IADE-U – Dissertações de Mestrado
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Browsing IADE-U – Dissertações de Mestrado by advisor "Almeida, Flávio Henrique de"
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- Contextualização e evolução das interfaces gráficas digitaisPublication . Homsy, Luíza Ferreira Dias; Almeida, Flávio Henrique deA interface gráfica que hoje é possível observar em sistemas operacionais, programas e aplicações passou por um longo processo de evolução como forma de aprimorar a interação e torná-la acessível. Em 1950 a relação com a interface era dada através de especialistas que inseriam cartões perfurados em computadores massivos à espera de um resultado evidenciado por luzes caso o sistema correspondesse de forma positiva. O Personal Computer (PC) surgiu para trazer formas inéditas de pensar e se relacionar com estas máquinas. Para que esta interação ocorresse, áreas como o design e a psicologia foram desenvolvidas com o intuito de inserir estes novos usuários ao contexto em que se encontravam e como consequência o surgimento de novos estilos de interfaces gráficas digitais. Para ilustrar o desenvolvimento da interface, esta dissertação de mestrado teve como base a importância da interdisciplinaridade, a aparição de novas áreas como UX e UI e a análise do surgimento de novos estilos que se desenvolveram por conta de um constante busca de aprimoramento de grandes empresas como a Microsoft, Apple e a Google. Através de um estudo de casos e conceitos históricos e científicos, o presente trabalho visa a contribuição literária com intuito de expandir o interesse sobre o assunto abordado e instigar a criação de novos projetos gráficos e tecnológicos que possam alterar nossa percepção de mundo onde a premissa deve ser construída em virtude da satisfação do elemento humano.
- A cultura do K-Pop: uma investigação sociocultural da Coreia do Sul, da sua indústria musical e dos produtos audiovisuais do grupo BTS entre 2013-2020Publication . Flor, Ana Filipa Augusto; Almeida, Flávio Henrique deNuma época em que o ato de ouvir música está presente na vida quotidiana das pessoas, o K-Pop tem vindo a demonstrar ser um estilo musical único, repleto de artistas talentosos e produtos visuais excecionais, cada vez mais consumidos por ouvintes de todo o mundo. Esta investigação tem como objetivo demonstrar o poder que a visualidade tem na indústria do K-Pop, como através desse poder os seus produtos conseguem captar a atenção dos consumidores e como estes se diferem dos produtos audiovisuais de origem ocidental, focalizando a investigação nos vídeos musicais, consolidada através da análise da evolução estética dos produtos audiovisuais do grupo BTS. Esta dissertação foi criada com o objetivo de expor este estilo musical e os seus conteúdos visuais, principalmente no território português, uma vez que se encontra a expandir-se rapidamente, principalmente nos últimos três anos. Para além disso, o K-Pop é, ainda, uma temática pouco explorada e desenvolvida a níveis académicos. A metodologia utilizada baseou-se em pesquisas bibliográficas sobre os aspetos sociais, culturais e históricos da Coreia do Sul, assim como da indústria musical, com foco na história e importância dos vídeos musicais. Para desvendar a evolução e as características dos vídeos de K-Pop, foram analisados os vídeos musicais mais visualizados de cada ano, entre 2009-2019, conectando-os através das suas características em comum. Para o caso de estudo, foi realizada uma investigação histórica do grupo BTS, da sua evolução e dos seus álbuns musicais, assim como a observação dos seus vídeos musicais de modo a extrair informações, detalhes e simbologias, expostas numa linha temporal e progressiva, entre 2013 e 2020. Conclui-se que os vídeos musicais são um dos produtos mais importantes da indústria musical, unindo o som com a imagem de um modo, agora, inseparável. Através da sua visualidade, os vídeos musicais de K-Pop mostram-se ser um dos produtos mais célebres deste estilo, apresentando várias características, escolhas visuais e conceitos únicos que tornam o K-Pop num estilo tão diferente, quando comparado com outros estilos musicais. Utilizando como exemplo o grupo BTS, que através da análise dos seus produtos audiovisuais, foi chegada à conclusão que estes dispõem de um nível elevado de cinematografia e que apresentam uma evolução coesa nos seus vídeos musicais, cujo são altamente visuais e conceptuais, com inúmeras narrativas interligadas entre si. Uma vez que foram explorados os seus produtos entre os anos 2013-2020, foi possível observar uma evolução, não só musical, mas visual, conseguindo desenvolver o seu estilo à medida que apresentavam novas eras e conceitos. Esta análise não só ajudou a conhecer o grupo e os seus trabalhos, como ajudou a entender o porquê de o grupo ser tão célebre dentro da indústria musical nos dias de hoje.
- Identidade visual no Instagram: o impacto de três marcas no que tange a captação da atenção do usuárioPublication . Gonçalves, João Pedro Perassollo; Almeida, Flávio Henrique deNesta dissertação busca se questionar o impacto de três marcas do setor de vestuário, sendo elas a Zara, Calvin Klein e Chanel, pertencentes a segmentos de público, preço e qualidade diferentes, dentro da plataforma do Instagram. Tentando medir até que ponto essas marcas impactam seu público ou pessoas usuárias da rede social, no que tange a captação da atenção deles para a sua identidade visual. As três empresas começaram suas trajetórias ainda no século passado e nos últimos anos migraram para o ambiente online de forma concisa, tendo seus perfis na plataforma do Instagram, consolidados e reconhecidos. É através dessa plataforma de rede social que esta dissertação busca medir até que ponto essas marcas conseguem impactar o público e se a identidade visual de cada uma, que é o foco da pesquisa, consegue se fazer reconhecer por si só, mesmo que não esteja presente o logotipo com o nome das empresas, isto é, será que só com o estilo de fotos, com as cores usualmente usadas e os produtos exibidos, essas marcas conseguem se fazer reconhecer? Essa dissertação comprou que é possível, dentro do universo restrito dos participantes que realizaram o inquérito.
- Novos sistemas de sinalética no Parque Florestal de Monsanto - ProjetoPublication . Castanheira, Pedro Miguel Reis; Almeida, Flávio Henrique deO Parque Florestal de Monsanto é um parque rodeado por um cidade e que se compõe de múltiplas dinâmicas ali criadas, desde estradas rodoviárias até percursos de terra batida feitos pelos que ali partilham momentos de relaxamento, introspeção e auto recreação. Através da compreensão das complexidades de um sistema de sinalética identificaram-se os principais problemas de sinalização no Parque. Percebeu-se de que modo se poderá criar uma nova aproximação à morfologia deste e de todos os seus elementos recorrendo a áreas como a sinalética, wayfinding ou ergonomia para realizar o projeto em seguida e apontaram-se caminhos para outros novos sistemas de sinalização.
- A Propaganda do terceiro Reich: o mecanismo de propagação da ideologia NaziPublication . Gouveia, João Miguel Monteiro; Almeida, Flávio Henrique deEsta dissertação tem como objetivo analisar e estudar dentro do contexto do Design e Cultura Visual, o mecanismo de propaganda idealizado pelo Partido Nazi na Alemanha no antes e durante a Segunda Guerra Mundial. Explicar a importância que este mecanismo político teve para o nascimento, crescimento e valorização do partido Nazi e de que forma este foi utilizado para encobrimento de tantas atrocidades cometidas contra as liberdades humanas. Este processo de propaganda foi o mais meticuloso envolvendo todos os meios tecnológicos que haviam disponíveis desde Rádio, cinema, literatura entre outros e onde a repetição da mensagem e o enaltecimento do líder era uma constante. Esta dissertação está separada por duas partes sendo que na primeira será explorada a propaganda e as suas definições segundo autores tais como Oliver Thomson, Jacques Ellul e Frederic Bartlett. Serão definidos os tipos de propaganda existentes, as metodologias e regras que devem ser usadas para a total eficiência no momento do seu planeamento e execução. Na segunda parte deste documento será analisada em foco a conceção e utilização da propaganda pelo Regime Nazi e de que forma Adolf Hitler e o seu ministro da propaganda Joseph Goebbels para aumentar exponencialmente a credibilidade do Partido Nazi e a criação do Culto do Líder. Serão dados exemplos dos cartazes de propaganda e analisados para melhor perceção da mensagem transmitida. O poder da imagem, a eficiência na mensagem e o conhecimento da realidade social é o mais importante para que a propaganda fosse bem-sucedida. Aliando estes à utilização dos meios de comunicação social e os grupos de propaganda locais o Partido Nazi difundiu e ganhou vários adeptos por todo o país dando uma imagem de ser a luz ao fundo do túnel ou a Tábua de salvação nacional, sendo que a Alemanha neste tempo estava a sofrer com as repercussões da guerra. Desde sempre que o tema desta dissertação me despertou o interesse, sempre tive uma especial admiração sobre a Segunda Grande Guerra, o que devemos aprender com estes brutais acontecimentos na humanidade e com as suas repercussões nos tempos de hoje. Este tema não pode ficar esquecido nas páginas da história.
- Women between waves of change: a visual analysis of the female surferPublication . Hinz, Antonia Sophia; Almeida, Flávio Henrique deThis paper is concerned with how surf brands display females who surf through the companies’ visual narrative, which has been repeatedly linked to issues of gender discrimination and objectification, and how such a narrative is perceived by active female surfers. In particular, the paper explores the visual language published on the most relevant surf brands’ websites and focusses not on fashion, but rather on the section of surf gear. The brands Billabong, RipCurl, and Quiksilver/Roxy were chosen based on an analysis of their size and influence on the surf scene. The paper continues to compare the brands' vision and mission with the online content through visual diagrams, and also includes an analysis of an advertisement video released by ROXY, the first brand in the industry to design specifically and only for women, in 2013. The video was chosen due to the remarkable number of responses it caused throughout the online female surfing communities and other media channels. The analysis was established with knowledge from visual culture, image analysis and feminist issues and is based on qualitative aspects taking into consideration the technical and visual grammar of moving images. It was found that the video, which advertises a surf competition for women by depicting Stephanie Gilmore, seven times world surfing champion, showed strong heteronormative bias in the visual narrative construction as well as in the depiction of the surfer. A similar heteronormative bias and objectification of women has been identified in the visual diagrams of the surf brands websites afterwards. The following literature review aimed to investigate the impact of such a visual narrative on female surfers’ self-perception as well as the rationale behind it. It was discovered, that despite an increasing conversation about a more positive gender portrayal in advertising and action sports, a trend towards hyper-sexualized images and the impression that “sex sells” has led to a higher media coverage of women who comply with a heterosexist image. Active female surfers who are exposed to this kind of visual media find it increasingly disempowering and have taken a stance against gender inequality in the sport. A following in-depth field research containing interviews with industry experts and a survey demonstrated that gender-related power relations in surfing remain contradicting and impugned. Therefore, this paper encourages a radical dialogue regarding the role that visual representation plays in addressing this societal issue of gender portrayal in sports, particularly in surfing, and displays a powerful and potentially feminist way of interpreting the female surfer.