IPS - ESE - BIBLIOTECA
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Browsing IPS - ESE - BIBLIOTECA by advisor "Botelho, Fernanda"
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- Fluência da leitura em voz alta: contributo da ultilização de Podcast para o desenvolvimentoPublication . Silva, Filipa; Rodrigues, Maria do Rosário; Botelho, FernandaO presente estudo insere-se globalmente na temática do desenvolvimento da fluência de leitura em voz alta no 1.º Ciclo do Ensino Básico, através do recurso a uma ferramenta da Web 2.0, o podcast. O seu objetivo foi, pois, compreender de que forma a gravação de podcasts por crianças pode influenciar a sua fluência de leitura oral, tendo sido desenvolvido com uma turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com este projeto, pretendeu-se criar um ambiente motivador para o desenvolvimento da fluência de leitura em voz alta, através do recurso às TIC, mais especificamente a uma das ferramentas da Web 2.0 – podcasting – e à participação no concurso dinamizado pelo Ministério da Educação e Ciência – “Conta-nos uma história…” Na fase inicial do projeto, o referido concurso foi apresentado às crianças, bem como desenvolvidas as primeiras noções acerca dos podcasts. Numa segunda etapa, os alunos, em grupo, construíram os contos a partir dos quais realizariam os seus podcasts, reviram e treinaram a sua leitura. Posteriormente, cada grupo gravou o seu conto, de acordo com a divisão das falas, previamente estipulada. A partir da discussão gerada entre os grupos, puderam debater as suas leituras e as dos colegas, ajudando-se mutuamente e selecionando as gravações que fariam parte do produto final. Por fim, realizaram a avaliação do trabalho realizado. No final da implementação deste projeto, foi possível perceber que o trabalho desenvolvido contribuiu para a reflexão dos alunos sobre a leitura oral e que o recurso às ferramentas da Web 2.0, neste caso, ao podcasting, pode constituir-se como um importante motor de aprendizagem e desenvolvimento da fluência da leitura em voz alta pela tomada de consciência dos aspetos associados à mesma – velocidade de leitura, precisão de leitura e entoação.
- Resolução de problemas matemáticos verbais e estratégias de compreensão textualPublication . Rodrigues, Ana Lúcia dos Santos; Boavida, Ana Maria; Botelho, FernandaEste estudo foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Estágio no 2º ciclo, do curso de Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico. A investigação foi desenvolvida numa turma de 6º ano de escolaridade e tem como objetivo analisar as potencialidades da utilização de estratégias de compreensão textual na resolução de problemas matemáticos verbais. Neste sentido, foram formuladas duas questões: (i) De que modo uma atividade focada na compreensão de enunciados de problemas matemáticos verbais se repercute na resolução, pelos alunos, dos problemas? (ii) Que estratégias de compreensão textual mobilizam explicitamente os alunos na resolução de problemas matemáticos verbais? O enquadramento teórico aborda a linguagem e o ensino da leitura, as suas etapas principais, a relação entre compreensão e memória e, por fim, quais os mecanismos envolvidos na compreensão textual. Na área da Matemática, foca o significado de problema, a resolução de problemas e o currículo de Matemática e, por fim, a aprendizagem da resolução de problemas (tipos de problemas, modelos de resolução de problemas e a fase da compreensão de problemas matemáticos verbais). Do ponto de vista metodológico, o estudo constitui uma investigação sobre a prática que se enquadra numa abordagem qualitativa e no paradigma interpretativo. Os dados foram obtidos através da observação participante e da recolha documental e foram objeto de uma análise de conteúdo organizada em cinco fases em que foram usados critérios distintos. Os resultados da investigação mostram que, aparentemente, as estratégias de compreensão textual ajudam os alunos a compreender os enunciados de problemas matemáticos verbais. No entanto, pode-se também observar que a utilização dessas estratégias não é suficiente para garantir o sucesso dos alunos na resolução de problemas. Em relação às estratégias que os alunos mobilizam explicitamente na resolução de problemas, este estudo revela que as estratégias mais mobilizadas são aquelas com que os alunos estão mais familiarizados. Os dados revelaram que o ato de sublinhar informações importantes foi a estratégia mais mobilizada pelos alunos durante a resolução dos problemas presentes nas tarefas propostas. Mais uma vez, o facto de os alunos não mobilizarem explicitamente estratégias de compreensão textual não significa que não o fizeram, apenas não o apresentaram explicitamente.
- A revisão cooperada e o desenvolvimento da escritaPublication . Ribeiro, Inês Martelo; Botelho, Fernanda; Pinto, JorgeA investigação que aqui se apresenta insere-se nos estudos de Investigação-Ação, no âmbito do paradigma qualitativo, cujo principal objetivo foi averiguar de que forma é que a revisão cooperada permite o melhoramento dos textos, através da partilha de feedbacks dos colegas, tendo para isso analisado quatro situações de revisão cooperada dinamizadas numa turma do 3.º ano do 1.º CEB. Assim, relativamente a este contexto, constatei quais os níveis linguísticos e operações de modificação mais destacados nas propostas dos colegas e na versão final, quais os motivos que levaram os alunos a escolherem um determinado texto como o que mais precisava de melhorar e quais as aprendizagens construídas e reconhecidas pelos alunos após a dinamização da revisão cooperada.
