Browsing by Issue Date, starting with "2019-01-31"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Completo, Joana Ferreira; Cortez, MarianaO presente relatório deve o seu nome às descrições escritas e circunstanciadas de práticas pedagógicas ocorridas em estágio profissional, por intermédio da observação e experimentação de atividades. Estas, são relatadas e fundamentadas de acordo com a sua pertinência e interesse pedagógico para aquela que será a minha realidade educativa. Nele, irei abordar e refletir sobre a importância da realização quer do estágio, quer da tarefa de compilar e organizar dados a fim de conseguir elaborar o relatório. Na sua introdução, é apresentada a identificação do local de estágio, a sua descrição relativamente à sua estrutura e a importância da sua elaboração, e a identificação do grupo de estágio. Posteriormente e após referir qual a pertinência deste estágio efetuado ao longo de dois semestres para a minha futura vida profissional, apresentarei um cronograma onde se pode constatar o tempo por mim despendido em relação às atividades a que assisti e promovi, como também as reuniões de Prática Pedagógica daí decorrentes. O Relatório de Estágio Profissional está organizado em quatro capítulos. No primeiro, são apresentados dez relatos de estágio de atividades que assisti promovidas pelas educadoras do grupo de crianças e de atividades desenvolvidas por mim em diferentes faixas etárias. As estratégias e recursos que considerei proveitosos, procurei fundamentá-los com o respetivo autor. No Capítulo 2, encontram-se cinco planificações pelas quais me orientei para promover algumas das atividades. As planificações que apresento abrangem as áreas de Expressão e Comunicação nomeadamente no Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita e Domínio da Matemática e a área do Conhecimento do Mundo. No Capítulo 3, apresento três propostas de atividades diferentes que elaborei durante o estágio profissional, para que seja possível realizar a avaliação das mesmas. Ao todo, os quatro dispositivos, possibilitam a avaliação das propostas de acordo com áreas/domínios e respetivas componentes/ da Educação Pré-Escolar. Por fim, no 4.º Capítulo, apresento uma proposta para um projeto, de nome “Todos diferentes, todos iguais!”, que foi pensado para ser feito junto de um grupo de crianças na faixa etária de 5 anos da Educação Pré-Escolar tendo sido desenvolvido com todas as etapas que um projeto exige para que possa ser aplicado. Para concluir, realizo uma reflexão final com os momentos pelos quais passei para o desenvolvimento deste estágio profissional e também deste Relatório.
- A importância do Turismo de Negócios em CascaisPublication . Bernardo, Ana Rita Martins; Silva, José Sancho de Sousa eAtualmente, verifica-se ao nível mundial grandes alterações de paradigmas e uma crescente mudança não apenas na oferta, mas sobretudo na procura turística. O turista é cada vez mais exigente e informado, possui gostos e motivações mais diversificados, valoriza as férias ativas e as experiências culturais, concede importância às questões de segurança e opta por consumos dentro de uma relação favorável do binómio preço/qualidade. A crescente procura turística em Portugal poderá refletir-se em diferentes segmentos do turismo. O turismo de negócios, sendo uma das principais motivações de visita ao nosso país, poderá impulsionar não apenas o regresso do congressista e da sua família, mas também induzir o consumo por outros produtos turísticos, uma vez que procurará conhecer novas vertentes e explorar o destino de uma forma não profissional. Neste contexto, a presente dissertação procura analisar de que forma pode o turismo de negócios em Cascais, e mais especificamente os congressos associativos, podem impulsionar e desenvolver outros produtos turísticos no mesmo destino. Foi realizada uma revisão da literatura bem como um inquérito presencial a participantes de um congresso associativo em Cascais, assegurando-se desta forma um estudo empírico orientado para as questões de investigação.
- Multimorbilidade em Portugal: Dados do Primeiro Inquérito Nacional de Saúde com Exame FísicoPublication . Quinaz Romana, Guilherme; Kislaya, Irina; Salvador, Mário Rui; Gonçalves, Susana Cunha; Nunes, Baltazar; Dias, CarlosIntrodução: A presença de múltiplas doenças crónicas, em simultâneo, no mesmo indivíduo é um problema de saúde reconhecido. Os doentes com multimorbilidade têm necessidades de saúde acrescidas, o que representa um ónus elevado para os cuidados de saúde. Embora não exista uma defiição consensual do conceito, a multimorbilidade é defiida habitualmente pela presença de duas ou mais doenças crónicas. A existência de evidência, para a realidade nacional, quanto à multimorbilidade poderá contribuir para a gestão e tratamento destes doentes de forma mais efiiente. Material e Métodos: Com o objetivo de estimar a prevalência de multimorbilidade e identifiar os fatores associados foi realizado um estudo epidemiológico transversal com base nos dados do INSEF, um inquérito de base populacional desenvolvido com uma amostra probabilística representativa da população portuguesa (n = 4911). A prevalência de multimorbilidade foi estimada para o total da população e para cada um dos sexos, estratifiada por grupo etário, região de saúde, educação e rendimento. As magnitudes das associações foram medidas pelas razões de prevalências ajustadas calculadas pelo modelo de regressão de Poisson. Resultados: A prevalência de multimorbilidade foi de 38,3% (IC 95%: 35,4% a 41,3%), com maior frequência nas mulheres, nos indivíduos mais velhos, nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo, Norte, Algarve e Alentejo e em níveis educacionais mais baixos. Não foi observada associação estatisticamente signifiativa entre a multimorbilidade e o rendimento. Discussão: A multimorbilidade é um problema que afeta mais de um terço da população portuguesa. O conhecimento epidemiológico sobre a multimorbilidade em Portugal permite identifiar os grupos populacionais onde esta realidade é mais prevalente. Conclusão: Os valores observados apontam para maior risco de multimorbilidade entre os indivíduos mais velhos e menos diferenciados e está em consonância com os resultados da literatura. Estes dados demonstram a relevância dos doentes com multimorbilidade e têm especial importância na forma com os cuidados de saúde são organizados e prestados.
- Impacto da formação organizacional no comprometimento e satisfação laboral dos colaboradores. Estudo de caso no Sistema Prisional Português (Área Metropolitana de Lisboa).Publication . Alves Lourenço, Ana Rita; Lopes Costa, JoséA dissertação estuda o impacto da formação organizacional no comprometimento organizacional e satisfação laboral, usando como estudo de caso os estabelecimentos prisionais da Área Metropolitana de Lisboa (AML). A amostra é composta por 116 questionários aplicados ao staff prisional. Investir na formação organizacional do staff prisional não só aumenta o seu comprometimento e satisfação, como também melhora o conhecimento, as competências, as atitudes e os comportamentos dos colaboradores. A formação pode ser explorada como uma “ferramenta” para capacitar os colaboradores com as competências necessárias para alcançar os objetivos e eficácia organizacionais. Os resultados revelam uma relação positiva entre satisfação laboral e comprometimento organizacional (r = 0.440, p < 0.001) e uma relação positiva entre comprometimento organizacional e formação (23.2% do comprometimento é explicado pelas variáveis pertencentes à formação). Verificou-se ainda que 39.6% da satisfação laboral (R2 ajustado = 0.396) é explicada pelas variáveis pertencentes à formação organizacional. Os resultados mostram que a natureza do trabalho (ꞵ = 0.361) é o fator ambiental que tem maior efeito na satisfação global (9.06%). A aplicação do método Enter revela um efeito mediador parcial da variável satisfação, já que o efeito positivo significativo da formação no comprometimento diminui com a entrada da satisfação (passa de ꞵ = 0.491, p < 0.001 para ꞵ = 0.355, p < 0.05). O estudo é pioneiro em Portugal ao nível do impacto da formação organizacional no comprometimento e satisfação laboral dos colaboradores no sistema prisional, e permite concluir que a formação tem um impacto positivo no comprometimento e satisfação do staff prisional da AML.