Repository logo
 
Publication

Estudo de caso sobre o impacto do marketing digital no mercado online de vinhos em Portugal: comparação entre a geração X e Y

dc.contributor.advisorAbreu, Maria Madalena Eça Guimarães de
dc.contributor.advisorBotelho, Goreti Maria dos Anjos
dc.contributor.authorSilva, João Carlos Domingues
dc.date.accessioned2024-06-25T14:04:58Z
dc.date.available2024-06-25T14:04:58Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractNo atual contexto de desenvolvimento tecnológico, os meios digitais passaram a estar presentes em todos os setores de atividade, ajudando a promover e comercializar os produtos no mercado, nomeadamente os vinhos. O principal objetivo deste estudo centrou-se na análise do impacto que o marketing digital tem no mercado online de vinhos em Portugal para as gerações X (nascidos entre 1961 e 1981) e Y (nascidos entre 1982 e 2004). Realizaram-se duas sessões de focus group cada uma com seis participantes da geração X e Y, respetivamente, tendo-lhes sido disponibilizado um questionário com oito perguntas, resultante de recolha em publicações científicas consultadas. A metodologia utilizada na análise das respostas foi numa primeira fase qualitativa, para comparar as opiniões dos participantes e em que a geração X foi mais conservadora e a geração Y mais despreocupada. Numa segunda fase utilizou-se uma metodologia quantitativa para interpretar duas perguntas relativas aosfatores de escolha do e-commerce de vinhos e das preferências dos participantes na escolha de vinho online. Concluiu-se, com o presente estudo comparativo, que as motivações e preferências de compra de vinho são diferentes nas duas gerações. Este estudo poderá ser útil para os profissionais de marketing cativarem o seu público, indo ao encontro das suas necessidades, utilizando a comunicação mais correta e lançando os produtos mais adequados para a geração que pretendem atingir.pt_PT
dc.identifier.tid203653556pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/51121
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing digitalpt_PT
dc.subjectVinhopt_PT
dc.subjectGeração Xpt_PT
dc.subjectGeração Ypt_PT
dc.subjectConsumidorespt_PT
dc.titleEstudo de caso sobre o impacto do marketing digital no mercado online de vinhos em Portugal: comparação entre a geração X e Ypt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Coimbra

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
João_Silva.pdf
Size:
1.78 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: