Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Valorização de experiências pedagógicas extracurriculares

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

A Unidade Curricular (UC) designada por Carteira de Competências pertence a todos os planos de estudo das licenciaturas da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS) e é um contexto inovador de aprendizagem desenvolvido e em funcionamento desde 2007. A UC tem como objetivo o desenvolvimento de aprendizagens relevantes em contextos reais, integra o terceiro ano dos planos de estudo e possui cinco créditos ECTS, que devem ser completados pelos estudantes ao longo dos três anos de licenciatura. No ano letivo de 2016/17, existem cerca de quinhentos estudantes envolvidos em atividades para a Carteira de Competências organizados em grupos de quinze. Cada grupo é acompanhado por um tutor, o que nos conduz a cerca de 19 tutores com serviço distribuído na UC. Estes professores tutores integram as cinco licenciaturas da ESE, possuem percursos de formação e percursos profissionais em áreas muito distintas e têm consequentemente culturas distintas e modos particulares de trabalhar nesta UC. O caráter inovador da UC e a diversidade de públicos que envolve, origina perceções muito diversificadas de tutores e estudantes. Assim, numa perspetiva de contínua promoção do trabalho desenvolvido neste âmbito, procuramos perceber as perceções que os estudantes possuem sobre as vantagens e os desafios proporcionados pela UC, assim como a recolha de algumas sugestões para a melhoria do seu funcionamento. O presente estudo apresenta uma pesquisa de caráter descritivo e qualitativo procurando fundamentalmente encontrar aspetos positivos, nomeadamente a importância no processo de ensino-aprendizagem e, eventualmente, outros aspetos que possam influenciar negativamente a perceção dos estudantes sobre a UC. As conclusões a que chegámos apontam para a necessidade de melhoria na relação estudante tutor na perspetiva de um melhor esclarecimento dos estudantes numa fase inicial da UC, assim como no acompanhamento do percurso académico dos estudantes e da sugestão de atividades que possam complementar a sua formação pessoal e profissional.

Description

Keywords

Ensino superior Competências Perceção dos estudantes Autonomia Autoformação

Citation

Rodrigues, M. R., Pereira, A. & Santos, L. C. (2018). Valorização de experiências pedagógicas extracurriculares: perceção dos estudantes. In P. R. Pinto (Coord.). CNaPPES 2017: 4º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (pp. 117-123). Setúbal: Instituto Politécnico.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Setúbal

CC License