IPAM - Porto - Dissertação de Mestrado
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Browsing IPAM - Porto - Dissertação de Mestrado by advisor "Bernardes, João Pedro"
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- O comportamento do consumidor na fase de decisão de compra ou não compra de roupa recicladaPublication . Ramos, Gustavo Carlos Teixeira; Bernardes, João PedroA presente investigação tem como principal objetivo compreender o comportamento do consumidor sobre a compra ou não compra de roupa reciclada. Para o desenvolvimento desta investigação foi adotada uma abordagem metodológica mista, a partir da qual foi realizado 1 focus group, tornando possível a discussão de atitudes e comportamentos dos participantes e, consequentemente, 1 questionário que permitirá utilizar escaladas validadas na literatura para compreender melhor o fenómeno em estudo. A metodologia qualitativa foi conduzida numa fase inicial da investigação, de forma a que a sua análise permitisse obter uma maior profundidade sobre o tema e auxiliasse a criação do instrumento da fase quantitativa, o questionário, o qual obteve 313 respostas válidas para análise. Os principais resultados da presente investigação advêm da análise do modelo do comportamento planeado que serviu de fundamentação teórica para o desenvolvimento dos instrumentos de recolha de dados. Foram, ainda, acrescentadas novas dimensões de análise ao modelo – greenwashing, fatores psicológicos, físicos e preço – resultando numa proposta de um novo modelo, que, apesar de não ser testado estatisticamente, permitirá compreender as motivações, preferências de marcas, frequência de compra e valorização de etiquetas. As análises das várias dimensões mencionadas ajudarão também a construir diferentes perfis do consumidor no que diz respeito à compra ou não compra de roupa reciclada. As principais conclusões da presente investigação tornam-se importantes para várias entidades, como: empreendedores, marketeers, empresas da área, e sobretudo para o setor têxtil, podendo assim extrair considerações importantes para o tema da sustentabilidade no setor têxtil e permitir uma melhor compreensão do seu papel na fase de compra ou não compra de roupa reciclada.
- Fatores fundamentais na decisão de compra de caixilharia em fibra de vidro: Um estudo de caso na empresa FWD, S.APublication . Costa, Sérgio Filipe Santos Soares da; Bernardes, João PedroObjetivo: O propósito deste estudo visa compreender os fatores que levam os diferentes decisores de compra do mercado B2B a optar por um determinado sistema de caixilharia. Esta investigação resulta de um estágio realizado na empresa FWD, S.A. que se destaca por ser a primeira empresa europeia a comercializar caixilharia em fibra de vidro. Metodologia: Para o presente estudo recorreu-se a uma metodologia qualitativa, sendo a entrevista a técnica de recolha de dados selecionada. Foram realizadas doze entrevistas em profundidade a personalidades de diferentes setores, como a arquitetura e a engenharia. As questões formuladas dizem respeito aos principais fatores que influenciam a compra de caixilharia e procuram compreender as diferentes perspetivas dos entrevistados em relação ao tema. Resultados e principais conclusões: Verificou-se que a performance térmica das janelas e também a sustentabilidade, por intermédio da eficiência energética, durabilidade e capacidade de resistência à corrosão, são os fatores considerados fundamentais por parte dos consumidores na escolha de um sistema de caixilharia. Concluiu-se ainda que o preço, apesar de ser considerado um fator relevante, acaba por ser relegado para um plano secundário quando comparado com fatores capazes de oferecer aos consumidores segurança e conforto. Limitações: A ausência de relacionamento com alguns não clientes impossibilitou a recolha de mais testemunhos por parte deste grupo de decisores. Também a ausência de disponibilidade de alguns Arquitetos, numa altura de um grande volume de trabalho, acabou por se revelar penalizadora, uma vez que enriquecedor obter mais perspetivas deste grupo de decisores. Originalidade/ Valor: Num momento em que a transição climática se apresenta como um dos principais desafios da comunidade mundial, o setor da construção é responsável por cerca de 40% das emissões globais de CO2, o que representa quase metade das emissões de todo o planeta Terra. Desta forma, é urgente que as escolhas relativas às técnicas e materiais utilizados sejam repensadas, sob pena de a situação poder mesmo agravar-se (Rocamora, Guzmán & Marrero, 2018). O presente estudo apresenta conhecimento útil para as empresas, na medida em que permite obter uma visão mais abrangente acerca dos diferentes tipos de consumidores inseridos num mercado tão específico. Marcas e empresas cujo posicionamento é direcionado para a sustentabilidade, poderão ter a capacidade de compreender melhor o mercado e, desta forma, adaptar o serviço e o processo de venda a cada um dos grupos de uma forma personalizada.
- Happy (You): As medidas de flexibilidade da ZeitreelPublication . Costa, Rita Sousa; Bernardes, João PedroO presente projeto profissional foi desenvolvido na Zeitreel, a marca de retalho de moda do grupo Sonae e tem como objetivo o desenvolvimento de uma proposta atualizada para o projeto Happy You, tendo em consideração o seu impacto nos colaboradores da Zeitreel. O Happy You consiste num conjunto de medidas de flexibilidade e tem como principal objetivo promover um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos seus colaboradores, procurando potenciar o sucesso individual e, também, da organização. O Happy You existe desde o ano de 2019, tendo sofrido até hoje apenas uma atualização, em 2022, sendo, portanto, necessário o desenvolvimento de uma nova proposta capaz de acompanhar os desejos e necessidades dos colaboradores. Para o desenvolvimento deste projeto foi utilizada a metodologia qualitativa, atendendo ao facto de estarem em causa dados altamente subjetivos como sentimentos, opiniões e perspetivas. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram a análise documental e focus group. A análise documental foi feita através de dados secundários dos resultados do Happy People Survey, um questionário interno realizado anualmente. E, por outro lado, das diferentes versões do Happy You que serviram de base comparativa e de análise à evolução do projeto. De seguida, foram realizadas 4 sessões de focus group com as diferentes marcas da Zeitreel, onde foi possível conhecer a opinião dos colaboradores sobre o projeto e sugestões de melhoria. Pretende-se com este projeto contribuir para que Zeitreel se mantenha competitiva e atrativa no mercado de trabalho, conseguindo atrair e reter talento diminuindo, consequentemente, a taxa de rotatividade e aumentando o nível de satisfação dos colaboradores. Do mesmo modo, o presente projeto poderá servir de modelo para outras organizações.