ESAP - Trabalhos de Projecto
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESAP - Trabalhos de Projecto by advisor "Carreira, João"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- CAMPANHÃ: UM RIO DE OPORTUNIDADESPublication . Dias, Francisco; Carreira, JoãoEste projecto tenta sugerir um novo uso para um território perdido entre vias rodoviárias em Campanhã, na zona mais a Oriente da cidade do Porto. O que se pretende é, através do rio que atravessa todo o território e a partir da água, propor ligações e atravessamentos de maneira a coser toda esta área dispersa e a uni-la entre si e com a envolvente, proporcionando momentos lúdicos e de fruição num parque que pretende ser gerador de urbanidade.
- Intervenção Urbana em EspinhoPublication . Reis, Ricardo José Teixeira; Carreira, JoãoOs projetos de reabilitação, envolvem estratégias que permitem, aos espaços ou edifícios, voltar a integrarem-se no seu meio urbano. Procura-se com isso, melhorar a imagem e vivência de uma cidade. Este trabalho, partiu através do destaque da malha que organiza espacialmente Espinho. A escolha desta cidade como local de intervenção, deve-se muito ao facto de lá residirmos. A noção de que existem elementos de destaque na quadricula, incentivaram a uma análise aprofundada da urbanidade. Deste modo, o projeto que aqui é proposto, procura reabilitar o quarteirão da praça de touros, em Espinho. Ergue-se uma torre, dando resposta á escassez de habitações. O espaço exterior, é tratado para que haja uma inclusão de todos os habitantes, para que possam usufruir dos jardins. Procura-se com a proposta, auxiliar o desenvolvimento da urbanidade, demonstrando uma nova forma de fazer crescer a cidade. A partir de uma crítica assumida, pretendemos projetar a exceção perante a malha ortogonal.
- Museu e Teatro de Marionetas do PortoPublication . Santiago, João; Carreira, JoãoA presente dissertação acompanha o trabalho de projeto para conclusão do mestrado em Arquitetura sob o tema “Novo no Velho: Reabilitação de Edifício para Sede do Teatro de Marionetas do Porto”. Trata-se de um edifício de habitação de meados do século XVI, característico do Porto, que ao longo dos séculos foi por diversas vezes intervencionado. O programa consiste na reabilitação do espaço para a sede da Companhia de Marionetas do Porto, constituída por auditório, museu, café-concerto, oficinas e espaços de trabalho. Os vários capítulos desta dissertação reúnem vários dos elementos que apoiaram as decisões de projeto. O primeiros capítulo enquadra o edifício na cidade e na História. O segundo capítulo sintetiza a investigação feita sobre a arquitetura do teatro de marionetas, apresenta a Companhia de Teatro de Marionetas do Porto e analisa dois casos de estudo pertinentes. O último capítulo é dedicado à análise crítica dos dois capítulos factuais anteriores e à descrição e justificação das principais decisões de projeto. Por último, na conclusão é feita uma reflexão pessoal sobre o processo.
- Passeio ao PurgatórioPublication . Salvi, Mauricio; Carreira, JoãoNos últimos anos percebemos um interesse crescente nos projetos de reabilitação e reuso. Projetos estes que buscam transformações e melhorias urbanas e em especial nas partes históricas. Há uma crescente procura por estratégias que integrem a reabilitação de antigos edifícios às novas necessidades urbanas, buscando um desenvolvimento territorial e uma maior qualidade de vida às comunidades e aos novos usuários. Deste modo o projecto aqui apresentado propõe reabilitar uma ruína barroca na região do Castelo de Gaia as margens do rio Douro pertencente a área classificada pela UNESCO como Património da Humanidade. A proposta prevê a criação de uma praça com um percurso lúdico que conecta o Cais de Gaia até a região do alto do Castelo. A praça junto ao percurso irá proporcionar a inclusão de equipamentos urbanos com áreas de permanência, café e acessibilidade ao local. O objetivo do projeto é requalificar o edifício e área envolvente, favorecendo o desenvolvimento da comunidade local e atraindo um novo fluxo de turistas e usuários ao local. A intenção do projeto é criar um percurso lúdico que favoreça as sensações, tratando a arquitetura a partir da percepção do espaço e não apenas pela forma
- REABILITAÇÃO DA CAPELA ROMÂNICA DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE EM QUINTÃPublication . Neves, Sabrina Valente; Carreira, JoãoA reabilitação de edifícios antigos tem se estendido ao património edificado, está relacionado com a necessidade de prolongar a sua preservação através de obras de intervenções. Estes edifícios possuem características construtivas específicas e são um significativo testemunho histórico da construção realizada em Portugal, nos séculos passados. Este trabalho é dedicado essencialmente ao estudo de intervenção, à análise de valores e significados, princípios e métodos de intervenção na tipologia da arquitetura românica, onde iremos propor o projeto de intervenção na Capela de Nossa Senhora de Quintã em Baltar - Paredes, que faz parte da Rota do Românico, percurso por 58 monumentos localizados no norte de Portugal, patrimonio da arquitetura Românica, onde iremos propor melhorias para a sua preservação. Para a concretização de uma fundamentada investigação foi realizada a visita no local, verificamos os pontos relevantes e revisão da literatura referente à História e à Teoria da conservação e do Restauro, o que contribuiu para uma análise da proposta do projeto. É fundamental o conhecimento e entendimento do que é trabalhar diante de um edifício histórico, de modo a adotar as técnicas, materiais e procedimentos exigidos em qualquer projeto de reabilitação, e poder obedecer aos princípios gerais da reabilitação, autenticidade, reversibilidade e compatibilidade.
- RECONVERSÃO PARCIAL DA ESTAÇÃO DE SÃO BENTOPublication . Almeida, Ana Cláudia da Silva; Carreira, JoãoEste trabalho versou sobre a análise da Estação de São Bento, edifício centenário e de grande importância na cidade de Porto, que contribuiu para a sua dinamização e desenvolvimento. Analisou a história e transformações ocorridas no sítio e no edifício, edifício este que está classificado como Imóvel de Interesse Público. Através de uma análise, tentou-se perceber se o edifício ainda se integra na imagem urbana actual, da mesma forma que se integrava aquando da sua construção. Partindo dessa análise, procurou-se assumir uma posição crítica por forma a avaliar se o edifício poderia ser intervencionado, promovendo alterações formais, ocupacionais e funcionais, que o adequassem a um contexto mais contemporâneo, compatível com os desenvolvimentos urbano, social, económico e tecnológico.
- Rotunda. Conjunto, Permanência, PropulsãoPublication . Coelho, Rui Pedro Sousa; Carreira, JoãoEsta viagem acaba por ultrapassar de forma inevitável o único objetivo que era o de terminar um mestrado e talvez seguir um itinerário por onde teríamos que passar. Acaba por ser um reencontro, com diversos estímulos, relembrando-me das minhas ferramentas, que nos despertam e facilitam o objetivo principal, o de chegar a um resultado. Escolher o sítio, perceber o que nos intriga, o que mexe com o nosso interior, nos tira do nosso sossego mental. Foi difícil, tive de fazer o que já há muito tempo não fazia. Deambular pelas praças, cruzamentos, monumentos, ver a cidade como se de um corpo único se tratasse e não de elementos soltos. Tive de ler, fazer pesquisa à procura de soluções e inspirações. Encarar folhas em branco, sair do normal, expor as minhas dicotomias, só assim desvendámos as nossas fragilidades. Riscamos. Riscamos até nos apercebermos de que não estávamos a riscar, mas sim a testar-nos. Fizemos e experimentamos modelos, várias escalas, rasgamos, destruímos até sentirmos à exaustão. Voltámos a parar, a observar, a sentir e até cheirar, algo que só a nós nos fazia sentido naquele momento.