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ESSCVP - Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica - Dissertações / Relatórios de estágio / Trabalhos de Projeto

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  • Comunicação eficaz na prestação de cuidados ao doente crítico: aplicação da metodologia ISBAR - relatório final de estágio
    Publication . Guerra, Rita; Santos, Paulo
    O presente trabalho é a etapa final de um percurso formativo inserido no curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de especialização em Enfermagem no cuidado à Pessoa em Situação Crítica. Neste, será realizada uma análise crítica, reflexiva e fundamentada do percurso realizado, tendo em conta as vivências e atividades desenvolvidas, ao longo de três estágios, e o seu contributo para a aquisição e desenvolvimento de competências especializadas e de Mestre. Foi realizado um projeto de intervenção, com implementação nos diferentes campos de estágio, que teve como base a Metodologia de Projeto e enquadrado no Modelo para a Mudança da Prática Baseada na Evidência. Este teve como objetivo sensibilizar, os profissionais de saúde, para a importância da aplicabilidade da Metodologia ISBAR durante a transição de cuidados garantido segurança e qualidade nos cuidados prestados. Na saúde, a comunicação eficaz, é fundamental para garantir uma prestação de cuidados humanizada, segura e personalizada com resultados positivos para o doente e para os profissionais de saúde. Atualmente à luz da evidência, 70% dos eventos adversos resultam de uma comunicação fraca e ineficaz entre profissionais de saúde durante a transição de cuidados. A utilização de metodologias padronizadas de comunicação, pode reduzir esta percentagem, melhorando o processo de transferência de informação como é exemplo a metodologia ISBAR. Trata-se de uma ferramenta que padroniza a comunicação em saúde, durante os momentos de transferências dos doentes, e é caraterizada por facilitar a transmissão de informação essencial de forma rápida e eficaz. Esta é reconhecida internacionalmente, e em Portugal existe uma norma reguladora (Norma nº001/2017), criada pela Direcção Geral da Saúde, que padroniza esta metodologia em todas as instituições de saúde. De modo a garantir uma boa base de sustentação e fundamentação de todas as atividades realizadas durante o estágio foram, previamente, efetuadas diversas pesquisas em diferentes bases de dados científicas com o intuito de garantir informação fidedigna.
  • Aplicabilidade da cinta pélvica no adulto vítima de politrauma
    Publication . Coelho Monteiro, Cindy; Santos, Paulo
    O presente relatório de estágio encontra-se inserido no 1.º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa em Lisboa. A elaboração deste relatório tem como base uma metodologia reflexiva, descritiva e crítica para retratar as atividades desenvolvidas durante os Ensinos Clínicos. Para o desenvolvimento das competências comuns do Enfermeiro Especialista e das competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à pessoa em situação crítica, são realizados três Ensinos Clínicos. O primeiro num Serviço de Urgência Geral, o segundo num Serviço de Medicina Intensiva e o último na Viatura Médica de Emergência e Reanimação/ Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida, na Área Metropolitana de Lisboa, tendo uma duração total de 616 horas. Os objetivos específicos consistem em demonstrar competências para a prestação de cuidados especializados à pessoa em situação crítica e sua família, e desenvolver competências na prestação de cuidados de Enfermagem especializados à pessoa em situação crítica, em particular à pessoa vítima de politrauma. Inclui-se uma scoping review sobre o tema “Aplicabilidade da cinta pélvica no adulto vítima de politrauma”, com o objetivo de identificar os critérios, vantagens, desvantagens, contraindicações e a técnica de aplicação das diferentes cintas pélvicas. Conclui-se que, sendo um dispositivo ainda pouco utilizado, existem algumas lacunas de conhecimento e práticas incorretas, cabendo ao Enfermeiro Especialista, promover a melhoria da qualidade dos cuidados prestados à pessoa em situação crítica politraumatizada.
  • Debriefing na equipa multidisciplinar em situação de urgência
    Publication . Correia Rocha, André; Sales, Leila
    O presente relatório final de estágio, realizado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio com Relatório do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa – Lisboa, surge no seguimento da conclusão do mestrado e especialidade, de forma a analisar todo o meu percurso enquanto estudante na aquisição e no desenvolvimento das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista. O meu percurso iniciou-se nas aulas teóricas, teórico-práticas e práticas, realizadas na escola, tendo estas sido a base para o cumprimento dos três ensinos clínicos realizados de dezembro a julho do presente ano, tendo os mesmos decorrido da forma cronológica em que são apresentados: Viatura Médica de Emergência e Reanimação, Serviço de Urgência Geral Polivalente e Unidade de Cuidados Intensivos. Utilizei como base teórica o Modelo de Qualidade-Cuidado de Joanne Duffy, tendo prestado cuidados como foco na segurança e na constante promoção e melhoria dos cuidados de Enfermagem. Considerando que os cuidados de Enfermagem vão muito além daquilo que é a prática concreta, torna-se necessário prestar mais atenção a muitos fatores e competências não técnicas, sendo estes pontos-chave na prestação de cuidados seguros e de qualidade. Com base no descrito anteriormente, desenvolvi para cada contexto de ensino clínico um plano de projeto sobre a realização de debriefing na equipa multidisciplinar em situação de urgência. Através da aplicação de debriefing estruturado, constatei que este representa desenvolvimento pessoal e profissional para as equipas de saúde, sendo deste modo um fator indispensável para a segurança, promoção e melhoria contínua dos cuidados prestados à pessoa em situação crítica e sua família.
  • Aplicabilidade do debriefing em contexto de incidente crítico na equipa multidisciplinar
    Publication . Teixeira, Marco; Sales, Leila
    O presente relatório de estágio, no âmbito das Unidades Curriculares de Estágio com Relatório do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa de Lisboa, surge como resultado da conclusão da etapa final do mestrado, por forma a analisar o percurso realizado para a aquisição e desenvolvimento de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista e mestre em Enfermagem. O percurso compreendeu a realização de três estágios, que decorreram num Serviço de Urgência, numa Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente e numa Viatura Médica de Emergência e Reanimação. A constante evolução e aumento da complexidade clínica e tecnológica do ambiente hospitalar exige uma atualização e reflexão contínuas por parte de todos os intervenientes na prestação de cuidados de saúde à pessoa em situação crítica, de modo que suportem as suas ações, baseados numa prática segura e de qualidade – atingindo a excelência do cuidar. Alicerçando a intervenção no Modelo de Qualidade-Cuidado© de Joanne Duffy, visei a promoção da qualidade e segurança dos cuidados de Enfermagem, tendo desenvolvido um projeto de estágio nos diferentes contextos sobre a Aplicabilidade do Debriefing em contexto de incidente crítico na equipa multidisciplinar. Pude aferir que o debriefing estruturado representa uma ferramenta promotora da melhoria contínua da qualidade dos cuidados prestados à pessoa em situação crítica e da segurança do doente, bem como do desenvolvimento profissional e pessoal das equipas de saúde.
  • Debriefing em equipa multidisciplinar após incidente crítico
    Publication . Leomaro, Vanessa; Marques, Rita
    O presente relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem MédicoCirúrgica na área de especialização em enfermagem à Pessoa em Situação Crítica e serve o propósito de descrever de forma analítica, crítica e reflexiva o percurso desenvolvido para a aquisição de competências que conferem o grau de Mestre em Enfermagem e o título de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica no cuidado à pessoa em situação crítica. Este percurso académico compreendeu a realização de estágio de natureza profissional em três contextos distintos: Serviço de Urgência Geral, Unidade de Técnicas de Gastrenterologia e Serviço de Medicina Intensiva. Com o objetivo de promover o desenvolvimento profissional e pessoal que conduzisse a uma intervenção de enfermagem especializada foi escolhido como tema central de projeto: Debriefing em equipa disciplinar após incidente crítico. O Debriefing é um método de prática reflexiva estruturada, em grupo, após um evento, que tem como intenção contribuir para a reflexão, análise, aprendizagem e consequente melhoria do desempenho futuro da equipa envolvida. Esta prática apresenta particular importância na esfera de cuidados à pessoa em situação crítica, onde se vivenciam inúmeras situações geradoras de stress, pois pode contribuir, não só para o aumento da qualidade e segurança dos cuidados prestados, como para fornecer aos profissionais de saúde as ferramentas e apoio necessário para mitigar o impacto negativo a nível psicológico deste ambiente. Ao longo deste processo formativo foi necessário aprofundar conhecimentos sobre esta temática com realização de uma Revisão Scoping sobre: Aplicabilidade do Debriefing em Equipa Multidisciplinar em contexto de urgência, cujo resumo se inclui neste relatório. Este percurso, suportado pela Teoria do Cuidado Humano de Jean Watson e Teoria das Transições de Afaf Meleis, culmina neste relatório que pretende espelhar as atividades que foram determinantes para o desenvolvimento e aquisição de competências de enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica no cuidado à pessoa em situação crítica.
  • A segurança na monitorização hemodinâmica do doente crítico
    Publication . Oliveira, Ana Catarina; Sales, Leila
    O principal objetivo deste relatório é a descrição detalhada de todo o meu percurso de desenvolvimento de competências comuns e específicas enquanto enfermeira especialista e mestre em enfermagem com base nas experiências vividas em estágio e no projeto de intervenção profissional que está preconizado a realizar durante este ciclo de estudos. Através da análise crítica e reflexiva do percurso para a aquisição de competências consigo afirmar que apesar de um processo evolutivo, todas elas foram atingidas, desenvolvidas e praticadas não só com as experiências em campo de estágio como também com a realização dos projetos de intervenção profissional realizados com base no que está definido pela metodologia de projeto. Através da competência específica do enfermeiro especialista quanto à capacidade para otimizar uma melhoria contínua da qualidade dos cuidados, e tendo presente que a qualidade e a segurança em saúde caminham juntas no sentido de otimizarmos os melhores cuidados garantindo altos padrões de qualidade e segurança em saúde. É inevitável a necessidade de usar a monitorização hemodinâmica como adjuvante nos cuidados ao doente crítico e as múltiplas preocupações que a mesma implica ao enfermeiro e responsabilidades que estão intrínsecas à enfermagem especializada. Por esse motivo, a segurança da monitorização hemodinâmica no doente crítico é uma temática fundamental, central e de extrema importância na atualidade, pois a segurança do doente faz parte da missão das organizações de saúde por ser um aspeto central e fundamental para a prestação de cuidados de saúde de qualidade. Garantir a segurança do doente crítico que se refere a todos os doentes cuja vida está ameaçada por falência ou eminência de falência de uma ou mais funções vitais e cuja sobrevivência depende de meios avançados de vigilância, monitorização e terapêutica. Esses meios são encontrados numa primeira linha na sala de emergência do serviço de urgência e posteriormente na unidade de cuidados intensivos, que são serviços providos de tecnologia avançada e profissionais de saúde com competências técnicas e científicas de modo a assegurar vigilância e monitorização 24h por dia e para onde os doentes com estas características e estas necessidades são encaminhados. Normalmente os enfermeiros especialistas em enfermagem médico-cirúrgico na área de enfermagem ao doente crítico estão inseridos nestes serviços clínicos não só pela perícia que desenvolveram ao longo dos anos, mas também pelas competências comuns e específicas dirigidas a esta área de especialidade e que são fundamentais no tratamento adequado ao tipo de doente em questão.
  • Cuidados de enfermagem especializados à pessoa com hipertensão intracraniana
    Publication . Esperança, Sara; Sales, Leila
    O presente relatório tem como objetivo descrever de forma analítica, crítica e reflexiva o percurso desenvolvido para a aquisição das competências comuns do Enfermeiro Especialista (Regulamento nº140/2019) e Competências Específicas no Cuidar da Pessoa em Situação Crítica (Regulamento nº429/2018), estes conferem o grau de Mestre em Enfermagem e o título de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. O desenvolvimento decorreu das experiências ao longo dos contextos de estágio, como Serviço de Urgência, Unidade de Cuidados Intensivos e Unidade de Neurorradiologia de Intervenção, os mesmos possibilitaram a aquisição e desenvolvimento de competências. Para esse contributo, foram utilizados como recursos a pesquisa bibliográfica, a prática clínica supervisionada por Enfermeiros Especialistas e a reflexão contínua ao longo de todo o percurso, sob a orientação da instituição de ensino. O doente com compromisso neurológico, define-se pelo órgão cérebro em falência orgânica por fenómeno fisiopatológico. Perante uma diversidade de causas e mecanismos de lesão cerebral aguda, desde o edema difuso traumático até a hemorragia subaracnóidea, passando pela isquemia focal ou difusa, as especificidades estruturais do crânio e cérebro levam a padrões patológicos reprodutíveis, sendo a hipertensão intracraniana um deles, devido às suas variadas etiologias como tumores, hidrocefalia e hemorragia, entre outros. Ao mesmo tempo a hipertensão intracraniana é um dos indutores mais frequentes de lesão secundária, esta tem sido foco de atenção de peritos e investigadores, uma vez que não existe tratamento específico para a mesma, atualmente, ainda não se verificam tratamentos focados para muitas situações neurológicas e neurocirúrgicas, pelo que a prática atual nada mais é que a evicção de novos insultos cerebrais, através da neuromonitorização multimodal para deteção precoce e tratamento da lesão secundária. Os enfermeiros reconhecem a importância dos cuidados especializados ao doente neurocrítico, mas ainda assim, é necessário correlacionar conceitos para atingir uma excelência de cuidados. Os cuidados de enfermagem especializados exigem uma vigilância e monitorização contínua, de forma a detetar precocemente complicações, intervindo de forma precisa, eficiente e em tempo útil.
  • Perceção dos enfermeiros sobre o cuidado à pessoa com delirium no serviço de urgência
    Publication . SOUZA, TATIANE; Marques, Rita
    O Delirium é uma síndrome orgânica com alterações da consciência e do domínio cognitivo, com alta prevalência nos idosos admitidos no Serviço de Urgência, sendo muitas vezes subdiagnosticado e confundido com outras doenças mentais. Para este estudo definimos como objetivo geral: conhecer a perceção dos enfermeiros sobre o cuidado à pessoa com delirium no SU; e como objetivos específicos: identificar os conhecimentos dos enfermeiros que exercem funções num SU sobre os fatores predisponentes, manifestações e instrumentos de avaliação do delirium, bem como, identificar as intervenções de enfermagem não farmacológicas prestadas pelos enfermeiros no SU à pessoa para a prevenção e controlo do delirium. Pretendemos assim contribuir para a melhoria dos cuidados de enfermagem à pessoa com delirium no SU. Foi realizada uma pesquisa exploratória, qualitativa com análise de conteúdo segundo Bardin, através de entrevistas semiestruturadas a quatorze enfermeiros que exercem ou exerceram funções no SU e realizaram ou estão em formação em uma instituição de ensino superior privada. Após o consentimento as entrevistas foram realizadas através da plataforma digital zoom. Da análise, emergiram seis categorias, uma primeira relacionada com a 1) definição de delirium; e cinco relacionadas com a perceção dos participantes sobre: 2) fatores predisponentes para a ocorrência do delirium; 3) sinais e sintomas do delirium; 4) utilização de instrumentos para a deteção precoce do delirium em contexto de SU; 5) intervenções de enfermagem na prevenção do delirium e 6) intervenções de enfermagem no controlo do delirium. Concluímos que os enfermeiros devem reconhecer esta síndrome e identificar suas características, bem como, monitorizá-lo através de instrumentos de avaliação e adotar intervenções autónomas que garantam os cuidados centrados na pessoa com delirium.