Repository logo
 
Publication

O papel do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica na promoção da saúde mental na adolescência - intervenção psicoeducacional em contexto escolar

datacite.subject.fosEnfermagempt_PT
dc.contributor.advisorMarques, Maria de Fátima Santos Rosado
dc.contributor.authorFerreira, António Pedro Moreira
dc.date.accessioned2024-12-17T18:48:07Z
dc.date.available2024-12-17T18:48:07Z
dc.date.issued2024-10-11
dc.date.submitted2024-09-23
dc.description.abstractA adolescência enquanto período de transição para a idade adulta, oferece inúmeras oportunidades de desenvolvimento, assim como riscos de perturbação do bem-estar. Assumindo a teoria das transições de Afaf Meleis como referencial teórico, determinou-se qual o papel do enfermeiro na saúde mental da adolescência em contexto escolar, através de uma revisão integrativa da literatura. Identificou-se a promoção da literacia em saúde mental através da intervenção psicoeducacional em contexto escolar, sendo o EEESMP o profissional mais habilitado para tal. Após o planeamento, execução e avaliação de dois projetos de intervenção psicoeducacional em adolescentes em contexto escolar (Foco na ansiedade no 11ºano; Foco nas dependências sem substância no 8ºano) determinou-se através do registo de notas de campo o incremento dos conhecimentos relacionados com a saúde mental por parte dos adolescentes.pt_PT
dc.description.abstractAdolescence, as a period of transition to adulthood, ofers numerous opportunies or development, as well as risks of disturbed well-being. Taking Afaf Meleis' theory of transitions a theoreotical reference, we dtermined the role o nurses in adolescent mental health in a school context through an integratve literature review. We identifieed the promoton o mental health literacy through psychoeducatonal interventon in the school context, witch Psychiatric Mental Health Nursing being the most qualified professional to do so. Afer planning, executing and evaluating two psychoeducatonal interventon projects with adolescents in a school context (Focus on anxiety in the 11th grade; Focus on non-substance addictons in the 8h grade), the increase in the adolescents' knowledge related to mental health was determined through the recording of field notespt_PT
dc.identifier.tid203747631pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/53235
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectSaúde Mentalpt_PT
dc.subjectAdolescênciapt_PT
dc.subjectEnfermagem de Saúde Mental e Psiquiátricapt_PT
dc.subjectLiteracia em Saúde Mentalpt_PT
dc.subjectIntervenção Psicoeducacionalpt_PT
dc.subjectAdolescencept_PT
dc.subjectMental Healthpt_PT
dc.subjectPsychiatric mental Health Nursingpt_PT
dc.subjectmental Health Literacypt_PT
dc.subjectPsychoeducatonal Interventionpt_PT
dc.titleO papel do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica na promoção da saúde mental na adolescência - intervenção psicoeducacional em contexto escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Enfermagempt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
BCTFC446.pdf
Size:
25.19 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: