de Técnicas de Gastrenterologia e Serviço de Medicina Intensiva. Com o objetivo de promover o desenvolvimento profissional e pessoal que conduzisse a uma intervenção de enfermagem especializada foi escolhido como tema central de projeto: Debriefing em equipa disciplinar após incidente crítico. O Debriefing é um método de prática reflexiva estruturada, em grupo, após um evento, que tem como intenção contribuir para a reflexão, análise, aprendizagem e consequente melhoria do desempenho futuro da equipa envolvida. Esta prática apresenta particular importância na esfera de cuidados à pessoa em situação crítica, onde se vivenciam inúmeras situações geradoras de stress, pois pode contribuir, não só para o aumento da qualidade e segurança dos cuidados prestados, como para fornecer aos profissionais de saúde as ferramentas e apoio necessário para mitigar o impacto negativo a nível psicológico deste ambiente. Ao longo deste processo formativo foi necessário aprofundar conhecimentos sobre esta temática com realização de uma Revisão Scoping sobre: Aplicabilidade do Debriefing em Equipa Multidisciplinar em contexto de urgência, cujo resumo se inclui neste relatório. Este percurso, suportado pela Teoria do Cuidado Humano de Jean Watson e Teoria das Transições de Afaf Meleis, culmina neste relatório que pretende espelhar as atividades que foram determinantes para o desenvolvimento e aquisição de competências de enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica no cuidado à pessoa em situação crítica.
- Perceção dos enfermeiros sobre o cuidado à pessoa com delirium no serviço de urgênciaPublication . SOUZA, TATIANE; Marques, RitaO Delirium é uma síndrome orgânica com alterações da consciência e do domínio cognitivo, com alta prevalência nos idosos admitidos no Serviço de Urgência, sendo muitas vezes subdiagnosticado e confundido com outras doenças mentais. Para este estudo definimos como objetivo geral: conhecer a perceção dos enfermeiros sobre o cuidado à pessoa com delirium no SU; e como objetivos específicos: identificar os conhecimentos dos enfermeiros que exercem funções num SU sobre os fatores predisponentes, manifestações e instrumentos de avaliação do delirium, bem como, identificar as intervenções de enfermagem não farmacológicas prestadas pelos enfermeiros no SU à pessoa para a prevenção e controlo do delirium. Pretendemos assim contribuir para a melhoria dos cuidados de enfermagem à pessoa com delirium no SU. Foi realizada uma pesquisa exploratória, qualitativa com análise de conteúdo segundo Bardin, através de entrevistas semiestruturadas a quatorze enfermeiros que exercem ou exerceram funções no SU e realizaram ou estão em formação em uma instituição de ensino superior privada. Após o consentimento as entrevistas foram realizadas através da plataforma digital zoom. Da análise, emergiram seis categorias, uma primeira relacionada com a 1) definição de delirium; e cinco relacionadas com a perceção dos participantes sobre: 2) fatores predisponentes para a ocorrência do delirium; 3) sinais e sintomas do delirium; 4) utilização de instrumentos para a deteção precoce do delirium em contexto de SU; 5) intervenções de enfermagem na prevenção do delirium e 6) intervenções de enfermagem no controlo do delirium. Concluímos que os enfermeiros devem reconhecer esta síndrome e identificar suas características, bem como, monitorizá-lo através de instrumentos de avaliação e adotar intervenções autónomas que garantam os cuidados centrados na pessoa com delirium.
