ESEJD - Escola Superior de Educação João de Deus
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A Escola Superior de Educação João de Deus é uma entidade sem fins lucrativos. É propriedade da Associação de Jardins-Escola João de Deus (Instituição Particular de Solidariedade Social - IPSS), com mais de um século de existência, que também mantém em funcionamento 50 Centros Educativos distribuídos por todo o país. Baseada no ideal do seu mentor, a Escola Superior de Educação João de Deus obteve autorização legal em 9 de Novembro de 1988 e através do Decreto - Lei nº 408/88, foram criados os cursos de Educadores de Infância e de Professores do Ensino Básico 1º Ciclo, aos quais se juntaram os Cursos de Estudos Superiores Especializados - CESE em Investigação em Educação, Gestão Escolar e Desenvolvimento Pessoal e Social. Em 2008 foram homologados os cursos de Mestrados de Formação de Docentes: Educação Pré-Escolar, Ensino do 1.° Ciclo do Ensino Básico e Ensino dos 1.° e 2.° Ciclos do Ensino Básico, Mestrados em Ciências da Educação na Especialidade de Educação pela Arte, Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor e Administração e Gestão Escolar dando assim um salto qualitativo e quantitativo na oferta educativa da ESE João de Deus.
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Browsing ESEJD - Escola Superior de Educação João de Deus by advisor "Cortez, Mariana"
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- Autismo na Escola: Olhar da Prática DocentePublication . Gomes, Sinara Cristina Vilas Boas; Cortez, MarianaA escola representa um espaço favorável para o desenvolvimento de competências cognitivas e sociais de todos os estudantes, incluindo nesse contexto os aprendentes com transtorno do espectro autista. O objetivo do presente estudo foi investigar o olhar da prática docente em relação à inclusão dos estudantes TEA, contemplando o Atendimento Educacional Especializado (AEE). A pesquisa aconteceu em duas escolas do município de Jacobina-Ba sendo uma da rede municipal e outra da rede privada. Foi feito um estudo de campo, com entrevista que segue um esquema semiestruturado. Participaram da pesquisa, 24 docentes que atuam em sala de aula comum. Os elementos colhidos com o questionário demonstram um retrato prevalecente na docência de mulheres, entre 24 participantes, apenas dois são homens. A maioria cursou graduação de Pedagogia e atua há mais de 5 anos na educação. Com base nas respostas foi possível compreender que os primeiros sentimentos dos professores, após receber um estudante TEA em sua classe são de insegurança e preocupação. Contudo, conhecer o aluno (a) foi também apontado como fator positivo para propor práticas pedagógicas exequíveis. Na unidade escolar que conta com a sala de recurso multifuncional e oferta do Atendimento Educacional Especializado, o corpo docente explicou o serviço da Educação Especial como fundamental no processo inclusivo do estudante TEA. No que diz respeito ao olhar das práticas docentes na inclusão, foi possível perceber que os docentes consideram a formação em serviço uma ferramenta imprescindível para um fazer pedagógico mais seguro e equitativo. Com relação as propostas em sala de aula, foi verificado que os docentes compreendem a necessidade de um currículo flexível de acordo à singularidade de cada aprendente.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Braga, Rita Beirão; Cortez, MarianaO Relatório de Estágio corresponde ao meu percurso na unidade curricular de Estágio Profissional I, II, III e IV do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação João de Deus durante os anos letivos de 2018/2019 e 2019/2020. Este relatório encontra-se dividido em quatro capítulos. O primeiro capítulo é constituído por relatos de estágio. Os relatos abrangem as diferentes faixas etárias onde estagiei e as diferentes áreas/disciplinas de ensino. No capítulo II apresento as planificações de atividades destinadas à Educação Pré- Escolar e ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, seguidas de toda a fundamentação teórica acerca das estratégias planeadas e utilizadas. O capítulo III é constituído por quatro dispositivos de avaliação que utilizei durante o estágio profissional, realizados em salas de Educação Pré-Escolar e outros realizados em sala do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O último capítulo destina-se à apresentação de um trabalho de projeto. Por fim, são apresentadas as considerações finais onde reflito acerca do meu percurso enquanto estagiária.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Completo, Joana Ferreira; Cortez, MarianaO presente relatório deve o seu nome às descrições escritas e circunstanciadas de práticas pedagógicas ocorridas em estágio profissional, por intermédio da observação e experimentação de atividades. Estas, são relatadas e fundamentadas de acordo com a sua pertinência e interesse pedagógico para aquela que será a minha realidade educativa. Nele, irei abordar e refletir sobre a importância da realização quer do estágio, quer da tarefa de compilar e organizar dados a fim de conseguir elaborar o relatório. Na sua introdução, é apresentada a identificação do local de estágio, a sua descrição relativamente à sua estrutura e a importância da sua elaboração, e a identificação do grupo de estágio. Posteriormente e após referir qual a pertinência deste estágio efetuado ao longo de dois semestres para a minha futura vida profissional, apresentarei um cronograma onde se pode constatar o tempo por mim despendido em relação às atividades a que assisti e promovi, como também as reuniões de Prática Pedagógica daí decorrentes. O Relatório de Estágio Profissional está organizado em quatro capítulos. No primeiro, são apresentados dez relatos de estágio de atividades que assisti promovidas pelas educadoras do grupo de crianças e de atividades desenvolvidas por mim em diferentes faixas etárias. As estratégias e recursos que considerei proveitosos, procurei fundamentá-los com o respetivo autor. No Capítulo 2, encontram-se cinco planificações pelas quais me orientei para promover algumas das atividades. As planificações que apresento abrangem as áreas de Expressão e Comunicação nomeadamente no Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita e Domínio da Matemática e a área do Conhecimento do Mundo. No Capítulo 3, apresento três propostas de atividades diferentes que elaborei durante o estágio profissional, para que seja possível realizar a avaliação das mesmas. Ao todo, os quatro dispositivos, possibilitam a avaliação das propostas de acordo com áreas/domínios e respetivas componentes/ da Educação Pré-Escolar. Por fim, no 4.º Capítulo, apresento uma proposta para um projeto, de nome “Todos diferentes, todos iguais!”, que foi pensado para ser feito junto de um grupo de crianças na faixa etária de 5 anos da Educação Pré-Escolar tendo sido desenvolvido com todas as etapas que um projeto exige para que possa ser aplicado. Para concluir, realizo uma reflexão final com os momentos pelos quais passei para o desenvolvimento deste estágio profissional e também deste Relatório.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Nunes, Daniela Gomes; Cortez, MarianaO presente trabalho consiste num Relatório de Estágio Profissional, diz respeito à prática profissional I, II, II e IV, realizada durante o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e foi elaborado ao longo de quatro semestres. Este relatório é composto por diversas experiências e aprendizagens que tive a oportunidade de vivenciar durante os Estágios I, II, III e IV. Para começar, o relatório está dividido em quatro capítulos, no entanto, antes destes quatro capítulos, existe uma introdução onde abordo a importância do estágio profissional e da supervisão do mesmo, depois, há uma breve descrição de todos as escolas onde tive a oportunidade de realizar o meu estágio e por fim, antes dos quatro capítulos, vem a calendarização de como se organizou os meus estágios. No primeiro capítulo, escrevi dez relatos, sendo que sete deles seriam de aulas ou atividades que observei durante o estágio e os restantes três seriam de atividades e aulas que eu dinamizei com as turmas onde fiz estágio. Estes relatos estão devidamente fundamentados teoricamente com temas que achei pertinentes abordar e refletir. No segundo capítulo, estão presentes oito planificações, quatro delas são referentes aos estágios realizados na valência de Educação Pré-Escolar e as outras quatro dizem respeito ao estágio realizado no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este capítulo abrange também as estratégias utilizadas, juntamente com uma breve reflexão sobre as mesmas e a devida fundamentação teórica. O terceiro capítulo é composto por quatro dispositivos de avaliação realizados e aplicados em contexto de estágio. Dois deles dizem respeito à valência de Educação Pré-Escolar e os outros são referentes ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. Aborda ainda, as reflexões dos resultados e análises dos mesmos, devidamente fundamentados com autores. O quarto e último capítulo diz respeito a um projeto educativo, cujo tema e título do projeto são as Diferenças. Este projeto está pensado para crianças da valência de Educação Pré-Escolar e tem como objetivo realizar diversas atividades e jogos que alertem as crianças para as diferenças umas das outras, de forma a aprenderem, desde cedo, a saber lidar com as mesmas e a respeitá-las. Como refere Todd Parr, Não faz mal ser diferente.