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Authors
Abstract(s)
A presente investigação aborda a “Prevenção da condução sob influência de álcool
com o modelo RTM: Estudo de Caso no Comando Territorial de Setúbal”, procurando
analisar a problemática da condução sob influência de álcool no contexto da segurança
rodoviária, com especial enfoque no Comando Territorial de Setúbal.
Inicialmente, procedemos a uma contextualização teórica acerca do impacto
significativo que este comportamento tem na sinistralidade rodoviária, sendo responsável
por um número elevado de vítimas mortais e feridos graves, bem como o respetivo
enquadramento legal e institucional.
O principal objetivo consistiu em identificar, com base científica, os locais com maior
risco de ocorrência deste tipo de infração, por forma a orientar a ação preventiva da Guarda
Nacional Republicana.
Em termos metodológicos recorremos a uma abordagem mista, onde foi aplicado o
Modelo de Risco de Terreno entre 2021 e 2024, um instrumento de policiamento preditivo
que permite a análise espacial da criminalidade, através da correlação entre fatores de risco
espaciais e a localização das detenções, bem como da análise de inquéritos por entrevista a
elementos da Guarda Nacional Republicana.
Por conseguinte, os resultados evidenciaram a existência de padrões espaciais na
ocorrência do crime de condução sob influência de álcool, permitindo a identificação de
zonas de risco elevado nos destacamentos territoriais analisados. Desta forma, a aplicação
deste modelo constitui um contributo relevante para a definição de estratégias de
patrulhamento e fiscalização, potenciando uma intervenção mais eficaz e eficiente na
prevenção da sinistralidade rodoviária
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Keywords
Comando Territorial de Setúbal Condução sob influência de álcool Guarda Nacional Republicana Modelo de Risco de Terreno Policiamento Preditivo.
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