Browsing by Issue Date, starting with "2017-07-24"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio profissionalPublication . Lucas, Fabiana Margarida Cordeiro; Magalhães, Maria Violante Carraço Ferreira Canejo Pereira deO presente Relatório de Estágio incide sobre os estágios decorridos nos anos letivos de 2015/2016 e de 2016/2017, em três escolas de Educação Pré-Escolar, situadas em Lisboa, junto de grupos de crianças de 3, 4 e 5 anos. Estes estágios aconteceram no decorrer das Unidades Curriculares de Estágio Profissional I, II e III, do Mestrado de Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação João de Deus. Na Introdução, são definidos os objetivos da concretização deste Relatório, são brevemente caracterizadas as três escolas onde estagiei e apresentados os respetivos cronogramas do meu estágio. O primeiro capítulo engloba dez relatos vivenciados nos três locais. Sete deles correspondem ao relato de atividades observadas por mim e conduzidas pelas educadoras titulares, nas três diferentes faixas etárias; os outros três relatos dizem respeito a atividades que foram planificadas e conduzidas por mim, também com crianças de diferentes faixas etárias da educação pré-escolar. Uns e outros são objeto de reflexão, para o que recorri a diferentes autores. O segundo capítulo diz respeito à planificação. Planificar é fundamental, o educador, antes de realizar qualquer atividade com as crianças, deve, primeiro, planeá-la e só depois realizá-la. Apresento, assim, seis das diversas planificações de atividades que fiz ao longo dos semestres letivos e que realizei com grupos de crianças de diferentes idades. O Relatório é composto por um terceiro capítulo relativo à avaliação; nele apresento dispositivos de avaliação de atividades que realizei com as crianças, respetivas grelhas e gráficos de análise dessa avaliação, a fim de poder julgar as capacidades e destrezas das crianças dos respetivos grupos. No quarto capítulo apresento um projeto de trabalho sobre plantas medicinais e aromáticas para a faixa etária dos cinco anos. Após apresentar as minhas considerações finais, indico as referências bibliográficas que usei neste Relatório, as quais me ajudaram a refletir sobre atividades, observadas e vivenciadas, planificações, avaliação e projeto relacionados com a Educação de Infância.
- Evidências imagiológicas de lesões músculoesqueleticas em praticantes de atividade física moderadaPublication . Baptista , Maria da Conceição; Valentim, ManuelA prática de atividade física regular promove benefícios para a saúde em todas as idades. Apesar de todos os efeitos benéficos da prática de atividade física, o número de lesões músculoesqueléticas tem aumentado, quer em atletas amadores quer profissionais. As alterações músculoesqueléticas descritas estão sobretudo relacionadas com tendinites, luxações, distensões musculares e entorses. Estas lesões estão relacionadas com erros de treino, quantidade e intensidade inadequada, técnicas de execução inadequadas e avaliação inadequada das capacidades e/ou necessidades do atleta. Os métodos imagiológicos apresentam um papel importante quer no diagnóstico inicial quer no acompanhamento evolutivo deste tipo de lesões.
- O estudo acompanhado pelo encarregado de educação na aprendizagem do instrumentoPublication . Ribeiro, Ricardo; Carvalho, HelenaO presente relatório final de Prática de Ensino Supervisionada resulta do ciclo de estudos com vista à obtenção do grau Mestre em Ensino de Música – Violino. Assim, encontra-se dividido em duas partes: a primeira dedicada à parte pedagógica do estágio que foi realizado no Conservatório Regional de Palmela e a segunda referente ao projeto de investigação com o tema O estudo acompanhado pelo encarregado de educação na aprendizagem do instrumento. Na primeira parte é realizada uma reflexão profunda de toda a prática pedagógica, seja ela dentro ou fora da sala de aula. Essa reflexão ajudará o professor estagiário a desenvolver e a melhorar todas as suas competências que são muito importantes e necessárias para a profissão de docente do Ensino Especializado de Música. Ao longo deste período de estágio, foi nossa intenção evidenciar todas as competências necessárias que são comuns a todos os docentes (perfil geral de desempenho profissional dos professores), o que irá proporcionar o reconhecimento das habilitações profissionais para a prática docente. Na segunda parte é apresentado o projeto de investigação, que resulta de uma extensa revisão de literatura nacional e internacional. Após essa revisão de literatura, optamos por utilizar como recursos metodológicos os questionários aos encarregados de educação e aos professores do Ensino Especializado da Música. Para complementar a investigação, realizamos uma Investigação-ação que envolveu vários alunos de violino e os seus respetivos encarregados de educação. Todas estas opções metodológicas surgem com vista a responder à pergunta Podem os pais ter influência na aprendizagem de um instrumento musical?.