EM - IUEM - Psicologia Clínica e da Saúde
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Browsing EM - IUEM - Psicologia Clínica e da Saúde by advisor "Querido, Luís"
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- Prevalência, natureza e impacto da violência sexual online na população adultaPublication . Romeiras, Filipa de Sousa; Cardoso, Jorge; Querido, LuísNa última década, a violência sexual (VS) online tem-se tornado numa preocupação crescente. Entre 70% a 80% da população já experienciou algum tipo deste comportamento abusivo, o que reflete a seriedade e amplitude do fenómeno. Dada a escassa informação sobre a sua caraterização, a VS online é frequentemente subestimada e compreendida de forma inadequada. O presente estudo tem como propósito caraterizar a VS online na população adulta portuguesa, designadamente a sua prevalência, natureza e impacto. Uma amostra de 341 participantes, responderam aos seguintes instrumentos: Technology-Facilitated Sexual Violence; Escala de Avaliação de Ciberstalking, Escala de Crenças sobre Violência Sexual; Escala de Distress, Difficulties in Emotion Regulation Scale, e Escala de Vergonha. Os resultados identificaram 66% dos respondentes como vítimas VS online, verificando-se uma maior taxa de prevalência nos participantes mais novos, nas mulheres, nos heterossexuais, e nos indivíduos tendencialmente liberais. A orientação sexual, a atitude perante a sexualidade, a vitimização por ciberstalking e a vergonha demonstraram ser preditores da VS online. O assédio sexual digital e o assédio sexual baseado no género e na sexualidade representam os comportamentos mais comuns de VS, perpetrados maioritariamente por agressores do sexo masculino, geralmente desconhecidos da vítima. Verificou-se ainda que a VS online tende a ser mais impactante em função da intensificação dos níveis de distress, da dificuldade na regulação emocional e da vergonha. Os resultados encontrados vêm reforçar a urgência na elaboração de estratégias de prevenção e intervenção adequadas, bem como na restruturação das políticas publicas e jurídicas, no que concerne ao apoio à vítima e às advertências penais aos agressores.
- Relação entre a ansiedade e desempenho a matemática em estudantes universitários portugueses : o papel mediador da fluência aritmética e da memória de trabalhoPublication . Duarte, Inês Filipa Lopes; Querido, LuísA Ansiedade Matemática (AM) é uma problemática amplamente estudada devido ao seu impacto negativo significativo no desempenho académico de estudantes em diversos ciclos de estudo em todo o mundo. Em Portugal, onde osestudos sobre o tema ainda são escassos, este trabalho teve como objetivo investigar a relação entre a AM e o Desempenho Matemático (DM) em estudantes universitários, explorando o potencial papel mediador da Fluência Aritmética (FA) e da Memória de Trabalho (MT). Para tal, este estudo incluiu a adaptação da Abbreviated Mathematics Anxiety Rating Scale (A- MARS) para a população portuguesa. A investigação foi realizada com uma amostra de 106 estudantes universitários (19,8% do sexo masculino; 80,2% do sexo feminino), com idades compreendidas entre os 19 e os 30 anos. Os participantes foram avaliados com a versão adaptada da A-MARS, o Inventário de Ansiedade Estado-Traço (IAET), a Tarefa de Fluência Aritmética, o Subteste Aritmética e o Subteste Memória de Dígitos da WAIS-III. Os resultados indicaram uma correlação negativa significativa fraca entre a AM e o DM, sugerindo que níveis mais elevados de AM estão associados a um DM inferior. Embora a MT não se tenha mostrado uma variável mediadora dessa relação, a FA exerceu um papel mediador significativo, atenuando os efeitos da AM sobre o DM. Isso sugere que a AM impacta o DM principalmente através da sua influência na FA. Estes resultados ressaltam a importância de implementar intervenções focadas na redução da AM, evidenciando como as experiências negativas podem prejudicar a aquisição de competências matemáticas fundamentais e, consequentemente, afetar o desempenho dos estudantes ao longo do seu percurso escolar.
- Validação e propriedades psicométricas da Cognitive Reserve Scale e a sua relação com as funções cognitivas em jovens adultos portuguesesPublication . Pena, Raquel Teixeira; Querido, LuísA reserva cognitiva, essencial na proteção contra o declínio cognitivo, tem sido amplamente estudada com idosos, mas pouco investigada em jovens adultos. Este estudo visou colmatar esta lacuna, explorando a reserva cognitiva nessa faixa etária e a sua relação com fatores psicológicos e cognitivos. Mais especificamente, teve como objetivos a validação da Escala de Reserva Cognitiva (Leon et al., 2014; Altieri et al., 2018) para a população de jovens adultos portugueses, entre os 18 e os 35 anos (N=60) e investigar a sua relação com sintomas depressivos, apatia e funcionamento cognitivo. A Escala de Reserva Cognitiva, originalmente validada em Portugal para idosos (Tomás, 2020) foi adaptada neste estudo para esta faixa etária mais jovem. Os resultados indicaram que a Escala de Reserva Cognitiva apresentou boas propriedades psicométricas, com uma consistência interna adequada. Foi observada uma associação positiva significativa entre a reserva cognitiva e a idade, mas não com outras variáveis sociodemográficas. Ao contrário do observado em estudos com idosos (Tomás, 2020), na amostra de jovens adultos deste estudo não foi encontrada uma relação significativa entre a sintomatologia depressiva, apatia, e a reserva cognitiva, nem entre o funcionamento cognitivo e a reserva cognitiva. A validação da Escala de Reserva Cognitiva possibilitará uma avaliação mais precisa da reserva cognitiva em fases mais iniciais da vida facilitando a identificação precoce de fatores de risco e protetores do declínio cognitivo.