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Gago da Silva Corrêa Figueira, Sofia

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  • Crescemos juntos: as interações entre pares na creche e no jardim de infância
    Publication . Mendes, Inês; Figueira, Sofia
    Este estudo, realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré Escolar, na Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Setúbal, teve como principais intencionalidades compreender como é que as crianças interagem entre si, perceber as conceções das educadoras cooperantes relativamente ao tema, bem como as suas estratégias de promoção de interações, partindo da questão de partida ‘’De que forma pode o educador potenciar as interações entre pares na creche e no jardim de infância?’’. O estudo seguiu a abordagem qualitativae a metodologia da investigação-ação, e realizou-se nos dois contextos de estágio – creche e jardim de infância – em dois momentos distintos. Os procedimentos de recolha e tratamento de informaçãoforam aobservação participante, notas de campo, registos multimédia, análise documental, entrevista semiestruturada realizada às educadoras cooperantes e análise de conteúdo. A análise do material recolhido e das intervenções realizadas, permitiram compreender a importância das in-terações sociais entre pares e a influência que exercem no desenvolvimento e aprendizagem das crianças, bem como o papel do educador de infância enquanto gestor do currículo e promotor de interações.
  • Descobrir o mundo: a brincadeira heurística e a exploração de materiais não estruturados na educação de infância
    Publication . Borges, Ana Catarina; Figueira, Sofia
    Este estudo tem como objetivo compreender o contributo da brincadeira heurística e da exploração de materiais não estruturados para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. Numa perspetiva metodológica, foi desenvolvido segundo o paradigma interpretativo da investigação qualitativa e baseado na investigação-ação. A recolha de informação foi feita através da observação participante, registo fotográfico, inquérito por questionário e análise documental. O estudo foi desenvolvido em contexto de creche e jardim de infância, onde foi adotada uma postura na base da reflexão critica do observado diariamente no decurso da investigação. Com as informações obtidas, foi possível compreender que a criança ao explorar materiais não estruturados atribui novos significados aos objetos, criando e imaginando brincadeiras. Quanto maior for a diversidade de materiais, maiores serão as oportunidades de as crianças explorarem e se envolverem em situações diversificadas, o que lhes permite desenvolver a imaginação, a criatividade, a concentração, entre muitas outras áreas do desenvolvimento da criança.
  • Supervisão pedagógica no contexto da formação inicial de educadores de Infância: modelo de formação em alternância
    Publication . Correia, Isabel; Matos, Maria Manuela; Figueira, Sofia Corrêa
    Neste artigo apresentamos o modelo de supervisão pedagógica em contexto de formação de educadores de infância, integrado no Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), bem como as perceções de estudantes estagiários e educadores cooperantes, sobre a sua organização e desenvolvimento. É um modelo de formação com uma organização em alternância, que alterna tempos de prática pedagógica com tempos de permanência na escola de formação, num processo de construção de conhecimentos, assente numa perspetiva dialógica e construtivista que inclui todos os intervenientes no processo de formação, composto pela tríade - estagiários, educadores cooperantes do local de estágio e supervisores da escola de formação. Enfatiza-se, de forma gradual, o valor da prática pedagógica enquanto componente básica de análise e reflexão dos estudantes estagiários, com o objetivo de adquirirem competências pessoais e profissionais. A organização do plano curricular contempla uma perspetiva integradora das diferentes componentes de formação prevista no decreto-lei 79/2014. Os estudantes estagiários e os educadores cooperantes ao avaliarem o modelo, referem que consiste numa forma de organização e desenvolvimento positiva e fazem referência aos tempos de alternância – contexto de estágio e escola de formação - como uma mais-valia para o desenvolvimento profissional dos futuros educadores de infância, aludindo que os mesmos têm a possibilidade de questionarem a prática e adotarem uma atitude reflexiva, ou seja, têm a possibilidade de efetivar o ciclo observar-agir-refletir. Evidenciam, ainda, os processos colaborativos e experienciais vivenciados pelos estudantes estagiários, como aspetos necessários e influentes na construção da teoria a partir da prática.
  • A contribuição das metodologias ativas na formação dos futuros educadores de infância
    Publication . Correia, Isabel; Matos, Maria Teresa; Matos, Manuela; Figueira, Sofia