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Prevenção da condução sob influência de álcool com o modelo RTM

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A presente investigação aborda a “Prevenção da condução sob influência de álcool com o modelo RTM: Estudo de Caso no Comando Territorial de Setúbal”, procurando analisar a problemática da condução sob influência de álcool no contexto da segurança rodoviária, com especial enfoque no Comando Territorial de Setúbal. Inicialmente, procedemos a uma contextualização teórica acerca do impacto significativo que este comportamento tem na sinistralidade rodoviária, sendo responsável por um número elevado de vítimas mortais e feridos graves, bem como o respetivo enquadramento legal e institucional. O principal objetivo consistiu em identificar, com base científica, os locais com maior risco de ocorrência deste tipo de infração, por forma a orientar a ação preventiva da Guarda Nacional Republicana. Em termos metodológicos recorremos a uma abordagem mista, onde foi aplicado o Modelo de Risco de Terreno entre 2021 e 2024, um instrumento de policiamento preditivo que permite a análise espacial da criminalidade, através da correlação entre fatores de risco espaciais e a localização das detenções, bem como da análise de inquéritos por entrevista a elementos da Guarda Nacional Republicana. Por conseguinte, os resultados evidenciaram a existência de padrões espaciais na ocorrência do crime de condução sob influência de álcool, permitindo a identificação de zonas de risco elevado nos destacamentos territoriais analisados. Desta forma, a aplicação deste modelo constitui um contributo relevante para a definição de estratégias de patrulhamento e fiscalização, potenciando uma intervenção mais eficaz e eficiente na prevenção da sinistralidade rodoviária

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Comando Territorial de Setúbal Condução sob influência de álcool Guarda Nacional Republicana Modelo de Risco de Terreno Policiamento Preditivo.

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