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Os Stakeholders e as Instituições de Ensino Superior

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A teoria dos stakeholders, influente teoria de gestão em termos empresariais e das organizações em geral, tem como um dos principais marcos a publicação em 1984 da obra Strategic Management: A stakeholder approach de Edwar Freeman. O seu paradigma essencial baseia-se na ideia de que não é suficiente ter uma abordagem interna para se compreender os padrões de eficiência e de eficácia de uma organização, sendo necessário combinar essa abordagem com uma abordagens externa, nomeadamente em relação àqueles a quem as organizações procuram satisfazer necessidades, naturalmente os clientes, mas de uma forma mais abrangente todos, pessoas ou organizações, que têm um interesse especifico e com os quais uma organização interage permanentemente. No âmbito das Instituições de Ensino Superior Públicas Portuguesas (IESPP), a massificação, as novas perspetivas sobre o ensino e a globalização, enquanto tendências de contexto nas décadas mais recentes, têm pressionado a uma maior abertura da sua atividade à sociedade e a todos os que as rodeiam. No mesmo sentido, as novas exigências da administração e a lógica concorrencial de mercado, têm intensificado ainda mais a necessidade de as IESPP conhecerem e irem ao encontro das necessidades efetivas das suas partes interessadas. Também, no quadro do atual modelo de governação das IESPP, a identificação das diferentes partes interessadas e a capacidade de satisfação das suas necessidades passou a ser um requisito essencial de desempenho organizacional. O presente artigo tem assim como objetivo contribuir para o conceptualização teórica do conceito dos stakeholders associados às Instituições de Ensino Superior, apoiada na revisão da literatura e ilustrado num estudo empírico efetuado junto de membros dos Conselhos Gerais das IESPP.

Description

Com o apoio RAADRI.

Keywords

Stakeholders Instituições de Ensino Superior Governação Desempenho Organizacional

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