Repository logo
 
Publication

Prática docente - a arte de encontrar soluções

dc.contributor.authorRenata Filipa Magalhães Mota Marinho
dc.date.accessioned2019-11-29T12:35:05Z
dc.date.available2019-11-29T12:35:05Z
dc.date.issued2019-09-20
dc.description.abstractA presente dissertação pretende analisar se o novo Decreto-Lei n.º 54/2018 de 6 de julho promove uma maior autonomia e independência no processo de aprendizagem do aluno, rumo ao sucesso escolar. Através da aplicação de um questionário direcionado a professores desde o Ensino Básico ao Secundário, pretende-se refletir sobre a forma como estes estão a incluir alunos com necessidades específicas em contexto de sala de aula, que adequações fazem à sua prática docente e que estratégias de ação utilizam. Conclui-se que a promulgação do novo decreto constitui ainda um desafio às práticas educativas pelo seu processo de operacionalização nas escolas; que as ações de formação são cruciais para que os professores consigam dar resposta à diversidade de alunos e que ainda é necessária uma maior abertura de mentalidades e uma prática genuinamente colaborativa que permita que a escola se torne numa resposta verdadeiramente eficaz e promotora da inclusão.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.issn202316327
dc.identifier.tid202316327
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/30363
dc.language.isoporpt_PT
dc.subject"inclusão"pt_PT
dc.subject"crianças"pt_PT
dc.subject"diversidade"pt_PT
dc.subject"docentes"pt_PT
dc.subject"estratégias"pt_PT
dc.subject"legislação":pt_PT
dc.titlePrática docente - a arte de encontrar soluçõespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Especial - Domínio Cognitivo-Motor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Prática Docente - A Arte de Encontrar Soluções.pdf
Size:
1.19 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: