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Advisor(s)
Abstract(s)
Psicologia, Educação e Cultura . Vol. XXVI, Nº 2 . Setembro de 2022
186
EXPECTATIVAS DA SOCIEDADE BRASILEIRA SOBRE PSICÓLOGAS(OS) NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: O CASO DA LEI 13.935
Fauston Negreiros36
Cátia Batista Lima 37
Isadora Silveira Mota
Maycon Campos de Almeida
Samara Eduarda Martins
Thayná Costa Santos
Resumo
A Lei 13.935/2019 marca a história da Psicologia Escolar e Educacional/PEE no Brasil. Objetiva-se compreender os sentidos atribuídos pela sociedade diante da inserção de psicólogas(os) na educação básica das redes públicas de ensino brasileiro. Realizou-se pesquisa qualitativa, com 989 participantes, via questionário composto por itens sociodemográficos e perguntas abertas. Para análise utilizou-se o software IRAMUTEQ e os pressupostos da Psicologia Escolar Crítica. Assim, emergiram quatro classes: PEE e práticas libertadoras (33,61%); PEE a serviço da produtividade escolar (27,37%); Atuação multidimensional do PEE (19,93%); e, PEE e ajustamento psicoemocional (19,09%). Os resultados revelam que a maioria dos participantes aspiram criticidade acerca da atuação do PEE, enquanto os demais, expectam a atuação profissional ainda marcada por uma perspectiva clínico-individualizante.
Palavras-chave: Psicologia Escolar e Educacional;
Description
Keywords
Psicologia Escolar e Educacional; Rede Pública de Ensino; Lei nº 13.935; Brasil.
Citation
Negreiros, F., et al. (2022)