Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/25562
Título: Reforma: uma oportunidade para novas aprendizagens - o caso de Arronches
Autor: Pombo, Joana Filipa Valério
Orientador: Carvalho, Luísa Serrano
Palavras-chave: envelhecimento
reforma
aprendizagens
ocupação de tempos livres
universidades de terceira idade
retirement
aging
leisure time occupation
new learning
third age universities.
Data de Defesa: 5-Dez-2018
Resumo: A investigação procurou compreender em que medida a reforma permite o desenvolvimento de novas aprendizagens. Para tal, procedemos à análise dos modos de ocupação do tempo de dez indivíduos reformados residentes na vila de Arronches, identificando as aprendizagens presentes no seu quotidiano, sempre numa perspetiva comparativa entre dois contextos: inquiridos que não frequentam qualquer oferta formativa e inquiridos assíduos da Academia Sénior de Arronches (ASA). Recorreu-se a uma metodologia qualitativa, através de um estudo exploratório e à aplicação de um entrevista semiestruturada. Verificou-se a existência de novas aprendizagens nos reformados que frequentavam a ASA, através da ocupação do tempo livre nessa instituição. Os reformados que não frequentam qualquer oferta formativa consideraram não ter adquirido novos conhecimentos. A reforma pode indicar o final da atividade profissional, mas não o fim do processo de aprendizagem e de aquisição de novos conhecimentos, podendo ser uma fase da vida para apostar no que poderá ter sido deixado, para segundo plano, na vida adulta, quer relacionado com o lazer, quer no que respeita à educação.
The research sought to understand to what extent the reform allows the development of new learning. To do this, we analyzed the time occupation modes of ten retired individuals living in the town of Arronches, identifying the learning present in their daily lives, always in a comparative perspective between two contexts: respondents who do not attend any training offer and frequent respondents of the Academy Arronches Senior (ASA). We used a qualitative methodology, through an exploratory study and the application of a semi-structured interview. It was verified the existence of new learning in the retired people who attended the ASA, through the occupation of free time in this institution. Reformers who do not attend any training offer have considered that they have not acquired new knowledge. The reform may indicate the end of the professional activity, but not the end of the process of learning and acquisition of new knowledge, and may be a phase of life to bet on what may have been left, secondarily, in adult life, or related with leisure, or with regard to education
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/25562
Designação: Mestrado em Gerontologia. Especialização em Gerontologia Social
Aparece nas colecções:IPP - ESECS - Dissertações de Mestrado

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