Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

EXPECTATIVAS DA SOCIEDADE BRASILEIRA SOBRE PSICÓLOGAS(OS) NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: O CASO DA LEI 13.935

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
PEC Setembro 2022-186-203 Fauston.pdf976.5 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Psicologia, Educação e Cultura . Vol. XXVI, Nº 2 . Setembro de 2022 186 EXPECTATIVAS DA SOCIEDADE BRASILEIRA SOBRE PSICÓLOGAS(OS) NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: O CASO DA LEI 13.935 Fauston Negreiros36 Cátia Batista Lima 37 Isadora Silveira Mota Maycon Campos de Almeida Samara Eduarda Martins Thayná Costa Santos Resumo A Lei 13.935/2019 marca a história da Psicologia Escolar e Educacional/PEE no Brasil. Objetiva-se compreender os sentidos atribuídos pela sociedade diante da inserção de psicólogas(os) na educação básica das redes públicas de ensino brasileiro. Realizou-se pesquisa qualitativa, com 989 participantes, via questionário composto por itens sociodemográficos e perguntas abertas. Para análise utilizou-se o software IRAMUTEQ e os pressupostos da Psicologia Escolar Crítica. Assim, emergiram quatro classes: PEE e práticas libertadoras (33,61%); PEE a serviço da produtividade escolar (27,37%); Atuação multidimensional do PEE (19,93%); e, PEE e ajustamento psicoemocional (19,09%). Os resultados revelam que a maioria dos participantes aspiram criticidade acerca da atuação do PEE, enquanto os demais, expectam a atuação profissional ainda marcada por uma perspectiva clínico-individualizante. Palavras-chave: Psicologia Escolar e Educacional;

Description

Keywords

Psicologia Escolar e Educacional; Rede Pública de Ensino; Lei nº 13.935; Brasil.

Citation

Negreiros, F., et al. (2022)

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

ISPGAYA

CC License