Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A revisão cooperada e o desenvolvimento da escrita

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

A investigação que aqui se apresenta insere-se nos estudos de Investigação-Ação, no âmbito do paradigma qualitativo, cujo principal objetivo foi averiguar de que forma é que a revisão cooperada permite o melhoramento dos textos, através da partilha de feedbacks dos colegas, tendo para isso analisado quatro situações de revisão cooperada dinamizadas numa turma do 3.º ano do 1.º CEB. Assim, relativamente a este contexto, constatei quais os níveis linguísticos e operações de modificação mais destacados nas propostas dos colegas e na versão final, quais os motivos que levaram os alunos a escolherem um determinado texto como o que mais precisava de melhorar e quais as aprendizagens construídas e reconhecidas pelos alunos após a dinamização da revisão cooperada.
This investigation is inserted into a type of study named Action-Research, one of qualitative studies. The investigation’s main goal was to know how a cooperative review enables the text improvement, with the colleagues feedback. For that purpose, I performed cooperative review taks in a 3rd grade class and studied four different situations. Therefore, I found out, in that specific context, what were the more frequent linguistic levels and modification operations in the collegues feedback and in the final version of the text, why did the students choose a certain text that needed to be improved and which were the learnings recognized by the students after the cooperative review tasks.

Description

Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Keywords

Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal

CC License