IPAM - Lisboa
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Browsing IPAM - Lisboa by advisor "Arraya, Marco"
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- D. DUARTE: o Vinho de Luxo da Região Vinícola de Mafra. À Conquista de um InvestidorPublication . Braz, Raquel Duarte; Arraya, MarcoO vinho é das bebidas mais consumidas por todo o mundo e, para Portugal, representa um forte impacto na economia. O aumento do consumo do vinho, a evolução do mercado, e as novas tendências e preferências, apresentam uma forte oportunidade de negócio na criação de um novo vinho de luxo, com um grupo de apreciadores deste tipo de produto, dispostos a consumir novos néctares que transmitam experiências únicas. O vinho é um produto com um processo de produção bastante complexo, e para que ele esteja posicionado na categoria de luxo, deve apostar em recursos e capacidades diferenciadoras para posicionar-se num patamar superior às opções de mercado já existentes. Neste sentido, é através de uma análise aos atributos de um vinho de luxo, aos consumidores e aos recursos e capacidades, que este negócio tem a capacidade de atrair um potencial investidor. A real vila de Mafra tem uma tradição histórica na vinicultura, e vinhas com potencial para a criação de um vinho de luxo. Neste sentido, este projeto apresenta os antecedentes e uma proposta estratégica que refletem o potencial de negócio de um vinho de luxo proveniente da região de Mafra. A abordagem da teoria dos recursos, o paradigma das capacidades, os fatores chave de sucesso e as capacidades distintivas são o garante da viabilidade e sustentabilidade qualitativa do projeto. A análise económica com o uso de indicadores de risco e rentabilidade certificam a viabilidade e sustentabilidade económica de um vinho de luxo com o berço na região de Mafra.
- Fatores de Churn e as influências no desempenho das operadoras de telecomunicaçõesPublication . Fevereiro, Pedro Gonçalo Pinto; Arraya, MarcoO fenómeno de churn, ou perda de clientes, é um paradigma dos operadores de serviços de telecomunicações. Esta ocorrência é muito comum entre as empresas do setor, evidenciado sobretudo pelos relatórios da autoridade reguladora de comunicações em Portugal, a ANACOM, e por diversos artigos científicos sobre o tema. A presente investigação procura compreender as razões desta tendência, ao realizar uma metodologia mista, que permite, através de entrevistas qualitativas, percecionar pela ótica de colaboradores de telecomunicações, quais os principais fatores que impactam o consumidor, nos quatro critérios investigados na revisão da literatura: atração, satisfação, insatisfação e retenção. Posteriormente, verificámos através de questionário quantitativo aos consumidores de operadores de serviços telecomunicações, os fatores mais preponderantes dos critérios supracitados. Seguidamente, realizámos uma comparação de ambas as investigações metodológicas, no sentido de averiguar se os operadores de telecomunicações estão cientes das verdadeiras razões do descontentamento dos clientes. Após isto, analisámos alguns dos fatores nomeados pela investigação mista, como “Rede”, “Necessidades”, “transparência”, “Oferta”, “Apoio” e “Inovação” no “Desempenho” das operadoras de telecomunicações. Com uma amostra de 154 consumidores deste setor, e com recurso às técnicas estatísticas Teste T-Student e Regressão Linear Múltipla, foi possível averiguar os objetivos propostos para esta investigação. Para além disto, foram apresentadas uma discussão sobre os resultados e uma conclusão com contribuições teóricas e práticas, e ainda identificadas algumas limitações e recomendações em futuras investigações.
- Sustentabilidade cultural e económica da tauromaquia portuguesa: um estudo qualitativoPublication . Carvalho, Catarina Vidigal; Arraya, MarcoA presente dissertação tem como objetivo analisar a importância cultural da tauromaquia na identidade e nas tradições culturais portuguesas, bem como avaliar o seu impacto a nível económico e cultural. A pesquisa foca as estratégias de marketing digital como meio de sustentabilidade económica e cultural. Com a controvérsia existente no que diz respeito à sustentabilidade da tauromaquia, torna-se relevante entender de que maneira é possível manter a tauromaquia como atividade económica e espetáculo cultural. Foi detetado, no entanto, uma lacuna na literatura no que diz respeito à relação da tauromaquia com a sustentabilidade e o marketing digital, que fomos ultrapassando no decorrer deste estudo. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, recorrendo ao método de entrevistas a 28 artistas e profissionais da tauromaquia, com as mais variadas idades, formações académicas e regiões. Os resultados indicam que, com as estratégias certas, a tauromaquia pode continuar a ser sustentável económica e culturalmente. Foi possível concluir que as redes sociais desempenham um papel significativo para estes artistas e profissionais, impactando de forma bastante positiva a promoção do seu trabalho. Não obstante, é necessário que sejam abordadas as estratégias corretas, visto que a tauromaquia enfrenta alguns desafios em certas áreas. Com base nos resultados, recomenda-se que sejam estudados em maior profundidade os constrangimentos económicos do setor, a adaptação dos artistas e profissionais às plataformas digitais, e por último, futuros trabalhos empíricos quantitativos de avaliação de possíveis estratégias de marketing que promovam a indústria da tauromaquia.