Repository logo
 
Publication

EXPECTATIVAS DA SOCIEDADE BRASILEIRA SOBRE PSICÓLOGAS(OS) NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: O CASO DA LEI 13.935

dc.contributor.authorNEGREIROS, FAUSTON
dc.contributor.authorLima, Cátia
dc.contributor.authorMota, Isadora
dc.contributor.authorAmeida, Maycon Campos
dc.contributor.authorMartins, Samara
dc.contributor.authorSantos, Thayná
dc.date.accessioned2022-10-29T12:05:10Z
dc.date.available2022-10-29T12:05:10Z
dc.date.issued2022-09-30
dc.description.abstractPsicologia, Educação e Cultura . Vol. XXVI, Nº 2 . Setembro de 2022 186 EXPECTATIVAS DA SOCIEDADE BRASILEIRA SOBRE PSICÓLOGAS(OS) NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: O CASO DA LEI 13.935 Fauston Negreiros36 Cátia Batista Lima 37 Isadora Silveira Mota Maycon Campos de Almeida Samara Eduarda Martins Thayná Costa Santos Resumo A Lei 13.935/2019 marca a história da Psicologia Escolar e Educacional/PEE no Brasil. Objetiva-se compreender os sentidos atribuídos pela sociedade diante da inserção de psicólogas(os) na educação básica das redes públicas de ensino brasileiro. Realizou-se pesquisa qualitativa, com 989 participantes, via questionário composto por itens sociodemográficos e perguntas abertas. Para análise utilizou-se o software IRAMUTEQ e os pressupostos da Psicologia Escolar Crítica. Assim, emergiram quatro classes: PEE e práticas libertadoras (33,61%); PEE a serviço da produtividade escolar (27,37%); Atuação multidimensional do PEE (19,93%); e, PEE e ajustamento psicoemocional (19,09%). Os resultados revelam que a maioria dos participantes aspiram criticidade acerca da atuação do PEE, enquanto os demais, expectam a atuação profissional ainda marcada por uma perspectiva clínico-individualizante. Palavras-chave: Psicologia Escolar e Educacional;pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationNegreiros, F., et al. (2022)pt_PT
dc.identifier.issn0874-2391
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/42134
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherISPGAYApt_PT
dc.subjectPsicologia Escolar e Educacional; Rede Pública de Ensino; Lei nº 13.935; Brasil.pt_PT
dc.titleEXPECTATIVAS DA SOCIEDADE BRASILEIRA SOBRE PSICÓLOGAS(OS) NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: O CASO DA LEI 13.935pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceVila Nova de Gaiapt_PT
oaire.citation.endPage203pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage186pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Psicologia, Educação e Culturapt_PT
oaire.citation.volume26pt_PT
person.familyNameNEGREIROS
person.givenNameFAUSTON
person.identifier.orcid0000-0003-2046-8463
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication58074926-6325-46c3-bdfa-e26e0152ee41
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery58074926-6325-46c3-bdfa-e26e0152ee41

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PEC Setembro 2022-186-203 Fauston.pdf
Size:
976.5 KB
Format:
Adobe Portable Document Format