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- Implementação da IFS (International Food Standard) numa indústria avícolaPublication . Cipriano, Sara Alexandra Oliveira; Pereira, Carlos José DiasRESUMO Ao longo dos anos, tem-se verificado que a massificação do consumo de alimentos transformados e a globalização dos mercados têm influenciado de forma significativa as exigências dos consumidores no que diz respeito à Qualidade e Segurança dos Alimentos. A crescente exigência dos clientes e a preocupação das empresas em garantir a segurança dos produtos por si fornecidos e comercializados, conduziu há necessidade das indústrias alimentares se certificarem de acordo com referenciais específicos. Neste sentido surge o objectivo deste trabalho, que consiste na implementação da norma International Food Standard (IFS), versão 6, numa Indústria Avícola. Para planear e estruturar o Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar a implementar, foi realizado numa fase inicial do trabalho, após o conhecimento das infra- estruturas e processos de fabrico, bem como a leitura e interpretação do IFS, um levantamento de necessidades da empresa, de forma a dar cumprimento a cada um dos requisitos da respectiva norma. Com base nessa planificação foi possível estabelecer determinadas práticas a implementar, bem como a actualização e elaboração da documentação associada. Com a implementação da IFS, a empresa fica dotada de um Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar, que facilita a sua integração em mercados internacionais, garante uma resposta concreta para a alta Segurança e Qualidade dos Produtos e expectativas dos clientes, permitindo fazer face à grande competitividade dos mercados que se tem verificado nos últimos anos. Palavras- Chave: Mercado Avícola; Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar; HACCP; IFS. Implementação da IFS numa Indústria Avícola Página | IV ABSTRACT Over the years, it was found that the high consumption of transformed food products and the globalization of the markets have significantly influenced consumer’s demands with regard to Quality and Food Safety. The growing demand of customers and business concern in ensuring the Safety of the products that they sold and deliver, has led the food industry to the need of certificate on by specific references. Thus. the objective of this work, consisted in the implementation of the International Food Standard (IFS), version 6, in an Industry of Precooked and Frozen Products. To plan and structure the Management System of Quality and Safety to implement, after the knowledge of the infrastructure and manufacturing processes, as well as after reading and understanding the requirements of the IFS, it was undertaken an assessment of the company needs in order to comply with the requirements of the IFS. Based on the planning, it could be established and implemented certain practices, as well as updated and developed associated documentation. With the implementation of IFS, the company is equipped with a Management System for Quality and Safety, which facilitates its integration into International Markets, provides a concret response to the high Safety and Quality demands and expectations of customers allowing therefore for a better position of this industry considering its competitiveness. Keywords: Poultry market; Management System Quality and Safety; HACCP; IFS.
- O sentido de si próprio. O Eu e o Outro, uma aventura de descoberta na creche na quintaPublication . Boaventura, Gilda; Ribeiro, Maria
- Avaliação das aprendizagens: o sistema de acompanhamento das crianças no contexto pré-escolarPublication . Amaro, Rita Isabel Oliveira; Marchão, AméliaO presente relatório apresenta a descrição e reflexão do percurso traçado e experienciado numa sala de Jardim de Infância da rede pública da cidade de Portalegre, sob um trajeto de investigação-ação. Intitulado “Avaliação das aprendizagens: O Sistema de Acompanhamento das Crianças no contexto Pré-Escolar”, este estudo procura compreender e refletir a prática de avaliação feita pelas educadoras de infância com crianças em idade pré-escolar, bem como os seus contributos para as aprendizagens das crianças, a partir dos resultados obtidos com a aplicação do Sistema de Acompanhamento das Crianças no Pré-escolar – SAC. O SAC deve ser visto como uma prática alternativa de avaliação das aprendizagens das crianças, que contribui para uma melhor focalização no desenvolvimento e aprendizagens das mesmas, e que releva a participação das crianças na avaliação das suas próprias competências. Também dá ênfase aos níveis de bem-estar emocional e de implicação, que muitas vezes são esquecidos como o ponto forte do envolvimento da criança com os outros. O percurso vivido, nomeadamente pela utilização prática da investigação-ação, caraterizou-se por momentos únicos de discussão, interpretação e análise de dados emergentes, que não só enquadraram o planeamento e o desenvolvimento de ação pedagógica, como também relevaram a necessidade futura de adotar uma postura profissional reflexiva e crítica, alicerçada na busca permanente de investigar o quotidiano educativo-pedagógico.
- Desenvolvimento da plataforma MY.ESAD: da avaliação de necessidades ao desenvolvimento do produtoPublication . Sousa, TiagoNuma era em que o acelerado ritmo de crescimento da tecnologia afecta profundamente a forma como acedemos à informação, a ESAD, Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, propôs-se a desenvolver uma plataforma online de apoio à administração interna e às actividades curriculares, de seu nome my.esad. Contudo, numa época de redes-sociais, de ligações de banda larga e de plataformas de e-learning, existiam novas oportunidades criativas para um projecto desta natureza, tendo em vista uma postura de abertura centrada nos utilizadores e suportada pelo feedback dos mesmos. Num primeiro capítulo, analisaremos a utilização de plataformas várias no contexto do ensino superior, apoiando esta análise em dois casos de estudo efectuados do ponto de vista dos utilizadores. Serão ainda apresentadas algumas das teorias que suportam as posturas adoptadas. Numa segunda parte, introduziremos todo o processo de observação do objecto de estudo e de estruturação do produto, sistematizando todos os processos de análise e desenvolvimento. Por fim, através de um teste com utilizadores reais, são postas à prova as versões desenvolvidas, comprovando uma taxa de sucesso de 90% no universo analisado e um elevado grau de aceitação por parte dos utilizadores.
- A organização do espaço e a implementação de regras numa sala de jardim de infânciaPublication . Martins, Daniela Raquel Santos; Marchão, Amélia; Correia, RosalinaO presente relatório, resultado da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresenta o percurso vivido numa Instituição Particular de Solidariedade Social do concelho de Portalegre. “Organização do espaço e implementação de regras numa sala de Jardim de Infância”, título do relatório, reflete a importância que uma boa organização e gestão do espaço educativo têm no desenvolvimento da criança. Este projeto desenvolveu-se com um grupo de dezoito crianças em idade pré-escolar; um grupo homogéneo quanto ao nível etário, com crianças de 3 anos de idade. O relatório apresenta-se dividido em duas partes: uma primeira parte, na qual fundamentamos teoricamente o tema do projeto, abordando as várias teorias do desenvolvimento da criança, fazendo referência também à evolução da educação pré-escolar em Portugal e à organização do espaço educativo e implementação de regras. Relativamente à organização do espaço, referimo-nos aos elementos condicionantes e aos modelos pedagógicos para a educação de infância. Na segunda parte, apresentamos o percurso e o contexto, nomeadamente o estabelecimentos educativo e a caracterização do grupo. Também expomos a metodologia a que recorremos, a Investigação-Ação, pois é uma metodologia que permite aos profissionais de educação melhorar a sua ação, exercendo uma função reflexiva.
- FILOSOFIA PARA CRIANÇAS - UMA OPORTUNIDADE NA APRENDIZAGEM OU UMA APRENDIZAGEM NA OPORTUNIDADEPublication . Carla Alcina Canhoto Botas Gonçalves