dc.contributor.author | Rodrigues, Maria Rosário | |
dc.contributor.author | Pereira, A | |
dc.contributor.author | Santos, Luis Carlos Rodrigues dos | |
dc.date.accessioned | 2018-07-12T11:37:47Z | |
dc.date.available | 2018-07-12T11:37:47Z | |
dc.date.issued | 2018-05 | |
dc.description.abstract | A Unidade Curricular (UC) designada por Carteira de Competências pertence a todos os planos de estudo das licenciaturas da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS) e é um contexto inovador de aprendizagem desenvolvido e em funcionamento desde 2007. A UC tem como objetivo o desenvolvimento de aprendizagens relevantes em contextos reais, integra o terceiro ano dos planos de estudo e possui cinco créditos ECTS, que devem ser completados pelos estudantes ao longo dos três anos de licenciatura. No ano letivo de 2016/17, existem cerca de quinhentos estudantes envolvidos em atividades para a Carteira de Competências organizados em grupos de quinze. Cada grupo é acompanhado por um tutor, o que nos conduz a cerca de 19 tutores com serviço distribuído na UC. Estes professores tutores integram as cinco licenciaturas da ESE, possuem percursos de formação e percursos profissionais em áreas muito distintas e têm consequentemente culturas distintas e modos particulares de trabalhar nesta UC. O caráter inovador da UC e a diversidade de públicos que envolve, origina perceções muito diversificadas de tutores e estudantes. Assim, numa perspetiva de contínua promoção do trabalho desenvolvido neste âmbito, procuramos perceber as perceções que os estudantes possuem sobre as vantagens e os desafios proporcionados pela UC, assim como a recolha de algumas sugestões para a melhoria do seu funcionamento. O presente estudo apresenta uma pesquisa de caráter descritivo e qualitativo procurando fundamentalmente encontrar aspetos positivos, nomeadamente a importância no processo de ensino-aprendizagem e, eventualmente, outros aspetos que possam influenciar negativamente a perceção dos estudantes sobre a UC. As conclusões a que chegámos apontam para a necessidade de melhoria na relação estudante tutor na perspetiva de um melhor esclarecimento dos estudantes numa fase inicial da UC, assim como no acompanhamento do percurso académico dos estudantes e da sugestão de atividades que possam complementar a sua formação pessoal e profissional. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Rodrigues, M. R., Pereira, A. & Santos, L. C. (2018). Valorização de experiências pedagógicas extracurriculares: perceção dos estudantes. In P. R. Pinto (Coord.). CNaPPES 2017: 4º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (pp. 117-123). Setúbal: Instituto Politécnico. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-99598-9-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/23249 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | en |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Setúbal | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://cnappes.org/cnappes-2017/submissoes/ | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.subject | Competências | pt_PT |
dc.subject | Perceção dos estudantes | pt_PT |
dc.subject | Autonomia | pt_PT |
dc.subject | Autoformação | pt_PT |
dc.title | Valorização de experiências pedagógicas extracurriculares | pt_PT |
dc.title.alternative | perceção dos estudantes | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Setúbal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 123 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 117 | pt_PT |
oaire.citation.title | CNaPPES 2017: 4º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior | pt_PT |
person.familyName | da Silva Rodrigues | |
person.familyName | Fátima | |
person.familyName | Santos | |
person.givenName | Maria do Rosário | |
person.givenName | Ana | |
person.givenName | Luis Carlos Rodrigues dos | |
person.identifier | 9013-116E-16AB | |
person.identifier.ciencia-id | F914-D07D-3523 | |
person.identifier.ciencia-id | 4C1E-4A90-1813 | |
person.identifier.ciencia-id | 9013-116E-16BA | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9935-6917 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57199723244 | |
rcaap.rights | openAccess | en |
rcaap.type | bookPart | en |
relation.isAuthorOfPublication | 9aa55462-ac38-44e9-bdd5-dab95e1502c4 | |
relation.isAuthorOfPublication | 6691e41b-4ba4-403c-b8b4-355629b1c84a | |
relation.isAuthorOfPublication | 02b31161-5cfd-4036-b7c1-4e36d8f59b70 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 9aa55462-ac38-44e9-bdd5-dab95e1502c4 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Valorização de experiências pedagógicas extracurriculares - pp. 117-123.pdf
- Size:
- 434.24 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: