Publication
Relatório de estágio profissional
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Magalhães, Maria Violante Carraço Ferreira Canejo Pereira de | |
dc.contributor.author | Lucas, Fabiana Margarida Cordeiro | |
dc.date.accessioned | 2017-07-31T11:51:02Z | |
dc.date.available | 2017-07-31T11:51:02Z | |
dc.date.issued | 2017-07-24 | |
dc.date.submitted | 2017-07-10 | |
dc.description.abstract | O presente Relatório de Estágio incide sobre os estágios decorridos nos anos letivos de 2015/2016 e de 2016/2017, em três escolas de Educação Pré-Escolar, situadas em Lisboa, junto de grupos de crianças de 3, 4 e 5 anos. Estes estágios aconteceram no decorrer das Unidades Curriculares de Estágio Profissional I, II e III, do Mestrado de Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação João de Deus. Na Introdução, são definidos os objetivos da concretização deste Relatório, são brevemente caracterizadas as três escolas onde estagiei e apresentados os respetivos cronogramas do meu estágio. O primeiro capítulo engloba dez relatos vivenciados nos três locais. Sete deles correspondem ao relato de atividades observadas por mim e conduzidas pelas educadoras titulares, nas três diferentes faixas etárias; os outros três relatos dizem respeito a atividades que foram planificadas e conduzidas por mim, também com crianças de diferentes faixas etárias da educação pré-escolar. Uns e outros são objeto de reflexão, para o que recorri a diferentes autores. O segundo capítulo diz respeito à planificação. Planificar é fundamental, o educador, antes de realizar qualquer atividade com as crianças, deve, primeiro, planeá-la e só depois realizá-la. Apresento, assim, seis das diversas planificações de atividades que fiz ao longo dos semestres letivos e que realizei com grupos de crianças de diferentes idades. O Relatório é composto por um terceiro capítulo relativo à avaliação; nele apresento dispositivos de avaliação de atividades que realizei com as crianças, respetivas grelhas e gráficos de análise dessa avaliação, a fim de poder julgar as capacidades e destrezas das crianças dos respetivos grupos. No quarto capítulo apresento um projeto de trabalho sobre plantas medicinais e aromáticas para a faixa etária dos cinco anos. Após apresentar as minhas considerações finais, indico as referências bibliográficas que usei neste Relatório, as quais me ajudaram a refletir sobre atividades, observadas e vivenciadas, planificações, avaliação e projeto relacionados com a Educação de Infância. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201721961 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/18704 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | relatório | pt_PT |
dc.subject | educação pré-escolar | pt_PT |
dc.title | Relatório de estágio profissional | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Escola Superior de Educação João de Deus | |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |