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Authors
Abstract(s)
No atual contexto de desenvolvimento tecnológico, os meios digitais passaram a estar
presentes em todos os setores de atividade, ajudando a promover e comercializar os produtos
no mercado, nomeadamente os vinhos.
O principal objetivo deste estudo centrou-se na análise do impacto que o marketing digital
tem no mercado online de vinhos em Portugal para as gerações X (nascidos entre 1961 e
1981) e Y (nascidos entre 1982 e 2004).
Realizaram-se duas sessões de focus group cada uma com seis participantes da geração X e
Y, respetivamente, tendo-lhes sido disponibilizado um questionário com oito perguntas,
resultante de recolha em publicações científicas consultadas. A metodologia utilizada na
análise das respostas foi numa primeira fase qualitativa, para comparar as opiniões dos
participantes e em que a geração X foi mais conservadora e a geração Y mais despreocupada.
Numa segunda fase utilizou-se uma metodologia quantitativa para interpretar duas perguntas
relativas aosfatores de escolha do e-commerce de vinhos e das preferências dos participantes
na escolha de vinho online.
Concluiu-se, com o presente estudo comparativo, que as motivações e preferências de
compra de vinho são diferentes nas duas gerações. Este estudo poderá ser útil para os
profissionais de marketing cativarem o seu público, indo ao encontro das suas necessidades,
utilizando a comunicação mais correta e lançando os produtos mais adequados para a
geração que pretendem atingir.
Description
Keywords
Marketing digital Vinho Geração X Geração Y Consumidores