Browsing by Issue Date, starting with "2021-02-10"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Braga, Rita Beirão; Cortez, MarianaO Relatório de Estágio corresponde ao meu percurso na unidade curricular de Estágio Profissional I, II, III e IV do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação João de Deus durante os anos letivos de 2018/2019 e 2019/2020. Este relatório encontra-se dividido em quatro capítulos. O primeiro capítulo é constituído por relatos de estágio. Os relatos abrangem as diferentes faixas etárias onde estagiei e as diferentes áreas/disciplinas de ensino. No capítulo II apresento as planificações de atividades destinadas à Educação Pré- Escolar e ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, seguidas de toda a fundamentação teórica acerca das estratégias planeadas e utilizadas. O capítulo III é constituído por quatro dispositivos de avaliação que utilizei durante o estágio profissional, realizados em salas de Educação Pré-Escolar e outros realizados em sala do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O último capítulo destina-se à apresentação de um trabalho de projeto. Por fim, são apresentadas as considerações finais onde reflito acerca do meu percurso enquanto estagiária.
- Modelo de custeio baseado em atividades- ABC- Sector das confeções- Um estudo de casoPublication . Mendes, Teresa Maria DiasEste estudo tem como objetivo propor um modelo de custeio baseado nas atividades (Activity Based Costing- ABC), numa pequena e média empresa da indústria têxtil. A investigação ocorreu por meio de um estudo de caso, com abordagem qualitativa e coleta de dados obtidos mediante entrevistas e por meio do estudo da empresa, das suas atividades e dos recursos utilizados. Com base nos dados obtidos procedeu-se à planificação e desenvolvimento do modelo do custeio da empresa, tornando possível identificar o custo de cada atividade presente no processo produtivo e apurar as actividades que consomem mais ou menos recursos. Tratando-se apenas de uma proposta, a sua implementação foi executada apenas aio nível académico, não permitindo obter feedback quanto à implementação e acompanhamento de um sistema de custeio ABC em continuidade. Esta dissertação visa alargar a literatura sobre o tema dos sistemas de custeio e particularmente, o sistema de Custeio ABC, com o objectivo de adicionar uma visão mais prática à literatura teórica já existente sobre o tema
- Decisões da estrutura de capitais das PME´s do setor de turismo da região centroPublication . Machado, Paula Gabriela de Sousa; Mendes, Sílvia Margarida DinisO artigo de Modigliani e Miller(1958) referente a irrelevância da estrutura de capital originou o surgimento de diversos modelos teóricos, nomeadamente a teoria do Trade-Off e da Peckinbg Order. Dessa forma, o presente estudo tem como principal objetivo identificar os determinantes da estrutura de capital das PME´s do setor de turismo da região centro em Portugal. Para se dar resposta a este objectivo, o método estatístico utilizado foi o modelo econométrico de regressão linear, recorrendo a uma amostra de 606 PME´s do setor do turismo da região centro, para um período de análise entre 2011 a 2018. O setor do turismo foi escolhido devido quer à sua importância na economia portuguesa, e quer ao facto de não ter vindo a ser muito estudado, particularmente na região centro. Na análise dos determinantes das decisões de estrutura de capital utilizámos como variáveis explicativas a rendibilidade, a tangibilidade dos ativos, a dimensão, a lliquidez geral,outros benefícios fiscais para além da dívida, risco e idade das PME´s. Os resultados sugerem que todas as variáveis são determinantes do endividamento total. Os resultados obtidos indicam que as decisões de estrutura de capitais das PME´s do setor do turismo da região centro seguem com maior proximidade os pressupostos da teoria da Pecking Order, mas podem seguir os pressupostos da teoria do Trade-Off. Podemos concluir, que as PME´s em primeiro lugar financiam-se com lucros retidos, de seguida recorrem ao financiamento externo e por último, recorrem ao aumento de capital
- Certificação de um Sistema de Gestão Integrado Qualidade e AmbientePublication . Neves, Ana Luísa Pereira da Silva; Ferreira, António José DinisNo âmbito da realização do estágio, do mestrado de Gestão Ambiental, foi desenhado e implementado um Sistema de Gestão Integrado de Qualidade e Ambiente, com o objetivo de alcançar a sua certificação segundo as normas ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015.Este trabalho incide sobre um caso prático, em que, uma empresa com 17 anos, depois de um percurso penoso com uma quebra significativa do volume de negócios e perda de grande parte da sua estrutura organizacional, vê na certificação a alavanca necessária para voltar a entrar nos mercados que lhe foram vedados. Garantindo desta forma a recuperação do volume de negócios, consolidando a sua posição nestes mercados e talvez no futuro expandir-se para novas áreas geográficas. O sistema foi implementado tendo por base os princípios de gestão de qualidade e ambiente, adotando a abordagem por processos, que incorpora o ciclo PDCA (PLAN - DO - CHECK – ACT) de melhoria contínua, integrando o pensamento baseado no risco e o ciclo de vida dos produtos e serviços. No seguimento da auditoria externa realizada, a entidade certificadora constatou que o sistema de gestão está, globalmente, concebido, implementado e mantido de acordo com os requisitos das normas ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015; e demonstra aptidão para, de uma forma consistente, cumprir os requisitos aplicáveis, atingir os objetivos e realizar a política da Organização. Tendo a Equipa Auditora recomendado à Direção da entidade certificadora a Decisão de Certificação.
- A importância das redes sociais na divulgação do Mestrado de Design de Identidade DigitalPublication . Silva, Armando Correia Alves da; Martins, Vera; Rijo, CátiaO presente documento resulta da realização de um estágio curricular no DesignLab4U, desenvolvido no âmbito do Mestrado de Design de Identidade Digital (MDID) da Escola Superior de Tecnologias e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP). O estudo tem como objetivo principal estudar a importância das redes sociais na divulgação do MDID. Foi desenvolvida uma investigação ativa, através de uma metodologia mista. Utilizou-se um estudo de caso exploratório que teve como objeto de estudo a divulgação do MDID nas redes sociais. Primeiramente, através de uma metodologia qualitativa, realizou-se a avaliação de diagnóstico, de seguida a planificação do projeto e posteriormente a implementação do mesmo. Por fim, através de uma metodologia quantitativa, realizou-se a avaliação do projeto desenvolvido. Com esta investigação pretende-se analisar as redes sociais enquanto plataformas de comunicação, identificar as ferramentas do design de comunicação necessárias à criação de peças gráficas para a implementação de uma nova marca e identificar o papel do design de comunicação nas redes sociais
- Promoção da igualdade de género e de prevenção de situações de bullying em contexto associativoPublication . Russo, Ana Rita Poeiras; Martins, Maria José das D.O sexismo, a discriminação, a desigualdade e a violência baseada no género bem como as situações de bullying baseadas em estereótipos de género constituem problemáticas que estão presentes na sociedade atualmente. De forma a prevenir estas problemáticas surgiu o programa “Promoção da igualdade de género e prevenção do bullying em crianças em contexto associativo”, que foi conduzido com sete crianças dos cinco aos nove anos. Este programa teve como objetivos gerais promover a igualdade entre géneros e prevenir situações de violência (bullying), e como objetivos específicos, identificar e desconstruir estereótipos de género, consciencializar sobre a discriminação e a desigualdade de género, prevenir comportamentos desviantes e desadequados sobre a desigualdade de género, consciencializar sobre o fenómeno do bullying, identificar estratégias de combate ao bullying, promover relacionamentos saudáveis e positivos, e promover competências sociais. O programa (com dez sessões) seguiu um plano experimental, isto é, contou com dois grupos com iguais indicadores que foram submetidos a um pré-teste e a um pós-teste, mas apenas um dos grupos participou no programa no período entre estes dois testes. Participou também um terceiro grupo de uma faixa etária superior. A meio este foi interrompido devido à pandemia de Covid-19 não tendo sido implementado na totalidade. Apenas a temática referente à igualdade de género foi trabalhada. Os resultados revelam que os três grupos evidenciaram estereótipos de género no pré-teste: o GE mais do que o GC e os mais novos mais que os mais velhos. No pós-teste constatou-se a mesma situação entre os mais novos. Os objetivos do programa foram parcialmente atingidos pois nem todas as crianças do GE alteraram os seus estereótipos de género.
- A Study of Multilayer Perceptron Networks Applied to Classification of Ceramic Insulators Using UltrasoundPublication . Neto, Nemesio Fava Sopelsa; DE STEFANO, Alessandro; Meyer, Uta; Rafael, Torres Peña; Nied, Ademir; Seman, Laio Oriel; Villarrubia Gonzalez, Gabriel; LEITHARDT, VALDERI; Yow, Kin-Choong
- Relatório de Estágio Curricular: Plano de Comunicação para a empresa ARGO PARTNERSPublication . Andrade, Mariana Di Giovine Fernandes Freire de; Leal, Maria do CarmoO presente documento expõe conteúdo referente ao Estágio Curricular desenvolvido na empresa de Recursos Humanos Argo Partners, a fim de se obter o grau de Mestre em Marketing Digital, pela Universidade Europeia. O estágio teve a duração de 240 horas e decorreu entre o dia 16 de setembro e 20 de dezembro de 2019. Ao longo do documento são apresentadas as funções exercidas, as problemáticas encontradas no decorrer do estágio, e respetivas soluções em que o foco é a execução de um plano de comunicação.
- E-Shopping / In-Store Shopping, Experience and Shopping Motives: o Consumidor de Moda de LuxoPublication . Mata, Catarina Lopes; Scholten, MarcA presente dissertação intitulada “E-Shopping/ In-Store Shopping Experience and Shopping Motives: O consumidor de moda de luxo” tem como propósito explorar a experiência de shopping e os motivos do consumidor no shopping de moda de luxo, consoante a escolha do ponto de venda. Numa primeira fase, as marcas de moda de luxo destacaram-se pela sua presença em loja física. Porém, com a multiplicidade de plataformas de eletronic commerce, algumas luxury brands repensaram o seu posicionamento de venda e deram continuidade ao seu negócio no meio digital. A diferenciação do ponto de venda está associada a experiências de shopping distintas, bem como a motivos específicos do consumidor. Na secção metodológica, realizou-se um estudo não experimental correlacional entre as variáveis dependentes definidas nesta investigação, sendo que o inquérito por questionário (Qualtrics) foi o instrumento utilizado para a recolha de dados. O software estatístico SPSS foi a ferramenta escolhida para analisar e correlacionar os dados recolhidos. Como recurso a este estudo, a Farfetch foi identificada como a best practice no ramo do luxo online e a plataforma mais adequada para filtrar o target desta investigação. A primeira hipótese de investigação “A adesão às novas tendências da moda de luxo influencia positivamente o consumo de marcas de luxo.” não foi confirmada, bem como a hipótese “Há uma associação positiva entre os benefícios da experiência de shopping in-store e os benefícios da experiência de shopping online.” Porém, confirmou-se a hipótese de investigação “Há uma associação positiva entre os motivos dos consumidores de produtos de moda de luxo online e os motivos dos consumidores de produtos de moda de luxo in-store.”