Repository logo
 
Publication

Determinantes das preferências de habitação dos estudantes universitários: uma abordagem quantitativa nas cidades de Coimbra e Lisboa

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorMartin D'Ávila, Miguel
dc.contributor.authorDias, Henrique Nunes Vicente de Amaral
dc.date.accessioned2024-11-15T12:51:00Z
dc.date.available2024-11-15T12:51:00Z
dc.date.issued2024-11-05
dc.description.abstractEste estudo investiga os principais determinantes que influenciam as preferências habitacionais dos estudantes universitários em Portugal, nas cidades de Coimbra e Lisboa. Reconhecendo a crescente importância das decisões de habitação dos estudantes universitários na formação das experiências académicas e no desenvolvimento urbano, a investigação identifica os atributos habitacionais mais valorizados, incluindo fatores extrínsecos, como a localização, proximidade à universidade, custo e segurança, bem como fatores intrínsecos, como a dimensão do quarto, privacidade e comodidades. Através de uma abordagem quantitativa, utilizando métodos como Análise de Componentes Principais (ACP), Análise Fatorial Confirmatória (AFC) e Modelos de Equações Estruturais (MEE), o estudo analisa dados de um inquérito a 1244 estudantes. Os resultados indicam que sete fatores principais explicam a variância nas preferências habitacionais: o Fator Nuclear, Fator Conforto, Fator Entretenimento, Fator Asseio, Fator Luxo, Fator Complementos e Fator Estético. O Fator Nuclear, que explica 30,6% da variância, inclui aspetos críticos como a renda e a proximidade à universidade. O modelo validado pelos MEE demonstra relações robustas entre esses fatores. O estudo contribui tanto para a literatura académica como para o desenvolvimento de políticas habitacionais, oferecendo recomendações para investidores e planeadores urbanos que visam atender às necessidades habitacionais dos estudantes. São também discutidas implicações para futuras investigações.pt_PT
dc.description.abstractThis study investigates the key determinants influencing university students' housing preferences in Portugal, focusing on the cities of Coimbra and Lisbon. Recognizing the increasing importance of student housing decisions in shaping academic experiences and urban development, this research identifies the most important housing attributes, including extrinsic factors such as location, proximity to the university, cost, and safety, as well as intrinsic factors like room size, privacy, and amenities. Using a quantitative approach, including methods such as Principal Component Analysis (PCA), Confirmatory Factor Analysis (CFA), and Structural Equation Modeling (SEM), the study analyzes survey data from 1244 students. The results show that seven key factors explain the variance in housing preferences: the Nuclear Factor, Comfort Factor, Entertainment Factor, Cleanliness Factor, Luxury Factor, Complements Factor, and Aesthetic Factor. The Nuclear Factor, which accounts for 30,6% of the variance, includes critical aspects such as rent and proximity to the university. The model validated by SEM indicates robust relationships among these factors. The study contributes to both academic literature and housing policy development, offering recommendations for investors and urban planners aiming to meet the housing needs of students. Implications for future research are also discussed.pt_PT
dc.identifier.tid203728149pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/52808
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPreferências habitacionais dos estudantes universitáriospt_PT
dc.subjectModelos de equações estruturaispt_PT
dc.subjectAnálise de componentes principaispt_PT
dc.subjectCoimbrapt_PT
dc.subjectLisboapt_PT
dc.subjectVariância nas preferênciaspt_PT
dc.titleDeterminantes das preferências de habitação dos estudantes universitários: uma abordagem quantitativa nas cidades de Coimbra e Lisboapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketing (regime de ensino a distância)pt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação de Mestrado Henrique Amaral Dias 222247.pdf
Size:
4.48 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: