Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Crescemos juntos: as interações entre pares na creche e no jardim de infância

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Crescemos juntos - pp. 22-37.pdf416.53 KBAdobe PDF Download

Authors

Figueira, Sofia

Advisor(s)

Abstract(s)

Este estudo, realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré Escolar, na Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Setúbal, teve como principais intencionalidades compreender como é que as crianças interagem entre si, perceber as conceções das educadoras cooperantes relativamente ao tema, bem como as suas estratégias de promoção de interações, partindo da questão de partida ‘’De que forma pode o educador potenciar as interações entre pares na creche e no jardim de infância?’’. O estudo seguiu a abordagem qualitativae a metodologia da investigação-ação, e realizou-se nos dois contextos de estágio – creche e jardim de infância – em dois momentos distintos. Os procedimentos de recolha e tratamento de informaçãoforam aobservação participante, notas de campo, registos multimédia, análise documental, entrevista semiestruturada realizada às educadoras cooperantes e análise de conteúdo. A análise do material recolhido e das intervenções realizadas, permitiram compreender a importância das in-terações sociais entre pares e a influência que exercem no desenvolvimento e aprendizagem das crianças, bem como o papel do educador de infância enquanto gestor do currículo e promotor de interações.
This study carried out in the context of the Supervised Teaching Practice of the Master's Degree Pre-School Education, at Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Setúbal, had as main intentions to understand how children interact with each other, the conceptions of the cooperative educators on the subject, as well as their strategies for promoting interactions, starting from the starting question ''How can the educator enhance peer interactions in daycare and kindergarten?'. The study followed a methodology based on the qualitative approachand action research, and was carried out in the two internship contexts – daycare and kindergar-ten – at two different moments. Regarding the procedures for collecting and pro-cessing information, I resorted to participant observation, field notes, multimedia records, documental analysis, semi-structured interview with cooperativeeducators and content analysis. The analysis of the collected material and the interventions performed, permit understand the importance of social interactions between peers and the influence they exert on the development andlearning of children, as well therole of the childhood educator as managers of the curriculum and promo-tor of interactions.

Description

Keywords

Desenvolvimento social Interação Brincar Educador de infância Gestor de currículo Social development Interaction Play Childhood educator Curriculum manager

Citation

Mendes, I., & Figueira, S. (2022). Crescemos juntos: As interações entre pares na creche e no jardim de infância. Medi@ções, 10(1), 22-37.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal

CC License