Browsing by Issue Date, starting with "2021-10-21"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Nunes, Daniela Gomes; Cortez, MarianaO presente trabalho consiste num Relatório de Estágio Profissional, diz respeito à prática profissional I, II, II e IV, realizada durante o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e foi elaborado ao longo de quatro semestres. Este relatório é composto por diversas experiências e aprendizagens que tive a oportunidade de vivenciar durante os Estágios I, II, III e IV. Para começar, o relatório está dividido em quatro capítulos, no entanto, antes destes quatro capítulos, existe uma introdução onde abordo a importância do estágio profissional e da supervisão do mesmo, depois, há uma breve descrição de todos as escolas onde tive a oportunidade de realizar o meu estágio e por fim, antes dos quatro capítulos, vem a calendarização de como se organizou os meus estágios. No primeiro capítulo, escrevi dez relatos, sendo que sete deles seriam de aulas ou atividades que observei durante o estágio e os restantes três seriam de atividades e aulas que eu dinamizei com as turmas onde fiz estágio. Estes relatos estão devidamente fundamentados teoricamente com temas que achei pertinentes abordar e refletir. No segundo capítulo, estão presentes oito planificações, quatro delas são referentes aos estágios realizados na valência de Educação Pré-Escolar e as outras quatro dizem respeito ao estágio realizado no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este capítulo abrange também as estratégias utilizadas, juntamente com uma breve reflexão sobre as mesmas e a devida fundamentação teórica. O terceiro capítulo é composto por quatro dispositivos de avaliação realizados e aplicados em contexto de estágio. Dois deles dizem respeito à valência de Educação Pré-Escolar e os outros são referentes ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. Aborda ainda, as reflexões dos resultados e análises dos mesmos, devidamente fundamentados com autores. O quarto e último capítulo diz respeito a um projeto educativo, cujo tema e título do projeto são as Diferenças. Este projeto está pensado para crianças da valência de Educação Pré-Escolar e tem como objetivo realizar diversas atividades e jogos que alertem as crianças para as diferenças umas das outras, de forma a aprenderem, desde cedo, a saber lidar com as mesmas e a respeitá-las. Como refere Todd Parr, Não faz mal ser diferente.
- Ventilação Não Invasiva (Power Point )Publication . Lima, Filipa; Carvalho, João
- Traumatologia Dento-alveolar (Power Point)Publication . Vasconcelos, Liliana
- Front lines of the COVID-19 pandemic: what is the effectiveness of using personal protective equipment in health service environments?: a systematic reviewPublication . Araujo, Cristiano; Guariza‑Filho, Odilon; Gonçalves, Flavio; Basso, Isabela; Schroder, Angela; Cavalcante‑Leão, Bianca; Ravazzi, Glória; Zeigelboim, Bianca; Neto, José; Sampaio Santos, RosanePurpose: This systematic review aimed to evaluate the effectiveness of the use of personal protective equipment (PPE) in closed environments, similar to waiting or exam rooms of healthcare facilities, in the face of exposure to a bioaerosol. Methods: Combinations of words were selected for six electronic databases and for the gray literature. To consider the eligibility of the studies to be included/excluded, the acronym “PECOS” was used: humans and/or experimental models that simulate aerosol (Population); aerosol exposure and the use of masks/respirators (exposition/intervention); controlled or not controlled (comparison); effectiveness of PPE and the receiver exposure (outcomes); and randomized clinical studies or not, observational or laboratory simulation studies (Studies design). Results: A total of 4820 references were retrieved by the search strategy. Thirty-five articles were selected for complete reading, of which 13 articles were included for qualitative synthesis. A surgical mask or N95 respirator reduced the risk of transmission, even over short distances. The use of masks, even those with less filtering power, when used by all individuals in the same environment is more effective in reducing risk than the use of respirators with high filtering power for only some of the individuals present. Conclusion: The use of mask in closed environments is effective in reducing the risk of transmission and contagion of a contaminated bioaerosol, with greater effectiveness when these devices are used by the source and receiver, regardless of the equipment’s filtering power.
- Risk factors associated with the stability of mini-implants and mini-plates: systematic review and meta-analysisPublication . Mattos, Paola; Gonçalves, Flavio; Basso, Isabela; Zeigelboim, Bianca; Niwa, Marcio; Neto, José; Santos, Rosane Sampaio; Araujo, Cristiano; Guariza‑Filho, OdilonObjective: The objective of this systematic review is to assess the risk factors associated with the stability of mini-implants and mini-plates in patients undergoing orthodontic treatment using temporary anchorage devices. Material and Methods: Search strategies were developed for each electronic database (PubMed/Medline, LILACS, Scopus, Web of Science, Embase, and Cochrane Library) and gray literature (Google Scholar, Proquest, and Open Grey). The risk of bias was assessed using the Cochrane Collaboration tool for assessing the risk of bias and Meta-Analysis of Statistics Assessment and Review Instrument. The certainty of the evidence was assessed using the GRADE tool. Meta-analyses and meta-regressions of random effects were performed for the outcomes of interest. Results: A total of 1517 articles were found, of which seven were selected for quantitative synthesis. When comparing the risk of failure between mini-implants and mini-plates, the risk values approached the threshold of statistical significance (p = 0.07) (RR = 1.83; 95% CI = 0.96–3.50; I2 = 69%), showing significance after sensitivity analysis (p < 0.05) and a greater risk for mini-implants. Mandible installation presented a higher risk of failure (RR = 1.85; 95% CI = 1.17–2.91). Conclusions: The evidence found indicates that failure in the stability is related to the type of device and that there is a greater risk by using isolated mini-implants, especially when positioned in the mandible. Clinical relevance: These findings help the orthodontist and/or the surgeon to stipulate risks, learn about the predictability of techniques, and communicate with the patient in an easier way.
- A Literature Review on Intelligent Services Applied to Distance LearningPublication . Martins Da Silva, Lidia; Pfeiffer Salomão Dias, Lucas; Rigo, Sandro; Barbosa, Jorge; Leithardt, Daiana; LEITHARDT, VALDERIDistance learning has assumed a relevant role in the educational scenario. The use of Virtual Learning Environments contributes to obtaining a substantial amount of educational data. In this sense, the analyzed data generate knowledge used by institutions to assist managers and professors in strategic planning and teaching. The discovery of students’ behaviors enables a wide variety of intelligent services for assisting in the learning process. This article presents a literature review in order to identify the intelligent services applied in distance learning. The research covers the period from January 2010 to May 2021. The initial search found 1316 articles, among which 51 were selected for further studies. Considering the selected articles, 33% (17/51) focus on learning systems, 35% (18/51) propose recommendation systems, 26% (13/51) approach predictive systems or models, and 6% (3/51) use assessment tools. This review allowed for the observation that the principal services offered are recommendation systems and learning systems. In these services, the analysis of student profiles stands out to identify patterns of behavior, detect low performance, and identify probabilities of dropouts from courses.
- A Importância da Metodologia de Trabalho por Projeto na Aprendizagem das Crianças em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Carmo Henriques, Jessica Alexandra; Farinho, Paula
- Processo de Cicatrização da Úlcera do Pé Diabético: terapia da ferida por pressão negativa versus tratamento convencionalPublication . Entradas, Carolina; Dionísio Mestre, Teresa; Ferreira, Rogério; Nunes, Ana; Vieira, João VítorIntrodução: A úlcera do pé diabético é uma complicação grave da diabetes mellitus, que pode conduzir a amputação dos membros inferiores, interferindo com a qualidade de vida da pessoa. Para prevenir este agravamento é imprescindível um diagnóstico precoce e um tratamento adequado. O tratamento pode ser o convencional que inclui uma limpeza e secagem da ferida, com posterior aplicação de materiais de penso estéreis consoante as características que a mesma apresenta, e também através da Terapia de Feridas por Pressão Negativa, um método de tratamento inovador, no qual é aplicada pressão negativa nas úlceras do pé diabético. Objetivo: A presente revisão integrativa da literatura pretende comparar a eficácia da aplicação da Terapia de Feridas por Pressão Negativa com o Tratamento Convencional no processo de cicatrização da pessoa com úlcera do pé diabético. Metodologia: Esta revisão integrativa da literatura utilizou a metodologia PICOD para formular a pergunta de investigação. Posteriormente, procedeu-se à pesquisa na plataforma EBSCOhost, na qual foram incluídas duas bases de dados neste motor de busca: MEDLINE Complete e CINAHL Complete, por artigos publicados entre os anos de 2016 e 2021. Foram incluídos nesta revisão 6 artigos correspondentes aos critérios de inclusão. Os níveis de evidência de cada artigo foram identificados consoante os níveis2 de evidência de Joanna Briggs Institute. Resultados: A maioria dos artigos desta revisão integrativa exibem uma consonância de resultados, demonstrando que as pessoas com úlcera do pé diabético que realizam Terapia de Feridas por Pressão Negativa denotam uma maior taxa de cicatrização completa da úlcera, um tempo de cura mais reduzido, que culmina numa redução do tempo de internamento e numa menor necessidade de serem submetidas a amputações. Conclusão: A Terapia de Feridas por Pressão Negativa apresenta uma maior eficácia no processo de cicatrização da pessoa com úlcera do pé diabético quando comparada ao tratamento convencional.