Publication
EXPECTATIVAS DA SOCIEDADE BRASILEIRA SOBRE PSICÓLOGAS(OS) NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: O CASO DA LEI 13.935
dc.contributor.author | NEGREIROS, FAUSTON | |
dc.contributor.author | Lima, Cátia | |
dc.contributor.author | Mota, Isadora | |
dc.contributor.author | Ameida, Maycon Campos | |
dc.contributor.author | Martins, Samara | |
dc.contributor.author | Santos, Thayná | |
dc.date.accessioned | 2022-10-29T12:05:10Z | |
dc.date.available | 2022-10-29T12:05:10Z | |
dc.date.issued | 2022-09-30 | |
dc.description.abstract | Psicologia, Educação e Cultura . Vol. XXVI, Nº 2 . Setembro de 2022 186 EXPECTATIVAS DA SOCIEDADE BRASILEIRA SOBRE PSICÓLOGAS(OS) NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: O CASO DA LEI 13.935 Fauston Negreiros36 Cátia Batista Lima 37 Isadora Silveira Mota Maycon Campos de Almeida Samara Eduarda Martins Thayná Costa Santos Resumo A Lei 13.935/2019 marca a história da Psicologia Escolar e Educacional/PEE no Brasil. Objetiva-se compreender os sentidos atribuídos pela sociedade diante da inserção de psicólogas(os) na educação básica das redes públicas de ensino brasileiro. Realizou-se pesquisa qualitativa, com 989 participantes, via questionário composto por itens sociodemográficos e perguntas abertas. Para análise utilizou-se o software IRAMUTEQ e os pressupostos da Psicologia Escolar Crítica. Assim, emergiram quatro classes: PEE e práticas libertadoras (33,61%); PEE a serviço da produtividade escolar (27,37%); Atuação multidimensional do PEE (19,93%); e, PEE e ajustamento psicoemocional (19,09%). Os resultados revelam que a maioria dos participantes aspiram criticidade acerca da atuação do PEE, enquanto os demais, expectam a atuação profissional ainda marcada por uma perspectiva clínico-individualizante. Palavras-chave: Psicologia Escolar e Educacional; | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Negreiros, F., et al. (2022) | pt_PT |
dc.identifier.issn | 0874-2391 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/42134 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | ISPGAYA | pt_PT |
dc.subject | Psicologia Escolar e Educacional; Rede Pública de Ensino; Lei nº 13.935; Brasil. | pt_PT |
dc.title | EXPECTATIVAS DA SOCIEDADE BRASILEIRA SOBRE PSICÓLOGAS(OS) NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: O CASO DA LEI 13.935 | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Vila Nova de Gaia | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 203 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 2 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 186 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista de Psicologia, Educação e Cultura | pt_PT |
oaire.citation.volume | 26 | pt_PT |
person.familyName | NEGREIROS | |
person.givenName | FAUSTON | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2046-8463 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 58074926-6325-46c3-bdfa-e26e0152ee41 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 58074926-6325-46c3-bdfa-e26e0152ee41 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- PEC Setembro 2022-186-203 Fauston.pdf
- Size:
- 976.5 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format