Repository logo
 
Publication

O desenvolvimento da linguagem oral no pré-escolar e no 1º CEB

dc.contributor.advisorCustódio, Pedro Balaus, 1964-
dc.contributor.authorPimenta, Ana Daniela Simões
dc.date.accessioned2018-08-28T13:45:19Z
dc.date.available2018-08-28T13:45:19Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractO presente estudo, de carácter investigativo, realizado para adquirir o grau de mestre em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, abordou questões relacionadas com o desenvolvimento da linguagem oral em crianças com três e seis anos de idade. Para isso, foram utilizados livros infantis, como recurso para compreender de que maneira é que a leitura e a sua exploração podem contribuir como incentivo para o desenvolvimento da linguagem oral. A primeira etapa que se constitui como um marco fundamental na vida de uma criança é a Educação Pré-escolar. Nesta fase deve proporcionar-se um contacto rico e facilitador de aprendizagens, para ajudar as crianças a desenvolverem-se integralmente. Daí que a importância do desenvolvimento da linguagem oral é fundamental. Esta investigação centrou-se em crianças do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico porque estas são duas das etapas cruciais para a sua vida. Quando abordamos o desenvolvimento da linguagem oral, referimo-nos a um processo do qual vamos gradualmente adquirir capacidades linguísticas que nos possibilitam comunicar e interagir. Este crescimento deve ser estimulado pelo educador/professor e pelos pais, com a utilização de recursos, neste caso os livros infantis. Assim sendo, após a observação direta das crianças em contexto real, foram pensadas e executadas algumas propostas. Um dos objetivos desta investigação era também incluir os pais, de forma a perceber se estes são sensíveis a esta temática. Com este trabalho procuro melhorar a abordagem oral nas crianças de forma lúdica e atrativa. Assim as crianças construem competências, promovem a motivação para a formação da oralidade. Com a investigação realizada, concluo que ambos os grupos têm noções e hábitos de leitura e que usam como recurso os livros infantis na sua rotina. Outro ponto positivo neste relatório é que os pais inquiridos manifestaram preocupação com esta temática e que, de modo a incentivar mais os seus filhos, incutem nas crianças hábitos de leitura, formando assim futuros leitores.pt_PT
dc.identifier.tid201962896pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/23920
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectLiteratura Infantilpt_PT
dc.subjectLinguagem Oralpt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectEnsino Básico 1º Ciclopt_PT
dc.titleO desenvolvimento da linguagem oral no pré-escolar e no 1º CEBpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ANA_PIMENTA.pdf
Size:
733.4 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: