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Os Stakeholders e as Instituições de Ensino Superior
dc.contributor.author | Lourenço, Rodrigo Teixeira | |
dc.contributor.author | Mano, Margarida | |
dc.date.accessioned | 2015-01-05T10:02:06Z | |
dc.date.available | 2015-01-05T10:02:06Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description | Com o apoio RAADRI. | por |
dc.description.abstract | A teoria dos stakeholders, influente teoria de gestão em termos empresariais e das organizações em geral, tem como um dos principais marcos a publicação em 1984 da obra Strategic Management: A stakeholder approach de Edwar Freeman. O seu paradigma essencial baseia-se na ideia de que não é suficiente ter uma abordagem interna para se compreender os padrões de eficiência e de eficácia de uma organização, sendo necessário combinar essa abordagem com uma abordagens externa, nomeadamente em relação àqueles a quem as organizações procuram satisfazer necessidades, naturalmente os clientes, mas de uma forma mais abrangente todos, pessoas ou organizações, que têm um interesse especifico e com os quais uma organização interage permanentemente. No âmbito das Instituições de Ensino Superior Públicas Portuguesas (IESPP), a massificação, as novas perspetivas sobre o ensino e a globalização, enquanto tendências de contexto nas décadas mais recentes, têm pressionado a uma maior abertura da sua atividade à sociedade e a todos os que as rodeiam. No mesmo sentido, as novas exigências da administração e a lógica concorrencial de mercado, têm intensificado ainda mais a necessidade de as IESPP conhecerem e irem ao encontro das necessidades efetivas das suas partes interessadas. Também, no quadro do atual modelo de governação das IESPP, a identificação das diferentes partes interessadas e a capacidade de satisfação das suas necessidades passou a ser um requisito essencial de desempenho organizacional. O presente artigo tem assim como objetivo contribuir para o conceptualização teórica do conceito dos stakeholders associados às Instituições de Ensino Superior, apoiada na revisão da literatura e ilustrado num estudo empírico efetuado junto de membros dos Conselhos Gerais das IESPP. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/7411 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Stakeholders | por |
dc.subject | Instituições de Ensino Superior | por |
dc.subject | Governação | por |
dc.subject | Desempenho Organizacional | por |
dc.title | Os Stakeholders e as Instituições de Ensino Superior | por |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Luanda e Lubango, Angola | por |
oaire.citation.title | 4.ª Conferência FORGES - Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa | por |
person.familyName | Lourenço | |
person.givenName | Rodrigo | |
person.identifier.ciencia-id | 701B-9122-85DF | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8607-0776 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | conferenceObject | por |
relation.isAuthorOfPublication | 8b5e5920-8568-4098-933e-179983897717 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 8b5e5920-8568-4098-933e-179983897717 |
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