Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
Documento principal | 7.98 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Numa era em que o acelerado ritmo de crescimento da tecnologia afecta
profundamente a forma como acedemos à informação, a ESAD, Escola
Superior de Artes e Design de Matosinhos, propôs-se a desenvolver uma
plataforma online de apoio à administração interna e às actividades
curriculares, de seu nome my.esad.
Contudo, numa época de redes-sociais, de ligações de banda larga e de
plataformas de e-learning, existiam novas oportunidades criativas para um
projecto desta natureza, tendo em vista uma postura de abertura centrada
nos utilizadores e suportada pelo feedback dos mesmos.
Num primeiro capítulo, analisaremos a utilização de plataformas várias no
contexto do ensino superior, apoiando esta análise em dois casos de estudo
efectuados do ponto de vista dos utilizadores. Serão ainda apresentadas
algumas das teorias que suportam as posturas adoptadas.
Numa segunda parte, introduziremos todo o processo de observação do
objecto de estudo e de estruturação do produto, sistematizando todos os
processos de análise e desenvolvimento.
Por fim, através de um teste com utilizadores reais, são postas à prova
as versões desenvolvidas, comprovando uma taxa de sucesso de 90% no
universo analisado e um elevado grau de aceitação por parte dos utilizadores.
Description
Keywords
E-learning Ensino superior Redes sociais User experience Empatia Usabilidade Aplicação web