Repository logo
 
Publication

Fluência de leitura e implementação de estratégias para a sua melhoria

dc.contributor.advisorRamos, Maria Helena dos Santos
dc.contributor.authorSantos, Daniela Maranhão dos
dc.date.accessioned2024-08-02T11:34:32Z
dc.date.available2024-08-02T11:34:32Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractLer é das tarefas mais difíceis de aprender e exige do aluno várias competências. Este estudo, desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Coimbra, num grupo de 23 alunos do 2.º ano, teve como alvo o domínio da fluência nas dimensões precisão, velocidade e expressividade. Foram utilizadas diversas estratégias para aumentar a fluência de leitura. A recolha de dados foi realizada recorrendo a leitura individual e cronometrada de textos de vários géneros, desconhecidos dos alunos, tendo sido contabilizado o número de palavras lidas corretamente por minuto, tal como a expressividade e a precisão. O estudo envolveu uma avaliação diagnóstica, uma intervenção e uma avaliação final. Durante a intervenção foram realizados exercícios de leitura com estratégias baseadas em vários modelos, tais como a leitura silenciosa, modelo, em voz alta, a pares, dialogada, em coro, com emoção, com diversos tons, interpretativa e decorada/recitada, a fim de obter resultados precisos e fiáveis. Entre as duas etapas, verificou-se uma evolução da fluência de leitura dos alunos e concluiu-se que vários fatores contribuíram para tal: os tipos de leitura efetuados, o treino de leitura fora da sala de aula e a experiência pessoal de cada aluno, que lhe permitiu fazer as inferências necessárias. No final deste estudo, constatou-se que os alunos da turma, da avaliação diagnóstica para a final, aumentaram o seu desempenho na dimensão velocidade de 65,7% para 87,2%, sendo este aumento de 21,5%; na dimensão precisão aumentaram 1,9%; na dimensão expressividade de 8,6% inicial atingiram 65,2%, tendo aumentado esta em 56,6%. Podemos, então, deduzir que esta intervenção resultou, os alunos melhoraram a sua fluência de leitura.pt_PT
dc.identifier.tid203668715pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/51460
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectFluência na Leiturapt_PT
dc.subjectIntervençãopt_PT
dc.subjectAvaliação da Leiturapt_PT
dc.titleFluência de leitura e implementação de estratégias para a sua melhoriapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo de Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DANIELA_SANTOS.pdf
Size:
3.73 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: