Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
733.4 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo, de carácter investigativo, realizado para adquirir o grau de
mestre em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, abordou questões
relacionadas com o desenvolvimento da linguagem oral em crianças com três e seis
anos de idade. Para isso, foram utilizados livros infantis, como recurso para
compreender de que maneira é que a leitura e a sua exploração podem contribuir como
incentivo para o desenvolvimento da linguagem oral.
A primeira etapa que se constitui como um marco fundamental na vida de uma
criança é a Educação Pré-escolar. Nesta fase deve proporcionar-se um contacto rico e
facilitador de aprendizagens, para ajudar as crianças a desenvolverem-se
integralmente. Daí que a importância do desenvolvimento da linguagem oral é
fundamental. Esta investigação centrou-se em crianças do Pré-Escolar e do 1º Ciclo
do Ensino Básico porque estas são duas das etapas cruciais para a sua vida.
Quando abordamos o desenvolvimento da linguagem oral, referimo-nos a um
processo do qual vamos gradualmente adquirir capacidades linguísticas que nos
possibilitam comunicar e interagir.
Este crescimento deve ser estimulado pelo educador/professor e pelos pais,
com a utilização de recursos, neste caso os livros infantis. Assim sendo, após a
observação direta das crianças em contexto real, foram pensadas e executadas algumas
propostas. Um dos objetivos desta investigação era também incluir os pais, de forma
a perceber se estes são sensíveis a esta temática.
Com este trabalho procuro melhorar a abordagem oral nas crianças de forma
lúdica e atrativa. Assim as crianças construem competências, promovem a motivação
para a formação da oralidade.
Com a investigação realizada, concluo que ambos os grupos têm noções e
hábitos de leitura e que usam como recurso os livros infantis na sua rotina. Outro ponto
positivo neste relatório é que os pais inquiridos manifestaram preocupação com esta
temática e que, de modo a incentivar mais os seus filhos, incutem nas crianças hábitos
de leitura, formando assim futuros leitores.
Description
Keywords
Literatura Infantil Linguagem Oral Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo