Publication
Fluência de leitura e implementação de estratégias para a sua melhoria
dc.contributor.advisor | Ramos, Maria Helena dos Santos | |
dc.contributor.author | Santos, Daniela Maranhão dos | |
dc.date.accessioned | 2024-08-02T11:34:32Z | |
dc.date.available | 2024-08-02T11:34:32Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | Ler é das tarefas mais difíceis de aprender e exige do aluno várias competências. Este estudo, desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Coimbra, num grupo de 23 alunos do 2.º ano, teve como alvo o domínio da fluência nas dimensões precisão, velocidade e expressividade. Foram utilizadas diversas estratégias para aumentar a fluência de leitura. A recolha de dados foi realizada recorrendo a leitura individual e cronometrada de textos de vários géneros, desconhecidos dos alunos, tendo sido contabilizado o número de palavras lidas corretamente por minuto, tal como a expressividade e a precisão. O estudo envolveu uma avaliação diagnóstica, uma intervenção e uma avaliação final. Durante a intervenção foram realizados exercícios de leitura com estratégias baseadas em vários modelos, tais como a leitura silenciosa, modelo, em voz alta, a pares, dialogada, em coro, com emoção, com diversos tons, interpretativa e decorada/recitada, a fim de obter resultados precisos e fiáveis. Entre as duas etapas, verificou-se uma evolução da fluência de leitura dos alunos e concluiu-se que vários fatores contribuíram para tal: os tipos de leitura efetuados, o treino de leitura fora da sala de aula e a experiência pessoal de cada aluno, que lhe permitiu fazer as inferências necessárias. No final deste estudo, constatou-se que os alunos da turma, da avaliação diagnóstica para a final, aumentaram o seu desempenho na dimensão velocidade de 65,7% para 87,2%, sendo este aumento de 21,5%; na dimensão precisão aumentaram 1,9%; na dimensão expressividade de 8,6% inicial atingiram 65,2%, tendo aumentado esta em 56,6%. Podemos, então, deduzir que esta intervenção resultou, os alunos melhoraram a sua fluência de leitura. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203668715 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/51460 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Fluência na Leitura | pt_PT |
dc.subject | Intervenção | pt_PT |
dc.subject | Avaliação da Leitura | pt_PT |
dc.title | Fluência de leitura e implementação de estratégias para a sua melhoria | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo de Ensino Básico | pt_PT |