Repository logo
 
Publication

As experiências sensoriais na creche e jardim-de-infância

dc.contributor.advisorFigueira, Sofia Gago da Silva Corrêa
dc.contributor.authorRoldão, Vilma Inês de Jesus
dc.date.accessioned2019-10-17T14:37:42Z
dc.date.available2019-10-17T14:37:42Z
dc.date.issued2019-09
dc.date.submitted2019-10
dc.description.abstractO presente relatório de investigação ação resulta do projeto de investigação realizado no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Este projeto tem como temática as experiências sensoriais em contextos de educação de infância. A investigação descrita neste relatório teve por base quatro momentos de estágio – creche e jardim de infância – onde a observação e intervenção diretas no contexto permitiram a implementação de estratégias que promovessem a potencialização de momentos de exploração sensorial. Ao longo deste relatório serão descritas, analisadas e interpretadas diferentes situações que ilustram a importância destes momentos, assim como a forma como o educador de infância pode potencializar as mesmas. Promover experiências em que os sentidos se assumam como parte integrante no processo de aprendizagem, faz deste (processo), um caminho mais apelativo, motivador e enriquecedor para a criança. Será neste sentido que as linhas deste relatório pretendem demonstrar a forma como a exploração sensorial é uma via, inquestionável, de construção de conhecimento para a criança. A realização deste projeto de investigação teve por base o paradigma interpretativo, recorrendo à metodologia qualitativa. No âmbito educativo, a investigação ação assume-se como a abordagem mais apropriada. Desta forma, este projeto foi guiado segundo as premissas e orientações da investigação – ação.pt_PT
dc.description.abstractThis research - action report stems from the research project carried out within the framework of the Supervised Pedagogical Practice of the Masters in Pre-School Education of the Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Setúbal. This project has a main theme the sensory experiences in contexts of childhood education. The research described in this report was based on four stages of nursery and kindergarten - where direct observation and intervention in the context allowed the implementation of strategies that promoted the potentiation of moments of sensory exploration. Throughout this report different situations will be described and analyzed which illustrate the importance of these moments, as well as the way in which the kindergarten teacher can potentiate them. The realization of this research project was based on the interpretative paradigm, using the qualitative methodology. In the educational field, the action research is assumed to be the most appropriate approach. Therefore, this project was guided according to the premises and orientations of the investigation - action.en
dc.identifier.tid202287629
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/29970
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDesenvolvimentopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectExperiências sensoriaispt_PT
dc.subjectExploraçãopt_PT
dc.subjectEducação de infânciapt_PT
dc.subjectDevelopmenten
dc.subjectLearningen
dc.subjectSensory experiencesen
dc.subjectExplorationsen
dc.subjectChildhood educationen
dc.titleAs experiências sensoriais na creche e jardim-de-infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typemasterThesisen
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese_Vilma_Roldão_Versão_Final.pdf
Size:
2.69 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: