Repository logo
 
Publication

Crescemos juntos: as interações entre pares na creche e no jardim de infância

dc.contributor.authorMendes, Inês
dc.contributor.authorFigueira, Sofia
dc.date.accessioned2022-09-07T09:45:14Z
dc.date.available2022-09-07T09:45:14Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractEste estudo, realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré Escolar, na Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Setúbal, teve como principais intencionalidades compreender como é que as crianças interagem entre si, perceber as conceções das educadoras cooperantes relativamente ao tema, bem como as suas estratégias de promoção de interações, partindo da questão de partida ‘’De que forma pode o educador potenciar as interações entre pares na creche e no jardim de infância?’’. O estudo seguiu a abordagem qualitativae a metodologia da investigação-ação, e realizou-se nos dois contextos de estágio – creche e jardim de infância – em dois momentos distintos. Os procedimentos de recolha e tratamento de informaçãoforam aobservação participante, notas de campo, registos multimédia, análise documental, entrevista semiestruturada realizada às educadoras cooperantes e análise de conteúdo. A análise do material recolhido e das intervenções realizadas, permitiram compreender a importância das in-terações sociais entre pares e a influência que exercem no desenvolvimento e aprendizagem das crianças, bem como o papel do educador de infância enquanto gestor do currículo e promotor de interações.pt_PT
dc.description.abstractThis study carried out in the context of the Supervised Teaching Practice of the Master's Degree Pre-School Education, at Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Setúbal, had as main intentions to understand how children interact with each other, the conceptions of the cooperative educators on the subject, as well as their strategies for promoting interactions, starting from the starting question ''How can the educator enhance peer interactions in daycare and kindergarten?'. The study followed a methodology based on the qualitative approachand action research, and was carried out in the two internship contexts – daycare and kindergar-ten – at two different moments. Regarding the procedures for collecting and pro-cessing information, I resorted to participant observation, field notes, multimedia records, documental analysis, semi-structured interview with cooperativeeducators and content analysis. The analysis of the collected material and the interventions performed, permit understand the importance of social interactions between peers and the influence they exert on the development andlearning of children, as well therole of the childhood educator as managers of the curriculum and promo-tor of interactions.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMendes, I., & Figueira, S. (2022). Crescemos juntos: As interações entre pares na creche e no jardim de infância. Medi@ções, 10(1), 22-37.pt_PT
dc.identifier.issn1647-3078
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/41743
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbalpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDesenvolvimento socialpt_PT
dc.subjectInteraçãopt_PT
dc.subjectBrincarpt_PT
dc.subjectEducador de infânciapt_PT
dc.subjectGestor de currículopt_PT
dc.subjectSocial developmentpt_PT
dc.subjectInteractionpt_PT
dc.subjectPlaypt_PT
dc.subjectChildhood educatorpt_PT
dc.subjectCurriculum managerpt_PT
dc.titleCrescemos juntos: as interações entre pares na creche e no jardim de infânciapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceEscola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbalpt_PT
oaire.citation.endPage37pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage22pt_PT
oaire.citation.titleMedi@ções: Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbalpt_PT
oaire.citation.volume10pt_PT
person.familyNameGago da Silva Corrêa Figueira
person.givenNameSofia
person.identifier.ciencia-idD817-CEF8-3767
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication79204e18-3143-4f0e-9ff4-2300a2bc2a8a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery79204e18-3143-4f0e-9ff4-2300a2bc2a8a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Crescemos juntos - pp. 22-37.pdf
Size:
416.53 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: