Publication
INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: Os Desafios dos Professores e Alunos do Ensino Fundamental Maior nas Escolas Urbanas e Rurais de São Luís Gonzaga do Maranhão - Brasil
dc.contributor.author | Cruz, Francisco Duarte da | |
dc.date.accessioned | 2021-12-14T10:48:36Z | |
dc.date.available | 2021-12-14T10:48:36Z | |
dc.date.issued | 2021-11-10 | |
dc.description.abstract | Este trabalho voltado para tese dissertativa de mestrado manifesta resultados da pesquisa realizada nas escolas públicas da zona rural e urbana do município de São Luiz Gonzaga do Maranhão – Brasil, com o propósito de entender e examinar os prováveis obstáculos encontrados por professores e alunos do Ensino Fundamental maior que atuam em escolas do município no emprego das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC no método ensino-aprendizagem. Comenta-se que as TIC associadas à educação possuem a capacidade de reunir valores, pretendendo uma aprendizagem relevante dos alunos, contudo, mesmo com esta competência, acham-se diversos obstáculos que atrapalham ou tornam difícil sua aplicação pelos professores nas unidades de escolas públicas. Para tanto, foi executado o processo técnico de pesquisa exploratória (GIL, 2010) como maneira de aprofundamento do entendimento da problemática. Procurou-se no conjunto de obras literárias, estudos teóricos que expusessem um sucinto histórico acerca da inserção das diferentes tecnologias na área pedagógica brasileira e a maneira como ela é empregada nos dias correntes. Pretendendo adicionar as informações alcançadas preliminarmente, foram efetuados trabalhos teóricos, práticas com entrevistas com os gestores e coordenadores pedagógicos e realizado um questionário on-line para coleta de informações de professores e alunos concernentes aos seus desejos e problemas para fazer uso das TICs nas aulas. Posteriormente as análises, observou-se que não é suficiente somente dispor equipamentos tecnológicos nas unidades escolares e ofertar cursos exibindo como operá-los, é necessário ir além disso. O professor necessita estar envolvido pela tecnologia, confiar na eficiência da sua utilização, estar destemido, dominar suas particularidades objetivando reconhecer em que instante e como as TIC poderão contribuir em sua prática pedagógica. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202811913 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/38266 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | tecnologia | pt_PT |
dc.subject | inclusão | pt_PT |
dc.subject | prática pedagógica | pt_PT |
dc.subject | professor | pt_PT |
dc.subject | aluno | pt_PT |
dc.title | INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: Os Desafios dos Professores e Alunos do Ensino Fundamental Maior nas Escolas Urbanas e Rurais de São Luís Gonzaga do Maranhão - Brasil | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- DISSERTAÇÃO_CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - FRANCISCO CRUZ.pdf
- Size:
- 1.29 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format