Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

As experiências sensoriais na creche e jardim-de-infância

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Tese_Vilma_Roldão_Versão_Final.pdf2.69 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório de investigação ação resulta do projeto de investigação realizado no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Este projeto tem como temática as experiências sensoriais em contextos de educação de infância. A investigação descrita neste relatório teve por base quatro momentos de estágio – creche e jardim de infância – onde a observação e intervenção diretas no contexto permitiram a implementação de estratégias que promovessem a potencialização de momentos de exploração sensorial. Ao longo deste relatório serão descritas, analisadas e interpretadas diferentes situações que ilustram a importância destes momentos, assim como a forma como o educador de infância pode potencializar as mesmas. Promover experiências em que os sentidos se assumam como parte integrante no processo de aprendizagem, faz deste (processo), um caminho mais apelativo, motivador e enriquecedor para a criança. Será neste sentido que as linhas deste relatório pretendem demonstrar a forma como a exploração sensorial é uma via, inquestionável, de construção de conhecimento para a criança. A realização deste projeto de investigação teve por base o paradigma interpretativo, recorrendo à metodologia qualitativa. No âmbito educativo, a investigação ação assume-se como a abordagem mais apropriada. Desta forma, este projeto foi guiado segundo as premissas e orientações da investigação – ação.
This research - action report stems from the research project carried out within the framework of the Supervised Pedagogical Practice of the Masters in Pre-School Education of the Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Setúbal. This project has a main theme the sensory experiences in contexts of childhood education. The research described in this report was based on four stages of nursery and kindergarten - where direct observation and intervention in the context allowed the implementation of strategies that promoted the potentiation of moments of sensory exploration. Throughout this report different situations will be described and analyzed which illustrate the importance of these moments, as well as the way in which the kindergarten teacher can potentiate them. The realization of this research project was based on the interpretative paradigm, using the qualitative methodology. In the educational field, the action research is assumed to be the most appropriate approach. Therefore, this project was guided according to the premises and orientations of the investigation - action.

Description

Keywords

Desenvolvimento Aprendizagem Experiências sensoriais Exploração Educação de infância Development Learning Sensory experiences Explorations Childhood education

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue