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Advisor(s)
Abstract(s)
A Unidade Curricular (UC) designada por Carteira de Competências pertence a todos os planos de
estudo das licenciaturas da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
(ESE/IPS) e é um contexto inovador de aprendizagem desenvolvido e em funcionamento desde 2007.
A UC tem como objetivo o desenvolvimento de aprendizagens relevantes em contextos reais, integra o
terceiro ano dos planos de estudo e possui cinco créditos ECTS, que devem ser completados pelos
estudantes ao longo dos três anos de licenciatura.
No ano letivo de 2016/17, existem cerca de quinhentos estudantes envolvidos em atividades para a
Carteira de Competências organizados em grupos de quinze. Cada grupo é acompanhado por um
tutor, o que nos conduz a cerca de 19 tutores com serviço distribuído na UC. Estes professores tutores
integram as cinco licenciaturas da ESE, possuem percursos de formação e percursos profissionais
em áreas muito distintas e têm consequentemente culturas distintas e modos particulares de
trabalhar nesta UC.
O caráter inovador da UC e a diversidade de públicos que envolve, origina perceções muito
diversificadas de tutores e estudantes. Assim, numa perspetiva de contínua promoção do trabalho
desenvolvido neste âmbito, procuramos perceber as perceções que os estudantes possuem sobre as
vantagens e os desafios proporcionados pela UC, assim como a recolha de algumas sugestões para a
melhoria do seu funcionamento. O presente estudo apresenta uma pesquisa de caráter descritivo e
qualitativo procurando fundamentalmente encontrar aspetos positivos, nomeadamente a importância
no processo de ensino-aprendizagem e, eventualmente, outros aspetos que possam influenciar
negativamente a perceção dos estudantes sobre a UC.
As conclusões a que chegámos apontam para a necessidade de melhoria na relação estudante tutor
na perspetiva de um melhor esclarecimento dos estudantes numa fase inicial da UC, assim como no
acompanhamento do percurso académico dos estudantes e da sugestão de atividades que possam
complementar a sua formação pessoal e profissional.
Description
Keywords
Ensino superior Competências Perceção dos estudantes Autonomia Autoformação
Citation
Rodrigues, M. R., Pereira, A. & Santos, L. C. (2018). Valorização de experiências pedagógicas extracurriculares: perceção dos estudantes. In P. R. Pinto (Coord.). CNaPPES 2017: 4º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (pp. 117-123). Setúbal: Instituto Politécnico.