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Authors
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Abstract(s)
Com a extinção do Serviço Efetivo Normal em Portugal, o modelo de conscrição dá
lugar à profissionalização das Forças Armadas, provocando alterações significativas na
estrutura de recrutamento, desde logo, pela tentativa de conceber um modelo de
recrutamento atrativo, no sentido de cativar jovens mancebos voluntários em número
suficiente para que estas possam funcionar na sua plenitude.
O objeto de estudo da presente investigação é o modelo de recrutamento das Forças
Armadas portuguesas. Neste contexto, caracteriza-se a evolução do modelo de recrutamento
militar segundo o método de raciocínio indutivo e uma estratégia de pesquisa qualitativa
assente num desenho de pesquisa comparativo.
O modelo de análise consubstanciado em três dimensões, recrutamento, retenção e
reinserção, permitiu uma análise crítica ao atual modelo e ao de países que integram o espaço
europeu para, numa lógica de benchmarking, identificar recomendações suscetíveis de
melhorar o modelo.
O estudo revela que o modo eficaz de aumentar o número de candidatos é tornar a
organização mais atraente, concluindo-se, que desponta a necessidade de mudança numa
lógica de envolvimento geral, estimular comportamentos, perceber e exponenciar a imagem
das FFAA, conhecer de facto a emergente nova geração possibilitando assim, definir
processos enquadrados para influenciar as atitudes e comportamentos dos candidatos. Abstract: With the extinction of the Normal Effective Service in Portugal, the model of
conscription gives rise to the professionalization of the Armed Forces, provoking significant
changes in recruitment structure, firstly, by the attempt to conceive an attractive recruitment
model, in order to captivate sufficient young volunteers to enable them to function fully.
The object of study of the present investigation is the model of recruitment of the
Portuguese Armed Forces. In this framework, it is characterized the evolution of the military
recruitment model according to the inductive reasoning method and a qualitative research
strategy based on a comparative research design.
The analysis model comprising three dimensions, recruitment, retention and
reinsertion, allowed a critical analysis of the current model and those of the countries that
are part of the European space, in order to benchmark recommendations prone to improve
the model.
The study reveals that the effective way to increase the number of candidates is to
make the organization more attractive, concluding that there is a need to change in a logic
of general engagement, stimulate behaviors, perceive and potentiate the image of the Armed
Forces, gain deep understanding of the emerging new generation, thus enabling the
definition of processes framed to influence the attitudes and behaviors of the candidates.
Description
Keywords
Modelo Recrutamento Retenção Reinserção Forças Armadas Model Recruitment Retention Reinsertion Armed Forces