ESAD - COM - Teses e Dissertações
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESAD - COM - Teses e Dissertações by advisor "Fernando, Susana"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Embalagem de produtos farmacêuticos: uma análise visualPublication . Fabiana José da Silva Ferreira; Fernando, SusanaO presente trabalho de investigação surge com o propósito de dar a conhecer parte do espólio da indústria farmacêutica, através da análise visual do grafismo de uma amostra de embalagens de medicamentos. A amostra de embalagens de medicamentos foram selecionadas tendo em conta os seguintes critérios: medicamentos comercializados em farmácias e parafarmácias em Portugal, medicamentos não sujeitos a receita médica e o grafismo da embalagem tem de conter elementos verbais e não verbais. As embalagens de medicamentos têm como função proteger, condicionar, conservar e identificar o medicamento, mas, além disso, são através delas que há o primeiro contacto com os utentes e os profissionais de saúde. A comunicação visual presente nas embalagens é essencial para uma boa compreensão da informação e pelo bom uso por parte do utente. Transmite informações como: instruções de como tomar, alertas de perigo, aspetos relacionados com a posologia, entre outros. Esta investigação trata-se, portanto, de uma análise visual de alguns elementos que constituem uma embalagem de medicamentos, tais como: ilustração, cor, tipografia e formato. Procura abordar alguns pontos que foram considerados cruciais para compreender o objeto de estudo. O volume que apresenta a componente projectual, Embalagem de produtos farmacêuticos: uma análise visual, acompanha este documento escrito, surge com o objetivo de documentar, visualizar e comparar todo o material recolhido durante a investigação e permitir a consulta e análise de uma amostra do espólio da comunicação visual desta indústria.s
- Um estudo infográfico sobre os sintomas da doença de ParkinsonPublication . Martins Correia, Bruna Rafaela; Fernando, SusanaA presente investigação explora a relação interdisciplinar entre o Design e a Saúde e procura perceber como é que o Design Gráfico pode contribuir para a saúde pública, a partir do projeto provocativamente intitulado Can Graphic Design Save Your Life?. Esta investigação traduz-se num estudo infográfico sobre a doença de Parkinson, focado na evolução dos sintomas e na avaliação da progressão da doença de acordo com a escala Hoehn e Yahr, com o objetivo de informar, consciencializar e sensibilizar para a doen-ça, não só os doentes, mas a sociedade no geral. Com isto, o projeto visa reafirmar o papel mediador do designer e do Design Gráfico na comunicação visual colocando a visualização de informação ao serviço das ciências médicas.
- Pontos de Vista - o processo de visualização na interpretação de temas musicaisPublication . Brito, Carolina; Fernando, SusanaHoje em dia a sociedade é rodeada de todo o tipo de estímulos. A imagem cativa as pessoas desde o primeiro momento, por outro lado, a música convence os ouvintes ao longo da sua duração e composição melódica mas, igualmente à imagem, traduz‐ -se num misto de sentimentos/emoções. A música (audível) e o design (visual) são áreas que se complementam em bastantes aspetos. Com isto, este projeto experimental tem como objetivo explorar a ligação entre a música e a imagem, a audição e a visão. Pretende-se através de uma experiência de audição e interpretação de músicas, a compilação de registos de interpretação de diferentes sujeitos (crianças e adultos), com o objetivo de, após a sua análise e seleção, desenvolver um objeto gráfico onde é possível a visualização dos resultados das interpretações, assim como usufruir de uma experiência de realidade aumentada, onde os registos rodeiam o visualizador. Desta forma, o designer apropria-se dos registos recolhidos, utilizando-os como ponto de partida, para o processo de criação do objeto gráfico, onde é proporcionada uma experiência visual. O resultado final permitirá ao leitor visualizar a música, através de uma interpretação do designer que, por sua vez, parte dos registos das interpretações dos participantes.
- A tradição e o contemporâneo - estudo dos casos de encadernação manual no opfício portuguêsPublication . Carvalho, Mariana; Fernando, SusanaOs poucos encadernadores tradicionais portugueses sobreviventes à mecanização do livro no século XIX, deparam-se com as novas tecnologias de produção e com a existência do suporte digital, pondo em causa a continuidade do seu ofício. Também com esta indústria apareceu o design editorial, e é este que parece estar a reinventar a produção manual do livro, numa vertente do "Do-it-yourself" e menos convencional. Esta investigação pretende saber como se conjuga na prática a perspectiva do designer com a encadernação manual tradicional, como se está a adaptar o ofício do encadernador artesanal face às novas tecnologias e identificar as diferenças e semelhanças entre estas duas figuras - o encadernador-artesão e o encadernador-designer. Para isso, além da pesquisa bibliográfica, fez-se um levantamento do mercado nacional neste ofício, através do contacto direto com encadernadores formados pelo método tradicional e com encadernadores de formação académica em Design. Das sete visitas efetuadas resultou a compilação e a comparação de dados identificaram-se entre eles, e selecionou-se um encadernador-artesão e um encadernador-designer para confrontar as duas abordagens. Esta confrontação concretiza-se na elaboração de um objeto editorial representativo dessas semelhanças. Verifica-se que a encadernação manual tradicional corre riscos de desaparecer ao ritmo do envelhecimento dos encadernadores-artesãos e da não existência de aprendizes, Em contrapartida, existe uma nova geração de designers interessados em ocupar este espaço, apesar das dificuldades na aprendizagem as técnicas de encadernação complexas e exigentes em tempos de formação prática.