Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Fluência de leitura e implementação de estratégias para a sua melhoria

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DANIELA_SANTOS.pdf3.73 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Ler é das tarefas mais difíceis de aprender e exige do aluno várias competências. Este estudo, desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Coimbra, num grupo de 23 alunos do 2.º ano, teve como alvo o domínio da fluência nas dimensões precisão, velocidade e expressividade. Foram utilizadas diversas estratégias para aumentar a fluência de leitura. A recolha de dados foi realizada recorrendo a leitura individual e cronometrada de textos de vários géneros, desconhecidos dos alunos, tendo sido contabilizado o número de palavras lidas corretamente por minuto, tal como a expressividade e a precisão. O estudo envolveu uma avaliação diagnóstica, uma intervenção e uma avaliação final. Durante a intervenção foram realizados exercícios de leitura com estratégias baseadas em vários modelos, tais como a leitura silenciosa, modelo, em voz alta, a pares, dialogada, em coro, com emoção, com diversos tons, interpretativa e decorada/recitada, a fim de obter resultados precisos e fiáveis. Entre as duas etapas, verificou-se uma evolução da fluência de leitura dos alunos e concluiu-se que vários fatores contribuíram para tal: os tipos de leitura efetuados, o treino de leitura fora da sala de aula e a experiência pessoal de cada aluno, que lhe permitiu fazer as inferências necessárias. No final deste estudo, constatou-se que os alunos da turma, da avaliação diagnóstica para a final, aumentaram o seu desempenho na dimensão velocidade de 65,7% para 87,2%, sendo este aumento de 21,5%; na dimensão precisão aumentaram 1,9%; na dimensão expressividade de 8,6% inicial atingiram 65,2%, tendo aumentado esta em 56,6%. Podemos, então, deduzir que esta intervenção resultou, os alunos melhoraram a sua fluência de leitura.

Description

Keywords

Fluência na Leitura Intervenção Avaliação da Leitura

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue