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Manual de recomendações para a qualidade da satisfação de serviços nos estádios de futebol

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O presente projeto profissional, realizado no âmbito do mestrado em Gestão de Marketing, tem como objetivo apresentar um manual de recomendações para a qualidade da satisfação dos espectadores dos estádios de futebol. O investimento que clubes, autarquias e governo fazem numa estrutura como um estádio de futebol é, em termos económicos e humanos, avultada. Aliada à transformação do desporto num negócio e dos clubes em autenticas empresas, alguns cotados em bolsa, torna imprescindível obter o maior retorno financeiro possível dos estádios. O estudo realizado, de natureza exploratória e qualitativa, permite a elaboração de um manual que define aos critérios mais importantes para atingir uma maior qualidade no serviço que os estádios podem oferecer, e, consequentemente, a uma maior satisfação e lealdade por parte dos espectadores. Embora se trate de uma temática sobejamente abordada na pesquisa científica, a abordagem do ponto de vista do gestor esportivo/marketing responsável pela gestão dos estádios é pioneira. A metodologia seguida assenta na especificidade do setor de atividade (desporto) e tem como objetivo a abrangência e possibilidade prática de este manual poder ser usado por qualquer clube e estádio. Embora o projeto apresente um conjunto de limitações, inerentes à especificidade do próprio setor e das suas mudanças constantes, pensamos que o mesmo possa dar um contributo para a estruturação de conhecimento nesta área.

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Marketing desportivo Futebol Gestão da qualidade Satisfação Lealdade Espectadores

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