ESEJD - Escola Superior de Educação João de Deus
Permanent URI for this community
A Escola Superior de Educação João de Deus é uma entidade sem fins lucrativos. É propriedade da Associação de Jardins-Escola João de Deus (Instituição Particular de Solidariedade Social - IPSS), com mais de um século de existência, que também mantém em funcionamento 50 Centros Educativos distribuídos por todo o país. Baseada no ideal do seu mentor, a Escola Superior de Educação João de Deus obteve autorização legal em 9 de Novembro de 1988 e através do Decreto - Lei nº 408/88, foram criados os cursos de Educadores de Infância e de Professores do Ensino Básico 1º Ciclo, aos quais se juntaram os Cursos de Estudos Superiores Especializados - CESE em Investigação em Educação, Gestão Escolar e Desenvolvimento Pessoal e Social. Em 2008 foram homologados os cursos de Mestrados de Formação de Docentes: Educação Pré-Escolar, Ensino do 1.° Ciclo do Ensino Básico e Ensino dos 1.° e 2.° Ciclos do Ensino Básico, Mestrados em Ciências da Educação na Especialidade de Educação pela Arte, Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor e Administração e Gestão Escolar dando assim um salto qualitativo e quantitativo na oferta educativa da ESE João de Deus.
Browse
Browsing ESEJD - Escola Superior de Educação João de Deus by advisor "Boaventura, Diana"
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Cerejo, Inês Gomes; Boaventura, DianaEste relatório apresenta os estágios realizados durante o período compreendido entre de outubro de 2016 e fevereiro de 2018, inseridos nas unidades curriculares de Prática Profissional I, II e III do Mestrado em Educação Pré-Escolar realizado na Escola Superior de Educação João de Deus. O presente relatório inclui as minhas experiências de ensino aprendizagem realizadas e observadas na Educação Pré-Escolar. Numa primeira parte é feita uma breve introdução onde se definem os objetivos deste relatório, e onde se aborda a importância da prática profissional, a identificação e contextualização das escolas onde realizei a prática pedagógica e a calendarização da mesma. O primeiro capítulo é destinado aos Relatos de Estágio Profissional. Nele são apresentados dez relatos da prática pedagógica, sendo que sete desses relatos são de observações de situações significativas lecionadas pelas educadoras titulares e colegas de estágio, e três dos relatos correspondem a atividades planificadas e realizadas por mim, abrangendo as várias áreas curriculares, bem como as diferentes faixas etárias. O segundo capítulo é reservado às Planificações, onde é feita uma reflexão sobre o que é planificar e a importância de o fazer. Nele são apresentadas seis atividades planificadas e realizadas durante a prática profissinal nas diferentes escolas, inseridas nas diferentes áreas curriculares da Educação Pré-Escolar e faixas etárias. O terceiro capítulo apresentado corresponde aos Dispositivos de Avaliação onde reforço a significância da avaliação formativa nestas faixas etárias e apresento três atividades realizadas com crianças nas faixas etárias da Educação Pré-Escolar. Avalio as mesmas analisando as aprendizagens, as capacidades, as destrezas e atitudes. No quarto capítulo e último, do Relatório de Estágio, apresento uma proposta de trabalho de projeto que objetiva a interdisciplinaridade nas várias áreas curriculares da Educação Pré-Escolar. Para a realização desta proposta escolhi um tema relacionado com a educação ambiental cujo o nome é “Quem recicla, amigo é”. Por fim, efetiva-se uma perspetiva final sobre todo o trabalho realizado no presente relatório e sobre o valor da sua importância na minha formação enquanto futura educadora. Após esta reflexão crítica final são apresentadas as referências bibliográficas que utilizei para a elaboração do relatório tal como todos os anexos.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Oliveira, Joana Nuñez Teixeira de; Boaventura, DianaO presente trabalho tem como tema “Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV”, e tem como objetivo reunir a informação referente ao estágio realizado ao longo dos dois anos de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com este trabalho, pretende-se aprofundar e refletir sobre as práticas observadas e experienciadas na realidade educativa contactada. Desta forma, o relatório encontra-se dividido em quatro capítulos distintos: relatos de estágio, planificações, dispositivos de avaliação e, por fim, um projeto final. No primeiro capítulo, encontram-se 10 relatos de estágio, sendo 7 relatos de estágio correspondentes a atividades de sala de aula com crianças entre os 3 e os 9 anos de idade observados por mim, e 3 relatos de atividades desenvolvidas por mim durante o estágio, e avaliadas pelas educadoras e orientadoras da prática pedagógica, em diferentes faixas etárias. No segundo capítulo, apresento 8 planificações de atividades realizadas por mim, sendo quatro planificações referentes ao Ensino do Pré-Escolar e quatro planificações referentes ao Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nestas planificações estão descritas as estratégias e os recursos utilizados com fundamentação teórica baseada em diferentes autores, de modo, a promover a aprendizagem de cada criança/aluno. No terceiro capítulo, apresento quatro dispositivos de avaliação: dois dispositivos de avaliação referentes à educação Pré-Escolar e dois dispositivos de avaliação referentes ao ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O quarto capítulo, compreende o projeto final. Este trabalho de projeto, designado como “Segurança na Escola. SOS crianças” consiste em recorrer ao suporte básico de vida de forma apropriada, tanto nas crianças de 8 anos como nos professores envolvidos, com o intuito de promover os conhecimentos adequados e práticos, de modo a agirem corretamente numa situação de acidente. Com a realização deste relatório, pretendi demonstrar o meu desenvolvimento a nível pessoal e profissional, de modo a melhorar no futuro, e poder assim refletir todo esse desenvolvimento na prática pedagógica como futura educadora e professora.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Branco, Mariana Loureiro Pinto de Castelo; Boaventura, DianaO presente Relatório de Estágio descreve vários momentos vivenciados ao longo do curso de mestrado em Ensino Básico do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório está dividido em quatro partes distintas denominadas de capítulos. Cada capítulo descreve diferentes observações e vivências relativas ao estágio que teve a duração de 4 semestres. O primeiro capítulo apresenta 10 relatos de estágio, destes 10 relatos 3 abordam aulas lecionadas por mim os outros 7 relatam aulas que observei durante este percurso. Após cada relato é apresentada uma breve fundamentação teórica sobre os momentos/assuntos mais relevantes de cada um. Nessas fundamentações pretendo argumentar sobre estratégias e métodos de ensino adotados nessas aulas e sustentar esses argumentos com autores especialistas nesses temas. O segundo capítulo apresenta 8 planificações de aulas lecionadas por mim nas diferentes disciplinas. Tal como no primeiro capítulo apresento também, após cada planificação, a devida fundamentação à cerca das estratégias utilizadas nas aulas apresentadas. No terceiro capítulo são apresentados 4 dispositivos de avaliação, com os respetivos objetivos, critérios de avaliação, resultados e classificações, bem como uma breve fundamentação sobre os tipos, importância e aplicação da avaliação. No quarto e último capítulo apresento um projeto a que dei o nome “Apadrinho um colega”, que tem como principal objetivo desenvolver a solidariedade, a autonomia a consciência social e a atenção para com o outro. É um projeto orientado para a cidadania a desenvolver de uma forma interdisciplinar. Por último, o relatório conta com uma reflexão final, onde exponho as dificuldades e desafios que me deparei durante este percurso, e os projetos e estudos que quero desenvolver no futuro, para melhor poder exercer a profissão de docente.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Rocha, Madalena Melo Breyner Andrade; Boaventura, DianaO presente “Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV encontra-se dividido em quatro capítulos: relatos de estágio; planificações; dispositivos de avaliação e proposta de um projeto final. O primeiro capítulo, relatos de estágio, tem a narrativa de aulas observadas durante o estágio profissional, não só das educadoras como de colegas de estágio. Encontram- -se ainda neste capítulo três relatos de atividades realizadas por mim. No segundo capítulo, apresento oito planificações de atividades realizadas em estágio, quatro delas na educação pré-escolar e quatro no 1.º Ciclo do Ensino Básico, nelas mostro diferentes estratégias, recursos e conteúdos lecionados nos diferentes níveis de ensino. No capítulo dos dispositivos de avaliação, apresento quatro avaliações, duas na educação pré-escolar, na faixa etária dos 3 anos e na faixa etária dos 5 anos, e duas no 1.º Ciclo do Ensino Básico, no 1.º ano e no 4.º ano. Os dispositivos de avaliação apresentados são relativos a diferentes áreas e utilizei como método uma grelha de observação, duas propostas de trabalho e um protocolo de atividade experimental. Por fim, o último capítulo denominado projeto VER, foi pensado para ser realizado com crianças de 3.º ano com o objetivo principal de trabalhar os diversos conteúdos das diferentes disciplinas de forma lúdica e através de atividades experimentais. Com a elaboração deste relatório pretende-se apresentar todo o percurso realizado enquanto estagiária para a formação como futura educadora e professora.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Corvo, Patrícia Isabel Oliveira; Boaventura, DianaO Relatório de Estágio Profissional pretende descrever diferentes experiências e aprendizagens realizadas no âmbito do Mestrado Profissionalizante em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, durante a realização dos Estágios I, II, III e IV, realizados nos anos letivos 2019/2020 e 2020/2021. O mesmo foi realizado com a metodologia de observação participante e está dividido em quatro capítulos: Relatos de Estágio, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Trabalho de Projeto. O primeiro capítulo destina-se à narrativa de dez relatos significativos de Estágio, nomeadamente aulas e atividades que observei durante o mesmo. Três dos relatos apresentados são de atividades ou aulas realizadas por mim, e as restantes sete dinamizadas por profissionais de educação e por colegas de estágio. Cada relato conta com a reflexão da prática, fundamentando-a com os autores necessários. O segundo capítulo abrange oito planificações de atividades e de aulas, elaboradas por mim durante o Estágio Profissional. Para cada planificação descrevo as estratégias e recursos utilizados, e analiso as mesmas, justificando com base em conceitos de diversos autores. O terceiro capítulo é constituído por quatro dispositivos de avaliação, que criei e apliquei durante o Estágio Profissional. Dois dos dispositivos foram aplicados em grupos de Educação Pré-Escolar e dois em grupos de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para cada dispositivo apresento os respetivos parâmetros e critérios de avaliação, a avaliação em si e a análise, convenientemente fundamentada, das aprendizagens realizadas pelas crianças, durantes as atividades concretizadas. O quarto capítulo apresenta uma proposta de projeto intitulado “Higiene – Para que serve?”, pensado para o 1.º ano do Ensino Básico e com o objetivo abordar as diversas normas de higiene com os alunos, consciencializando-os para diversas temáticas. Termino o Relatório com as minhas Considerações Finais, onde reflito sobre o meu percurso ao longo destes quatro semestres, as dificuldades e desafios encontrados e a importância do Estágio Profissional. Também apresento todas as referências bibliográficas utilizadas para a realização deste relatório, assim como os anexos.