Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.83 MB | Adobe PDF |
Abstract(s)
O presente Relatório de Estágio incide sobre os estágios decorridos nos anos letivos de 2015/2016 e de 2016/2017, em três escolas de Educação Pré-Escolar, situadas em Lisboa, junto de grupos de crianças de 3, 4 e 5 anos. Estes estágios aconteceram no decorrer das Unidades Curriculares de Estágio Profissional I, II e III, do Mestrado de Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação João de Deus.
Na Introdução, são definidos os objetivos da concretização deste Relatório, são brevemente caracterizadas as três escolas onde estagiei e apresentados os respetivos cronogramas do meu estágio. O primeiro capítulo engloba dez relatos vivenciados nos três locais. Sete deles correspondem ao relato de atividades observadas por mim e conduzidas pelas educadoras titulares, nas três diferentes faixas etárias; os outros três relatos dizem respeito a atividades que foram planificadas e conduzidas por mim, também com crianças de diferentes faixas etárias da educação pré-escolar. Uns e outros são objeto de reflexão, para o que recorri a diferentes autores. O segundo capítulo diz respeito à planificação. Planificar é fundamental, o educador, antes de realizar qualquer atividade com as crianças, deve, primeiro, planeá-la e só depois realizá-la. Apresento, assim, seis das diversas planificações de atividades que fiz ao longo dos semestres letivos e que realizei com grupos de crianças de diferentes idades. O Relatório é composto por um terceiro capítulo relativo à avaliação; nele apresento dispositivos de avaliação de atividades que realizei com as crianças, respetivas grelhas e gráficos de análise dessa avaliação, a fim de poder julgar as capacidades e destrezas das crianças dos respetivos grupos. No quarto capítulo apresento um projeto de trabalho sobre plantas medicinais e aromáticas para a faixa etária dos cinco anos.
Após apresentar as minhas considerações finais, indico as referências bibliográficas que usei neste Relatório, as quais me ajudaram a refletir sobre atividades, observadas e vivenciadas, planificações, avaliação e projeto relacionados com a Educação de Infância.
Description
Keywords
relatório educação pré-escolar