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- Ser y vivir el ambientePublication . Bustos, Viviana Ortiz; Oosterbeek, Luiz; Figueira, Luis MotaNa Costa Rica, durante a década de 70 foi dada autorização a uma série de instituições estatais e privadas para a aquisição de peças arqueológicas provenientes de contextos arqueológicos saqueados. Esta prática era para evitar que as peças saíssem do país. Como consequência o saque de sítios arqueológicos cresceu, uma vez que se tornara uma entrada de dinheiro segura para muitas famílias costa-riquenhas, já que as instituições acabavam por comprar as peças. Em 1982, a Lei do Património Nacional Nº 6703 proibiu o comércio, exportação e aquisição de peças arqueológicas fora dos parâmetros científicos, deixando uma série de instituições com grandes colecções de artefactos roubados.A seguinte investigação tem como objectivo realizar uma exposição temporária no Museu do Jade com peças arqueológicas com formas animais. A limitação que apresentam estas peças é a falta de conhecimento do seu contexto arqueológico, uma vez terem sido adquiridas pela forma anteriormente mencionada.Tomando em conta a problemática do saque de sítios arqueológicos na Costa Rica e a falta de contexto destas peças, cria-se uma contrariedade para a sua utilização na sociabilização do conhecimento e educação patrimonial. Ao mesmo tempo que se pretende analisar as características que estas peças apresentam, tenta-se também justificar o seu conteúdo científico e devolver-lhes o contexto outrora perdido. Uma vez que a recontextualização das peças foi fundada em estudo comparativo, toma-se como pressuposto a necessidade de aprofundamento desta linha de investigação
- Terra preta em contexto pré-histórico e ambientalPublication . Viana, William Carboni; Rosina, Pierluigi; Bernardo, Danilo VicensottoNos sítios arqueológicos ceramistas da região Amazônica, no Brasil, são de fato comuns manchas enegrecidas no solo, resultantes de processos de ocupação humana. Em diversos locais do assentamento eram depositados materiais que alteram as propriedades do solo. Essas manchas são descritas como solos antropogênicos (ou antrópicos), classificados na região Amazônica como ‘’Terra Preta Arqueológica’’, ‘’Terra Preta de Índio’’, ou apenas ‘’Terra Preta’’. Durante algum tempo foram levantadas hipóteses em relação à composição e formação, bem quanto à intencionalidade (ou não) na produção desses solos em contextos arqueológicos. Deste modo, com a proposta de auxiliar no entendimento do ambiente dos sítios arqueológico a contribuir na discussão dos modelos de ocupação pré-históricos foram realizadas análises geoquímicas nos solos de 4 sítios arqueológicos localizados no médio/baixo curso do rio Xingu (Gaioso 2 e 11, Paquiçamba 3 e Vila Rica 2). Por meio de análise geoquímica avaliou-se a Terra Preta e os solos circunvizinhos no que diz respeito a: pH, índice de SMP, conteúdos trocáveis de fósforo (P), potássio (K), alumínio (Al), magnésio (Mg) e sódio (Na), teor de matéria orgânica (M.O.), soma de bases (S), acidez potencial (H+ + Al+3), capacidade de troca catiônica (CTC) e saturação de bases (V) e nitrogênados (amoniacal, orgânico e nítrico) e análise de micro-carvões. Comparou-se os resultados geoquímicos nas variáveis local (sítio x sítio) e material de origem (profundidade das coletas) tanto dentro como fora da Terra Preta associada ao contexto ambiente, de modo a verificar a formação destes solos ‘’anômalos’’, bem como o que fornece a sua cor enegrecida. Os valores médios obtidos pela análise geoquímica evidenciaram difereças relevantes entre a Terra Preta e os solos adjacentes, conferindo teores mais elevados apenas nos quisitos matéria orgânica (MO), nitrogênio orgânico e cálcio (Ca), sendo que este último não apresenta uma padronização em seus valores entre a Terra Preta dos sítios aqui testados. Os resultados sugerem que a cor enegrecida da Terra Preta é dada sobre tudo pelo alto teor de MO. No que diz respeito às análises de micro-carvões sua quantificação presente em cada sítio indica que estes carvões estão associados a atividades antrópicas e não com fogos ‘’naturais’’, e que colaboram em parte na cor da Terra Preta.
- Empreendedorismo nascentePublication . Hugo, Correia da Cunha Oliveira; Simões, Jorge Manuel Marques; Inácio, Maria JoãoNuma altura em que o país atravessa uma situação financeira complexa, com um elevado número de desempregados, nós cidadãos nacionais devemos contrariar essas expetativas, criando o nosso próprio negócio. Para se ser um possível empreendedor é preciso possuir algumas características, como criatividade, liderança, responsabilidade, visão, persistência, entre outras. Assim através do programa “Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso”, as escolas profissionais dos Açores, têm vindo a estimular todas essas características nos seus alunos, para que estes adquirem vontade e conhecimentos para se tornarem futuros empreendedores. Esta investigação tem como principal objetivo analisar o nível de potencialidade empreendedora nos jovens açorianos, pertencentes às escolas profissionais aderentes ao programa supra mencionado. Assim, foi aplicado um questionário junto dos alunos das escolas profissionais dos Açores, estes considerados como empreendedores nascentes, tendo sido recolhida uma amostra de 194 questionários numa população de 798 alunos. Os resultados obtidos mostram que os alunos açorianos após concluírem os seus cursos profissionais, têm receio de criar o seu próprio negócio, entre outras razões, por se considerarem muito jovens, e por residirem num território insular, estando, por isso, longe dos mercados e das fontes, levando-os a terem medo de arriscar.
- Caso associação de apoio social da Freguesia de São Pedro de TomarPublication . Fernandes, Ana Teresa Domingos; Figueira, Luís MotaA recente evolução do Terceiro Setor desperta interesse dos investigadores e profissionais do setor por este tema, nomeadamente no estudo dos factos relacionados com as pessoas idosas e organizações envolventes. Aliado a esse fator depara-se a necessidade de aplicar e adquirir um conjunto de competências no mundo laboral. É este o fundamento que dá origem ao Estágio, refletido no presente documento. O envelhecimento demográfico é o aumento da percentagem das pessoas idosas na população total, sendo esse fenómeno cada vez mais frequente na sociedade atual. Numa perspectiva histórica sabemos que o Estado Português inicia as políticas para a velhice a partir de 1969 com vista a completar falhas de uma política de reforma ineficaz, escassa e setorial. Os idosos representam a população reformada, subsistindo uma enorme dificuldade para evitar que grande parte dessa população seja arrastada para a pobreza e, em consequência, para a exclusão social. Com o objectivo de combater o problema do envelhecimento, as políticas públicas devem ser desenhadas com a visão de agrupar a ética e a responsabilidade a fim de possibilitar ao idoso o exercício da cidadania e cooperar de forma responsável para a sustentabilidade do sistema, prestando proteção futura aos novos idosos. Através da experiência de Estágio, desenvolvida por nós na Associação de Apoio Social da Freguesia de São Pedro de Tomar, Instituição Particular de Solidariedade Social, local da realização do estágio, foi possível constatar que a passagem de Centro de Dia para uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas se revelou acertado. Como se relatou, tratou-se de um processo complexo e que envolveu muitos meios, tanto humanos como administrativos. A presença de componentes de gestão nos processos de trabalho no designado Terceiro Setor, melhoram a prestação dos profissionais que trabalham neste tipo de atividade e ajudam ao desenvolvimento da economia local.
- Referral in the General Practice in the centre of Portugal: electronic data from two groups of Health CentresPublication . Botas, Philippe; Santiago, Luiz Miguel; Miranda, Paula; Pereira, CarolinaIntroduction: Referral is one of the core competencies of General Practitioners. In 1992, the European study of referrals from Primary to Secondary care indicated a referral rate (RR) of 5.56% in Portugal. In 2003, the RR related to a Health Centre (HC) in the north of Portugal was 10.11 %. At 2012’s WONCA Europe, the authors presented a research introducing a standardized population indicator, Adjusted Referral Calculation (ARC), to study referral in a HC. Objective: Following on from previous research, investigators intended to characterize the informatics generated data of referral, in two groups of Health Centres (GHC) in the centre of Portugal, between 2009 and 2011. Methods: Cross-sectional study. Referral data registered in the computerized system SAM estatística. For each HC, we calculated the RR, (n referral/n total consultations)*100, and the ARC, (n referral*1000/population at the middle of the year*365), that characterizes the number of referral by day adjusted to population at the middle of each year. We analyzed statistical differences in RR and ARC between the two GHC using the Student t test for independent samples. Results: Considering each HC, the RR ranged between 1.48%-5.8% and the ARC between 0.16‰-0.75‰. The lowest and highest values occurred in two HC from the same GHC. The values of RR average ranged between 3.5%-3.79% and 4.74%-5.04%, and the values of ARC average ranged between 0.44‰-0.48‰ and 0.46‰-0.47‰, of the two GHC, respectively. There was no significant difference comparing the RR and ARC averages between the two GHC, except the RR in 2011 (p=0,026). Discussion: The results of RR average for each GHC are lower than what was estimated to Portugal in the European study from 1992. The methodology didn’t consider referral data which wasn’t registered in the program used. However, the authors believe that almost all referrals are made trough the path we studied here. In this research, we found that the lowest and highest values of RR and ARC were recorded in two HC geographically near to each other. This finding promotes reflection about factors that influence the process of referral. ARC allows a more complete analysis between different contexts and complements the information from RR.
- Confidence building measures for 5+5 defense initiative under a 2020-2025 HorizonPublication . Reis, Bruno Cardos; Carriço, Alexandre
- A Líbia pós-Kadhafi: geografia, segurança e direitos humanosPublication . Saraiva, Maria Francisca
- Consultation hold: interruptions during General Practice consultationsPublication . Botas, Philippe; Pereira, Carolina; Santiago, Luiz Miguel; Cruz, Ana Rita; Carvalho, RosaIntroduction: The impact of interruptions (IR) in consultations is recognized. A study in Ireland identified IR in 53 of 212 consultations (25%) and the most common source was the phone. In Spain, 91% and 54% of consultations of two family doctors had an IR, with a mean duration of 35 and 16 seconds. Objective: To characterize the IR in consultations of the researchers’ Health Unit, in the centre of Portugal. Methods: Cross-sectional study. Authorization granted by Official Ethics Committee. General and Family Medicine consultations periods with at least 2 hours were randomized, by doctor in 2 weeks of evaluation. Informed consent was signed by patients. The researcher physician sat in the corner of the consulting room and recorded the information in a specifically designed data sheet. Significant IR was defined as the one lasting more than 5 seconds and/or changing the flow of the consultation. Inside and outside IR was defined according to origin in relation to consulting room. Data were analyzed by descriptive and nonparametric inferential statistics. Results: 37 of 63 consultations (58.7%) had at least one IR, with a mean duration of 42 seconds. No significant difference comparing weeks (p=0.440) or morning/afternoon periods (p=0.556). 19 consultations had 1 IR (51.4%), followed by 2 IR (10), 3 IR (6), 4 and 5 IR (1). In 34 consultations (91.9%) the IR were considered significant and in 30 consultations (83.3%) were considered unjustified. Of 66 IR, 57 (86.4%) were significant. The commonest source was the door [29 (43.9%) of the total and 27 (47.4%) of the significant IR], mainly caused by a physician [specialist (24%) and intern (21%)], followed by patient (21%), nurse (17%) and technical assistant (17%). Other sources were patient or doctor’s phone mobile (18.2%), lack of material (12.1%), consulting room telephone (10.6%), electronic problem (7.6%) and exit from office (7.6%). Lack of material and 3 cases of exit from office were considered justified. Outside factors had greater impact on consultations (p=0.041). Discussion: In this study at least half of the consultations had an IR. The door stands out as the main source and had a high impact. The IR by an intern may represent peculiarities of the formation. The inside factors, mainly the phone mobile and exit from office, are related to core doctor/patient and revealed to have a lesser impact. Correction measures can improve performance for even the justified IR can be avoided.
- A socialização como parte integrante da refeição em creche e em jardim-de-infânciaPublication . Cordeiro, Fernanda Augusta Marques Ferreira; Pinheiro, AugustoA socialização é uma condição bastante importante do processo de desenvolvimento das crianças. Esta socialização dá-se em todos os momentos da rotina das crianças, nos contextos de creche e de jardim-de-infância, sendo que lhe tem sido conferida importância também no momento da comensalidade. O tema deste relatório final de mestrado incide neste importante momento da rotina diária, tendo em especial atenção o modo como as crianças se relacionam e convivem durante a refeição. Assim, este trabalho foi realizado com base na investigação-ação, utilizando uma metodologia qualitativa. Todo o trabalho envolvido neste relatório teve por base os estágios efetuados durante os dois semestres do Mestrado em Educação Pré-Escolar, sendo que se pretende descrever a convivencialidade durante hora da refeição de forma a que as crianças apreciem este momento.
- A expressão musical na educação de infância: conceções e práticas das educadorasPublication . Gonçalves, Sara Coelho; Vasconcelos, António ÂngeloO presente Relatório de Projeto de Investigação tem como principal intencionalidade interpretar e compreender as conceções e práticas pedagógicas das educadoras de infância cooperantes sobre o papel da expressão musical nos contextos pedagógicos de creche e jardim de infância onde foi desenvolvido o meu estágio no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O trabalho é baseado na abordagem de investigação- ação e visa apresentar o processo de interpretação das informações recolhidas durante a vivência nos dois contextos educativos, assim como a intervenção desenvolvida pela estudante/ investigadora no sentido de promover a expressão musical nos contextos em ação. Os instrumentos de recolha de informação usados são a observação participante, a entrevista semi- estruturada e a análise documental.