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Prevenção da condução sob influência de álcool com o modelo RTM
| datacite.subject.fos | Ciências Militares na Especialidade de Segurança - Infantaria | |
| dc.contributor.advisor | Rosado , David Pascoal | |
| dc.contributor.advisor | Silva , Lucília de Jesus Mendes da | |
| dc.contributor.author | Gonçalves, Pedro Reis | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-13T15:40:50Z | |
| dc.date.available | 2025-11-13T15:40:50Z | |
| dc.date.issued | 2025-06-02 | |
| dc.description.abstract | A presente investigação aborda a “Prevenção da condução sob influência de álcool com o modelo RTM: Estudo de Caso no Comando Territorial de Setúbal”, procurando analisar a problemática da condução sob influência de álcool no contexto da segurança rodoviária, com especial enfoque no Comando Territorial de Setúbal. Inicialmente, procedemos a uma contextualização teórica acerca do impacto significativo que este comportamento tem na sinistralidade rodoviária, sendo responsável por um número elevado de vítimas mortais e feridos graves, bem como o respetivo enquadramento legal e institucional. O principal objetivo consistiu em identificar, com base científica, os locais com maior risco de ocorrência deste tipo de infração, por forma a orientar a ação preventiva da Guarda Nacional Republicana. Em termos metodológicos recorremos a uma abordagem mista, onde foi aplicado o Modelo de Risco de Terreno entre 2021 e 2024, um instrumento de policiamento preditivo que permite a análise espacial da criminalidade, através da correlação entre fatores de risco espaciais e a localização das detenções, bem como da análise de inquéritos por entrevista a elementos da Guarda Nacional Republicana. Por conseguinte, os resultados evidenciaram a existência de padrões espaciais na ocorrência do crime de condução sob influência de álcool, permitindo a identificação de zonas de risco elevado nos destacamentos territoriais analisados. Desta forma, a aplicação deste modelo constitui um contributo relevante para a definição de estratégias de patrulhamento e fiscalização, potenciando uma intervenção mais eficaz e eficiente na prevenção da sinistralidade rodoviária | por |
| dc.identifier.tid | 204008026 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/59738 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.rights.uri | N/A | |
| dc.subject | Comando Territorial de Setúbal | |
| dc.subject | Condução sob influência de álcool | |
| dc.subject | Guarda Nacional Republicana | |
| dc.subject | Modelo de Risco de Terreno | |
| dc.subject | Policiamento Preditivo. | |
| dc.title | Prevenção da condução sob influência de álcool com o modelo RTM | por |
| dc.title.alternative | Estudo de Caso no Comando Territorial de Setúbal | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| thesis.degree.grantor | Academia Militar | |
| thesis.degree.name | Mestrado Integrado de Ciências Militares na Especialidade de Segurança |
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