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Abstract(s)
Ler é das tarefas mais difíceis de aprender e exige do aluno várias competências. Este estudo, desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Coimbra, num grupo de 23 alunos do 2.º ano, teve como alvo o domínio da fluência nas dimensões precisão, velocidade e expressividade.
Foram utilizadas diversas estratégias para aumentar a fluência de leitura. A recolha de dados foi realizada recorrendo a leitura individual e cronometrada de textos de vários géneros, desconhecidos dos alunos, tendo sido contabilizado o número de palavras lidas corretamente por minuto, tal como a expressividade e a precisão.
O estudo envolveu uma avaliação diagnóstica, uma intervenção e uma avaliação final. Durante a intervenção foram realizados exercícios de leitura com estratégias baseadas em vários modelos, tais como a leitura silenciosa, modelo, em voz alta, a pares, dialogada, em coro, com emoção, com diversos tons, interpretativa e decorada/recitada, a fim de obter resultados precisos e fiáveis.
Entre as duas etapas, verificou-se uma evolução da fluência de leitura dos alunos e concluiu-se que vários fatores contribuíram para tal: os tipos de leitura efetuados, o treino de leitura fora da sala de aula e a experiência pessoal de cada aluno, que lhe permitiu fazer as inferências necessárias. No final deste estudo, constatou-se que os alunos da turma, da avaliação diagnóstica para a final, aumentaram o seu desempenho na dimensão velocidade de 65,7% para 87,2%, sendo este aumento de 21,5%; na dimensão precisão aumentaram 1,9%; na dimensão expressividade de 8,6% inicial atingiram 65,2%, tendo aumentado esta em 56,6%. Podemos, então, deduzir que esta intervenção resultou, os alunos melhoraram a sua fluência de leitura.
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Fluência na Leitura Intervenção Avaliação da Leitura