Publication
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA INDISCIPLINA ESCOLAR: UMA REVISÃO DE ESCOPO
dc.contributor.author | Santos De Oliveira, Lays Brunnyeli | |
dc.contributor.author | Moura Nunes, Jéssyca Cristina | |
dc.contributor.author | Soares Pereira, Rayssa | |
dc.contributor.author | Lopes Da Cunha, Laís Renata | |
dc.contributor.author | Silva, Paulo Gregório Nascimento Da | |
dc.date.accessioned | 2023-12-31T13:07:35Z | |
dc.date.available | 2023-12-31T13:07:35Z | |
dc.date.issued | 2023-12-31 | |
dc.description.abstract | A indisciplina, caracterizada por uma afronta às regras e normas estabelecidas, causando perturbação e desordem, é uma realidade frequente nas escolas brasileiras. Nesse sentido, alguns autores investigaram a indisciplina por meio da compreensão das representações sociais dos alunos ou professores. Portanto, o presente artigo tem o objetivo de explanar os estudos brasileiros sobre representações sociais e indisciplina escolar a partir da revisão de literatura existente. Sendo realizada uma busca nos bancos de dados: Scielo, PePSIC, Google Scholar e Redalyc, considerando os artigos de Psicologia e Educação nos últimos 13 anos, encontrou-se como resultado apenas nove artigos na área que atendessem aos critérios pré-estabelecidos. Contudo, após a análise, concluiu-se que se dividem em duas perspectivas, uns buscam compreender a indisciplina pela representação social dos professores e outros pelas representações sociais dos alunos. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | https//doi.org/10.58086/9g15-e868 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/48619 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | ISPGAYA | pt_PT |
dc.subject | Indisciplina; Escola; Violência. | pt_PT |
dc.title | REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA INDISCIPLINA ESCOLAR: UMA REVISÃO DE ESCOPO | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Vila Nova de Gaia | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 38 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 3 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 26 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista de Psicologia, Educação e Cultura | pt_PT |
oaire.citation.volume | 26 | pt_PT |
person.familyName | Santos de Oliveira | |
person.familyName | Moura Nunes | |
person.familyName | Soares Pereira | |
person.familyName | Lopes da Cunha | |
person.familyName | Nascimento da Silva | |
person.givenName | Lays Brunnyeli | |
person.givenName | Jéssyca Cristina | |
person.givenName | Rayssa | |
person.givenName | Laís Renata | |
person.givenName | Paulo Gregório | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1196-6014 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5703-8347 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9102-8951 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0832-2680 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2878-309X | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 843d2d31-6e6e-4d33-8153-f786e8cc9736 | |
relation.isAuthorOfPublication | c1325cf0-98bb-44f0-aeb9-73a4bb3e4967 | |
relation.isAuthorOfPublication | 24470517-5af0-4429-b855-dca37def6c22 | |
relation.isAuthorOfPublication | 63b9498c-045f-4427-8c30-e5ef70dcd98c | |
relation.isAuthorOfPublication | 96923741-7ed6-4511-9af0-962fa6618a4c | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 96923741-7ed6-4511-9af0-962fa6618a4c |